domingo, 29 de março de 2009

VÍDEO LEGAL SOBRE O IV CAMPEONATO PORTUGUÊS DE ESCALADA EM ÁRVORES

O vídeo (disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=TG6bLwq1nkE) dentre outras coisas fala sobre a importancia das árvores para as cidades, sobre alguns dos desafios durante o IV campeonato português de escalada em árvores realizado no ano passado e também sobre as vantagens de se trabalhar com escalada em árvores! Confira, vale a pena!

Alexandre

sábado, 28 de março de 2009

Ecoparque de Una - FONTE: Conservação Internacional - Brasil http://www.conservacao.org

O Ecoparque de Una é um parque turístico localizado no município de Una, 45 km ao sul de Ilhéus. Seu grande atrativo é uma passarela a 30 metros de altura, entre as copas das árvores. O projeto, desenvolvido pela CI-Brasil em parceria com o Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Bahia (IESB), é uma reserva privada do patrimônio natural (RPPN) e preserva um trecho importante de Mata Atlântica, contínuo à Reserva Biológica de Una. Além do ecoturismo, o Ecoparque possui atividades de educação ambiental, pesquisa científica e conservação. A visitação ao parque permite o mínimo de impacto ambiental e o máximo de contato com a natureza. Acompanhados por guias especializados, treinados pelo o IESB, os visitantes podem ver a beleza do local com outra perspectiva e, com um pouco de sorte, ver animais raros como o mico-leão-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) e o macaco-prego-do-peito-amarelo (Cebus apella xanthosternos) em seu hábitat natural.
Localização
O Ecoparque está na principal rota turística do litoral sul da Bahia. O acesso é fácil: de Ilhéus, basta tomar a rodovia BA-001 em direção a Canavieiras. A entrada do parque está sinalizada para os visitantes. O passeio completo até o Ecoparque dura em média 5 horas, saindo de Ilhéus, Una ou Comandatuba.
Ao lado do Ecoparque, fica a Reserva Biológica de Una, uma unidade de conservação federal administrada pelo IBAMA. O objetivo da unidade é a preservação da floresta, por isso não é possível a visitação pública.Na região existem muitas outras atrações para quem gosta de ter contato com a natureza. As belas praias ao longo da estrada-parque Ilhéus/Itacaré são algumas das opções.
A Passarela
Ao visitar o Ecoparque de Una, pode-se admirar a diversidade de plantas e animais em um trecho intocado da Mata Atlântica – uma das mais belas florestas do mundo – de uma perspectiva totalmente inusitada: por entre a copa das árvores. A passarela, de 30 metros de altura, é composta por quatro pontes suspensas com uma extensão de 100 metros.
A tecnologia avançada de que se utiliza oferece total segurança para pessoas de qualquer idade, inclusive crianças. É a única do gênero no Brasil. No mundo, existem somente duas outras passarelas do mesmo tipo – no Parque Nacional de Kakum, em Gana, e no Parque Nacional de Gunung Gede, na Indonésia – ambas construídas pela CI.
A caminhada até a passarela é também muito agradável. No início do passeio, pode-se ter a visão da extração artesanal da borracha em um autêntico seringal. Por toda a trilha, há placas com informações sobre as riquezas da floresta. Ao final da caminhada de 2 km, o visitante ainda conta com a opção de um banho refrescante nas águas do rio Maruim.
A Construção
Como construir 4 passarelas suspensas a 30 metros de altura, em cima de árvores centenárias, sem danificá-las? Esse foi o desafio que os especialistas encontraram para construir a passarela na copa das árvores do Ecoparque de Una.
O primeiro passo foi lançar, com a ajuda de arco e flecha, as cordas para a escalada das árvores que serviriam de apoio para a passarela.Em seguida, iniciou-se uma sucessão de subidas e descidas para inspecionar as árvores selecionadas e instalar os equipamentos.
Ao invés de utilizar a maneira tradicional de escalar árvores, os especialistas usaram técnicas de montanhismo, que não causam dano aos troncos e galhos.
Projetistas então instalaram o sistema de sustentação da passarela, que é todo feito com encaixes, sem a utilização de pregos ou parafusos. As peças de madeira, colocadas ao redor do tronco, protegem as árvores e permitem ajustes que acompanham o seu crescimento natural.Novamente, com o auxílio de arco e flecha, os cabos de aço foram lançados de uma árvore para outra, determinando o percurso da passarela.Os cabos que sustentam a passarela foram ajustados e esticados. Essa operação é realizada a cada 30 dias, mesmo depois da passarela pronta, para garantir a segurança dos visitantes e das árvores. O trabalho é feito por técnicos brasileiros especialmente treinados durante a construção da passarela.
Em seguida, plataformas de madeira foram montadas no solo e elevadas a uma altura média de 30 metros. Essas plataformas dão sustentação ao complexo de 4 pontes e também servem de local de parada para observação da floresta.
Depois das plataformas instaladas, as pontes começaram a ser construídas e fixadas às estruturas de madeira. Com as pontes já fixadas, telas de proteção foram colocadas ao longo da passarela para garantir a segurança dos visitantes.
Na entrada e saída da passarela, foram construídas pequenas cabanas com telhado de fibra de piaçava (Attalea funifera), uma palmeira nativa da Mata Atlântica do Sul da Bahia.
Como Visitar o Ecoparque de Una
Contate o Centro de Reservas e-mail: ecopark@iesb.org.br ou tel (73) 633 1121 ou qualquer agência de viagem, em Ilhéus-BA. Horário de funcionamento: das 8 às 18 horas diariamente incluindo sábados, domingos e feriados.

Grupo Escoteiro Arés do Rio Grande do Sul realizou em 2008 atividade de escalada em árvores!!!!

Apesar de já se tratar de uma atividade ocorrida no ano passado destaco como importante o interesse de outros seguimentos, como os escoteiros, pelas técnicas de assensão vertical conforme o texto abaixo retirado na íntegra do blog: http://tropasenior-ares.blogspot.com/2008/10/escalada-em-rvore.html
Outro fator interessante é que o responsável pelo blog cita a escala em árvores como ponto de partida para o treinamento de outras modalidades de escalada, como por exemplo a escalada em montanhas.

"No dia 04 de outubro (Encontro 26), a Tropa Sênior-Guia desenvolveu a atividade de "escalada em árvore", sendo uma instrução prévia para as atividades de montanhismo e escalada em rocha. Esta atividade consiste em subir em uma árvore se utilizando das técnicas e equipamentos de escalada mosquetões, freio oito, fitas tubulares, cordas e cadeirinha de escalada.
A atividade de "escalada em árvore" é utilizada para elevar o nível técnico para a futura atividade de escalada, como também serve para desenvolver o equilíbrio, a destreza e a força física, controle emocional, técnicas de nós e segurança em atividades de risco."

Confira as imagens das atividades do Grupo Escoteiro Arés no blog acima citado!

Abraços

Alexandre

MAIS UM SITE INTERESSANTE QUE OFERECE ESCALADA EM ÁRVORES NA FORMA DE TREINAMENTO E RECREAÇÃO

O site http://www.dancingwithtrees.com/ como a própria frase de abertura do site indica "Dancing With Trees, LLC is a tree climbing school based in north Georgia, with outdoor adventures and outdoor vacations available anywhere there are trees to climb." é uma escola na Estado Americano da Georgia que oferece atividades de aventura onde houver árvores para escalar! Na seção de fotos desse blog há um link para que vc possa ter acesso a este e outros sites (SITES RELACIONADOS), e também algumas fotos interessantes de atividades que o pessoal dessas empresas desenvolvem, vale a pena conferir!!

Alexandre