terça-feira, 23 de junho de 2009

Corte de pés de pequi em Ibiá é preocupante (Fonte: http://megaminas.globo.com, por MGTV Rede Integração)

Árvore é símbolo de MG e protegida por lei

Crime ambiental no Alto Paranaíba. A Polícia de Meio Ambiente registrou na zona rural de Ibiá, o corte de mais de 120 pés de pequi - árvore símbolo de Minas Gerais e que é protegida por lei.
Quem chega à fazenda não percebe irregularidades. Até a pequena carvoaria é legal. O proprietário tinha autorização do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para desmatar parte área que seria destinada à agricultura.
Foi durante uma operação de rotina que os policiais conseguiram identificar o crime ambiental. Seguindo rastros onde o mato estava mais baixo, eles descobriram o corte de mais de 120 pequizeiros.
Os troncos e galhos estão espalhados por toda a fazenda em locais de pouca visibilidade. O desmatamento foi a menos de três semanas. As poucas que restaram têm marcas de correntes. Sinais de que também seriam arrancadas.
A polícia acredita que o crime tenha sido cometido pelo arrendatário da terra. A reportagem da Rede Integração foi até o escritório do produtor, no município de Ibiá, mas ele não foi encontrado. Se for comprovado o crime, a multa é superior a R$20 mil e o responsável tem que plantar mudas da espécie.
Ingrediente tradicional da culinária do Norte de Minas e do estado de Goiás, o pequi tem sido motivo de preocupação para os pesquisadores. Algumas espécies da árvore típica do cerrado vêm desaparecendo. “É importante preservar, pela cultura e até pelo meio ambiente”, reforça o tenente Reginaldo Silva, comandante Compania de Meio Ambiente da Polícia Militar.

sábado, 6 de junho de 2009

Mais um curso de escalada em árvores realizado...







... e dessa vez foi em Patos de Minas, no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Durante dois dias (4 e 5 de junho) 20 alunos do curso de Ciências Biológicas tiveram uma introdução às técnicas básicas de ascensão vertical ou escalada em árvores, por ocasião da XIV SEMANA DE ESTUDOS BIOLÓGICOS (“RECICLANDO PENSAMENTOS”). O mini curso para o público acadêmico com esse formato "demonstrativo" foi o segundo ministrado por mim na região. Anteriormente também foi oferecido um curso nesse formato para os alunos da Pós Gradução em Gestão Ambiental do CESUBE em Uberaba. Diferente de outros cursos oferecidos por mim, nesse da UNIPAM resolvi incluir uma palestra e um filme/documentário, ambos relacionados com o tema e duração aproximada de 50 minutos. Para não comprometer a qualidade e a segurança do curso e, também por limitação de tempo, nem todos os alunos puderam escalar. Foi uma experiência muito boa o convívio com os alunos da UNIPAM, fiquei feliz pelo fato de alguns alunos demonstrarem interesse em aprofundar seus conhecimentos e quem sabe até mesmo poder atuarem nessa área. Parabéns a UNIPAM pela qualidade e organização da XIV SEMANA DE ESTUDOS BIOLÓGICOS. Gostaria de registrar também meu agradecimento à Professora Elisa Queiroz Garcia e a coordenadora da Biologia-UNIPAM, professora Norma Bitar, pelo convite para ministrar esse curso. Confira algumas fotos desse curso na seção de fotografias desse blog.
Bom fim de semana a todos!

Alexandre