segunda-feira, 26 de outubro de 2009

NATIONAL GEOGRAPHIC APRESENTA MATÉRIA SOBRE SEQUÓIAS

A edição de outubro da National Geographic apresenta uma super matéria sobre sequóias nos EUA. Na matéria de capa entitulada "Terra de Gigantes" o explorador Mike Fay percorre 2,9 mil km pela floresta de sequóias da Califórnia para salvá-las.


A caminho do topo da árvore e 106 metros de altura, a botânica Marie Antoine (à esquerda) entrega uma amostra do cerne - 750 anos de biografia, no caso - a Giacomo Renzullo, especialista na ecologia do dossel. Quanto mais velha a árvore, mais madeira ela produz.

Foto: Michael Nichols

Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/

FIM DE SEMANA PRESTANDO SERVIÇO NA ÁREA DE ESPORTES RADICAIS...





Esse fim de semana as atividades foram relacionadas com esportes radicais variados: rapel, bóia cross, banana bolt, caiaque, tirolesa e o que acho mais interessante, o arvorismo. As atividades fizeram parte da "Semana Jovem" (dias 24 e 25 de outubro de 2009) no Praia Clube (Uberlândia - MG), evento realizado pela Savana Venture.


UM POUCO SOBRE O ARVORISMO...

Chamado também de arborismo ou verticália, o arvorismo é a passagem de uma copa de árvore à outra. A travessia é feita numa montagem de trilhas, passarelas, redes, tirolesas (é a maneira que alpinistas utilizam para transpor vales, canyons e obstáculos elevados e distantes entre si. A pessoa faz a travessia presa a cintos tipo cadeirinha, que desliza por um cabo de aço através de roldanas) e outras atividades suspensas, através de cordas e cabos de aço.

As primeiras práticas de Arvorismo foram registradas na Europa em meados dos anos 90, que inicialmente era feita por pesquisadores com a intenção de estudar espécies encontradas nas copas das árvores como pássaros, bromélias, entre outras. com isso, praticantes de esportes verticais foram aperfeiçoando as técnicas, fazendo com que o esporte hoje se tornasse uma modalidade ecológica bastante apreciada.

O Arvorismo atualmente faz sucesso no Mundo todo, essa modalidade consiste em atravessar percursos acrobáticos feitos através de pistas montadas próximas à copa das árvores com utilização de técnicas de rapel e tirolesa. O esportista precisa percorrer os diferentes circuitos suspensos que ficam a cerca de 7 m do chão, bem no alto das árvores, na medida em que se ultrapassa o percurso, a dificuldade vai aumentando em cada trajeto o que também permite uma adaptação gradual à altura e a prática.

Além de estimular o contato do homem com a natureza e a conscientização para sua preservação, o praticante melhora suas habilidades em termos de equilíbrio, coordenação, confiança e principalmente concentração. O Arvorismo pode ser feito por crianças a partir de doze anos e adultos de qualquer idade, sendo exigido somente altura mínima de 1,40m, que para a segurança os esportistas estão sempre amarrados a cabos de aço para que não haja nenhum risco.

Fonte: http://www.terranossa.com & http://www.portalsaofrancisco.com.br

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

FORMAÇÃO DE DUPLAS PARA COMPOR TURMAS

Atenção pesquisadores, alunos, amantes da natureza e da escalada! Estou formando turmas/duplas para os cursos de escalada em árvores que irão acontecer até o fim do ano! Aproveite e entre em contato para saber os detalhes (valores, carga horária, etc).

Grande abraço

Alexandre

sábado, 10 de outubro de 2009

RECEBI POR E-MAIL!! GOSTEI DA IDÉIA!!!

Essa é para a turma que não diferentemente de mim, vive acessando o google.
Gostei e adotei a idéia. Agora toda consulta que faço é nesse site.
A google lançou um novo site de busca na internet, chamado eco4planet, com a mesma tecnologia e qualidade de busca. A cada 50.000 consultas uma árvore será plantada, e fica disponível no portal o número de mudas atingido. O fundo preto da tela, que a princípio gera estranhamento, acaba por descansar os olhos e economizar 20% da energia do monitor (as práticas responsáveis quase sempre acumulam vantagens).
A iniciativa é nova (a contagem das árvores começou mês passado), e vale a pena divulgar.
O site é... http://www.eco4plan et.com/pt/
Divulguem!

OBS: Se você não consulta assunto algum, não não gosta da internet e não tá nem aí pra Google, pelo menos plante árvores!!!!

Abraços, bom fim de semana!!

Alexandre

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Incêndio invade área de preservação e destrói 160 pequizeiros

Um incêndio destruiu mais de 160 pequizeiros, em Grão Mogol, no norte de Minas. A árvore é protegida por lei e considerada símbolo de Minas Gerais. Segundo o Instituto Estadual de Florestas, o fogo começou em um terreno particular e se espalhou para uma área de preservação permanente.

A empresa responsável pela fazenda foi multada em mais de R$ 970 mil, mas pode recorrer. O supervisor florestal da empresa se comprometeu a plantar mais de três mil mudas na área até o fim do ano.

Funcionários de uma empresa de limpeza de estofados em Belo Horizonte receberam, nessa quarta-feira, uma visita inusitada no meio do expediente. Um funcionário passava pelo quintal da empresa e se surpreendeu com uma arara azul no alto de uma árvore. A espécie está ameaçada de extinção e é uma das principais vítimas dos traficantes de animais silvestres.

Uma caixa de papelão foi usada pelos empregados na captura. Em seguida, eles chamaram a Polícia de Meio Ambiente e entregaram a arara. O animal foi encaminhado para receber os cuidados de um veterinário.

FONTE: Globo Minas (http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/BomDiaMinas/0,,MUL1333953-9077-35219,00.html)

SEMENTES PELO AR - Pilotos de vôo livre fazem ato simbólico para incentivar reflorestamento

Pilotos que disputam os campeonatos Mineiro e Brasileiro de voo livre, em Araxá, no Alto Paranaíba, aproveitaram as provas para dar um exemplo de preservação do meio ambiente. Lá de cima, eles jogaram sementes de plantas nativas para ajudar no reflorestamento da região.

FONTE: Globo Minas (http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/BomDiaMinas/0,,MUL1334083-9077-2863,00.html)

PARABÉNS A ESSES ATLETAS POR ESSA INICIATIVA!!!!
Alexandre