quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dia da Mata Atlântica - Data marca desafio de proteger o que ainda resta (Fonte: Boletim WWF-Brasil Maio 2009)

Ela protege uma das mais ricas biodiversidades do mundo, oferece locais de beleza cênica sem igual, contribui com o fornecimento de água para mais da metade da população brasileira e na regulação do clima de algumas das maiores cidades do país. É impossível falar da Mata Atlântica, uma das florestas mais exuberantes do mundo, sem usar superlativos para dimensionar sua importância e evidenciar sua urgente proteção. Restam apenas 7% do bioma em seu estado natural e 60% dos animais ameaçados de extinção do país dependem desse ambiente para sobreviver.Nesta quarta-feira, 27, comemora-se o Dia da Mata Atlântica. A data marca a necessidade de barrar o desmatamento, recuperar o que foi degradado, ampliar o número de áreas protegidas, públicas e privadas, e melhorar a gestão daquelas que já existem. Os principais núcleos de resistência da floresta são as áreas já protegidas, ou seja, parques públicos e reservas particulares criados por lei. No estado de São Paulo, especialistas iniciam em junho testes em três parques estaduais, Intervales, Serra do Mar e Itinguçu, para, de um lado, controlar e prevenir o impacto da visitação e, de outro, melhorar as condições para que as unidades de conservação possam melhor receber as pessoas que queiram conhecer e proteger a Mata Atlântica. A ação será desenvolvida em parceria entre WWF-Brasil e Fundação Florestal.

terça-feira, 26 de maio de 2009

DICA DE FILME RELACIONADO COM ESCALADA EM ÁRVORE

A Selva Tropical (Jungle) 50 min. / Legendado em Português / BBC

David Frederick Attenborough faz uma viagem vertical para baixo partindo de uma árvore conhecida popularmente como sumaúma, mafumeira ou kapok (Ceiba pentandra), cuja coroa emerge sobre a copa das árvores na selva amazônica. Ele desce por meio de cordas por várias camadas, encontrando alguns dos mais coloridos e extraordinários animais e plantas da terra. O filme têm muita informação comparativa sobre diferentes ambientes de floresta ao redor do mundo, vale a pena conferir! Como trata-se de um documentário antigo, apresentado na TV aberta, dificilmente será possível obtê-lo em locadoras! Entretanto, no site http://www.documentarios.org há informações de como obter esse e outros documentários relacionados!

Aproveitem e boas escaladas!!

Alexandre

sábado, 16 de maio de 2009

Tô de folga: turismo e aventura na cidade de Socorro - Jornal Hoje (TV Globo) edição do dia 15/05/2009

"Conheça a cidade considerada modelo para turistas portadores de deficiência. A cidade começou a se preparar há dois anos para receber, com qualidade, turistas com qualquer tipo de deficiência." link: http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1127682-16022,00-TO+DE+FOLGA+TURISMO+E+AVENTURA+NA+CIDADE+DE+SOCORRO.html

A matéria exibida dia 15/05/2009 mostra diferentes opções de lazer para portadores de necessidades especiais inclusive com atividades relacionadas a rapel como uma tirolesa gigante (1km de extensão). Excelente iniciativa!!! Acorda Brasil, vamos apreender com a experiência de Socorro e implantar mais iniciativas assim no resto do país, inclusive com atividades educativas relacionadas a exploração do dossel!!!

Bom fim de semana, boas escaladas!

Alexandre

quinta-feira, 7 de maio de 2009

VÍDEOS DE TREINAMENTOS EM MANAUS

Postei alguns vídeos relacionados a treinamentos de escalada em árvores no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia no dia 26/11/2006. Durante a execução desses treinamentos participaram além de mim os pesquisadores Mário Terra e Marc Gayot.
Os assuntos que esses vídeos trabalham são:

Ancoragem:
http://www.youtube.com/watch?v=K-hJ212H3vQ&feature=channel_page

Lançamento de cordim para passagem da corda de rapel:
http://www.youtube.com/watch?v=i804uu1AZLY&feature=channel_page

http://www.youtube.com/watch?v=XemaxNN6nDw&feature=channel_page

Escalada por meio de técnicas de espeleologia com uso de bloqueadores de mão e pé:
http://www.youtube.com/watch?v=brgeIlaG2XI&feature=channel_page

É importante ressaltar que não existe apenas uma forma para se escalar árvores! Há várias técnicas, equipamentos variados, tipos de nós e o que determinará o uso de alguma técnica em especial ou a combinação de várias técnicas e equipamentos dependerá do objetivo que se quer alcançar e qual o tamanho do investimento que se quer fazer. Assistir vídeos pela internet não habilita ninguém a escalar com segurança. Somente com muito treinamento, busca de informações com pessoal capacitado/habilitado e uso de equipamentos certificados é que podemos escalar com segurança evitando acidentes. Nunca escale sozinho!! Lembre-se SEGURANÇA é fundamental, sua vida está literalmente presa "POR UM FIO".
Dedico esses vídeos aos amigos acima mencionados, e a tantos outros biólogos e/ou pesquisadores que fazem do trabalho nas alturas seu vício, sua paixão... Dedico também ao Engenheiro Agrônomo Ricardo Leme Ferreira que foi um dos mestres que me iniciou na escalada de árvores e principal parceiro de escaladas na Amazônia. Sem profissionais assim a pesquisa básica não teria condições para explorar as novas fronteiras da ciência, na copa das árvores!!

Grande abraço,

Boas escaladas!!

Alexandre

terça-feira, 5 de maio de 2009

Por que as árvores urbanas caem em São Paulo? Fonte: http://arvoresdesaopaulo.wordpress.com

Todo verão é a mesma história: árvores caídas nas manchetes dos jornais como causadoras de prejuízos na cidade de São Paulo. A primeira culpada, logicamente, é a árvore, apontam muitos. Mas a verdade não é muito bem essa.
O ser humano tem mais culpa quando se fala em árvores urbanas no chão. É fácil ver cenas como essa acima nas calçadas da Cidade - o tronco todo cimentado em volta, sem nada de solo exposto - isso impede a aeração do solo e das raízes consequentemente, prejudicando a saúde da planta e a deixando vulnerável. Podas destrutivas que desequilibram a árvore devido algum interesse particular, como letreiros de uma loja, também colaboram. Corte de raízes que estavam “quebrando a calçada” (aliás as raízes quebram o piso na tentativa de conseguir a areação de solo ) tiram a sustentação e basta uma tempestade para ventar e amolecer a terra, derrubando a árvore.
Isso sem falar na escolha errada de espécies, muitas exóticas ou nativas em locais errados dentro da malha urbana. Existe a árvore certa para o local adequado, e nativa de preferência, já que temos mais de 200 espécies de árvores de todos os tipos na mata original da Cidade.
As quedas naturais ocorrem, seja pela idade avançada, cupins e até a inevitável poluição do meio urbano. Mas muitas poderiam ser evitadas se as pessoas e as concessionárias elétricas tivessem um pouco mais de cuidado com essas prestadoras de serviços ambientais urbanos, principalmente aqueles que tem árvores na porta de casa.
Ricardo Henrique Cardim

Vendavais derrubam árvores e deixam Grande SP e bairros da capital sem luz - Fonte: da Folha Online 04/05/2009 - 19h02

As rajadas de vento que acompanharam o temporal ocorrido na tarde desta segunda-feira derrubaram árvores e causaram estragos na Grande São Paulo. Devido às chuvas, ao menos 12 bairros da cidade de São Paulo e parte dos municípios de Santo André, São Bernardo e Diadema estão sem energia elétrica desde pelo menos as 16h.
Segundo a AES Eletropaulo, por volta das 21h45, continuavam sem luz alguns trechos dos seguintes bairros: Planalto Paulista, Brooklin, Campo Belo, Moema, Pompéia, Pinheiros, Alto da Lapa, Sumaré, Vila Prudente, Pirituba, Casa Verde e Santana.
No horário, a transmissão de energia elétrica continuava interrompida também algumas regiões de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, e pontos isolados em algumas cidades da zona oeste da região metropolitana de São Paulo.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), foram registradas rajadas de vento de quase 80 km por hora na cidade de São Paulo, por volta das 15h.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as árvores que caíram atingiram casas e carros, mas ainda não há um balanço dos estragos causados pelas chuvas e vendavais de hoje.
A empresa informou que mais de 400 funcionários --entre eletricistas e técnicos-- estão nas ruas para atender as ocorrências e restabelecer a transmissão de energia nas áreas afetadas.
Segundo informações preliminares da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), somente na cidade de São Paulo, os vendavais derrubaram mais de 35 árvores hoje à tarde. A área mais afetada foi a zona sul da capital paulista, informou a companhia.

Temporal
Devido às chuvas, o CGE colocou as zonas oeste e sul da cidade de São Paulo em estado de atenção por quase uma hora.
A escala utilizada pelo centro passa por observação, atenção, alerta e alerta máximo. Durante a noite há a possibilidade de chuviscos leves em pontos isolados da cidade. Conforme o CGE, áreas de instabilidades vindas do interior provocam a chuva.

sábado, 2 de maio de 2009

RPPN PARQUE DO SUCUPIRA - MAIS UMA OPÇÃO EM UBERLÂNDIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESPORTES RADICAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PESQUISA

Confira no link http://www.youtube.com/watch?v=MLRGxeOTm5Y uma matéria exibida pela Rede Integração, afiliada da Globo em Uberlândia-MG sobre esportes radicais na Reserva Particular do Patrimônio Natural "Parque do Sucupira" em 02/05/2009. O Parque do Sucupira está localizado no município de Uberlândia - MG (S 18o 59'22.2'', WO 48o 10'03.8''). Trata-se de mais uma opção de lazer com desenvolvimento de esportes radicais, atividades ligadas a educação ambiental e também pesquisa. Vale ressaltar que os administradores do Parque são os Professores Olavo Viera da Silva e Eduardo Bevilaqua e a empresa responsável pelo desenvolvimento das atividades de recreação & aventura é a Savana Venture! Caso você (professor, aluno ou simplesmente simpatizante dos esportes de aventura) tenha interesse por atividades assim na RPPN Parque do Sucupira, mande um e-mail para mim pois faço parte da equipe da Savana Venture!
Abraços

Alexandre

VÍDEO TREINAMENTO MOSTRANDO ESCALADA E USO DE REDE INSTALADA NO DOSSEL

No link http://www.youtube.com/watch?v=I4RUhuFKS1Y é possível conferir um dia de treinamento onde utilizo uma técnica de escalada com auxílio de um bloqueador de mão (ascender direito) e um bloqueador de pé (pantin esquerdo)! Durante a escalada subo até um galho, troco o equipamento, desço com auxilio de um freio em 8 até uma rede de dormir previamente instalada. Instalar redes dessa forma pode servir para descanso, observações diversas sobre comportamento animal, anotações de campo, fotografia, desenho/ilustração científica, etc.
Espero que gostem!!

Abraços e boas escaladas!!

Alexandre