segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tree Climbing in Japan

By Katie Vyn, eHow Contributor
updated: September 27, 2010



Tree climbing in Japan is not only a fun activity but is used for research, recreation and rehabilitation. Created to assist physically challenged people conquer depression and pain and increase mobility, Tree Climbing Japan uses special techniques and equipment to make dreams come true.
History
1. Tree Climbing Japan was founded in 1997 by John Gathright when a severely disabled 57-year-old woman, Hikosaka Toshiko, wanted to climb the tallest tree in the world. With the help of John Gathright and many others Hikosaka climbed the Stagg Tree in California and slept that night in the tree, 262 feet above ground.
Location
2. With offices located in Saitama and Seto, Japan, Tree Climbing Japan is a nationwide organization that has inspired people all over the world to climb trees, no matter their physical limitations.
Tree Climbing Equipment
3. John Gathright's company develops tree-climbing gear to meet the needs of disabled and challenged tree climbers, collaborating with companies like Arbor Quest Limited and New Tribe who made the torso unit to help paraplegics climb trees.


Read more: Tree Climbing in Japan | eHow.co.uk http://www.ehow.co.uk/facts_7245668_tree-climbing-japan.html#ixzz10lw7m12v

FONTE: http://www.ehow.co.uk

terça-feira, 21 de setembro de 2010

MINI CURSO SOBRE ESCALADA DE ÁRVORES CANCELADO

Infelizmente o mini curso sobre escalada de árvores na PUC previsto para o período de 27 de setembro a 1º de outubro de 2010 na XXIV Jornada de Biologia na PUC Minas foi cancelado devido a um número inferior ao estabelecido de inscrições. Como anunciei aqui estava super animado para levar este tema à Belo Horizonte mas não faltará oportunidade. Minha preocupação maior é poder divulgar este assunto para o maior número possível de estudantes, técnicos e prestadores de serviços ambientais. Espero que possamos futuramente oferecer este mini curso na PUC Minas e me coloco a disposição não só da PUC (especialmente da comissão organizadora da XXIV Jornada de Biologia) como qualquer outra Instituição de ensino e/ou pesquisa que se interesse em ter acesso a este assunto. Um grande abraço a todos e uma excelente Jornada para o pessoal da PUC-Minas.


Grande abraço e boas escaladas!!!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

POMAR RIO UBERABINHA

Estamos implantando, nas margens do Rio Uberabinha, um dos maiores pomares públicos do Brasil. Uberlândia foi privilegiada por ter um enorme rio atravessando seus bairros, trazendo água, beleza e muito verde. Um santuário que muito orgulha a cidade. Um dádiva da Natureza que não pode, e nem deve, passar desapercebida da população, mormente nestes momentos de aquecimento global e desertificação do planeta Terra. A idéia começou quando, andando por ali, perto da Ponte do Praia, vimos um homem e duas crianças, pegando frutas (mangas) no chão, para comerem. Conversando com eles sobre o porque de pegar frutas alí, o homem nos disse: “Tem dois dias que eu e meus filhos não comemos nada. Aí me lembro que aqui agente pode achar manga ou caju. E venho de longe para comer, com uma fome imensa”. Estas palavras mostram todo o drama de imensa quantidade de uberlandenses, sem ter do que se alimentar. E isto foi suficiente gatilho para nos encorajar a aproveitar aquelas margens do Rio Uberabinha, entre a Ponte do Praia e a Ponte do Vau (quase 3 quilometros) e plantar árvores frutíferas. Somente árvores frutíferas. Com o propósito de embelezar, reflorestar e saciar a fome de muitas e muitas pessoas, que, com certeza, irão encontrar ali o alimento que não podem comprar nos supermercados. E ao mesmo tempo o Pomar despertará em todos a importância de se envolver/cuidando do meio ambiente. Será um ótimo marco para fazer a pessoas ampliar a consciência na busca de soluções verdes/ecológicas, de notável repercussão para a preservação/cuidado com nossas águas e árvores. Já plantamos mais de 800 mudas de árvores frutíferas, incluindo mangueiras, cajus, acerolas, ameixas, pitangas, amoras, abacates, carambolas, laranjas, limão, ameixas, jambos, siriguelas, cajamangas, alixias, etc... Tudo começou numa data bem simbólica: 22 de Abril. Comemoração do Descobrimento do Brasil. 22 de Abril de 2004. E as árvores lá estão, crescendo, sendo bem cuidadas, adubadas, etc... Ás vezes, algum vândalo derruba e/ou rouba uma ou outra árvore. Nada que não possa ser contornado. Queremos que a coisa se desenvolva com a participação de imensos contingentes da população, para que todos se sintam co-responsáveis pelo Pomar, na certeza de que união faz força, ajuda a comunidade e traz cidadania. Se você gosta do verde, do meio ambiente, de águas, de árvores, de oxigênio, de sua própria saúde, junte-se a nós. Imediatamente. Já.Venha conhecer o Pomar, trazendo sua ajuda, sua presença, seu entusiasmo e a corrente ecológica ficará imensamente fortalecida. E seus filhos, netos, bisnetos saberão, um dia, que você amou o Rio, a Árvore, a Terra.

Renzo Sansoni


COMENTARIO DO BLOG: Este blog apoia qualquer idéia que se traduza no plantio de mais árvores no Planeta. Na véspera de comemorarmos o dia da árvore nada mais justo do que divulgar uma iniciativa local, na cidade de Uberlândia, que sirva de exemplo para outros lugares nesse país e também em outras partes do planeta. Parabéns aos idealizadores dessa iniciativa acima!!! A natureza agradece!!! À todos, boas escaladas, SELVA!!!!!!!!!!

domingo, 19 de setembro de 2010

Em Uberlândia Dia da árvore será comemorado com plantio de mudas às margens do Córrego Mogi

Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação fará o plantio de mais de 200 mudas de espécies típicas do Cerrado na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Mogi, no bairro Jardim Karaíba. A ação será realizada das 9h às 11h30, às margens do córrego, entre as Avenidas Tomaz Antônio Gonzaga, Antônio Francisco Lisboa e as alamedas Marília de Dirceu e Cláudio Manoel da Costa (confira o mapa).



A área faz parte dos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente para a recomposição da vegetação nativa e recuperação das áreas de cursos d’água. “Vamos concluir a revitalização deste trecho. Serão plantadas mudas de ipês rosa e amarelo, ingá, jacarandá mimoso, embaúba e amora, todas produzidas no Horto Municipal. Além de garantir o reflorestamento, as espécies frutíferas vão atrair animais”, disse a coordenadora da Diretoria de Desenvolvimento Ambiental, Sandra Borges Pereira.

Um grupo de 30 alunos do sétimo ano da Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves do bairro Planalto farão o plantio das mudas. Para a diretora da escola, Consuelo Cortes dos Santos, o convite para participar das atividades veio em boa hora. “Sempre procuramos trabalhar essa mentalidade nos alunos. Temos projetos interdisciplinares de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. As atividades do dia da árvore vão complementar o que já desenvolvemos na sala de aula”, contou.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Raquel Mendes, além de proporcionar sombra, frutos e embelezar jardins, as árvores também cumprem um papel importante na preservação de córregos e nascentes. “As raízes das árvores ajudam a aerar o solo e permitem que a água da chuva seja absorvida com mais facilidade, isto evita erosão. Além disso, a copa da árvore serve de abrigo para os animais, preservando o ecossistema”, ressaltou.

Durante o evento também serão distribuídos 500 kits com sementes de Ipê Amarelo e material educativo. “Queremos que as pessoas plantem mais árvores, que fazem parte da vida da cidade, humanizam os espaços, dão sombra e melhoram o clima”, disse Raquel Mendes.

PMU distribui mudas o ano todo

O Horto Municipal disponibiliza durante todo o ano milhares de mudas de árvores para quem deseja fazer o plantio em calçadas. Os interessados devem procurar o Horto, que fica na Rua Benjamim Magalhães, s/n no bairro Tibery e apresentar um documento pessoal para receber a planta. Para cada dez metros de calçada, a pessoa tem direito a uma muda. Para o plantio em calçadas com fiação elétrica e de telefone, são disponibilizadas árvores de pequeno porte, como flamboyant mirim, ipê mirim, ibisco e callistemon.

Segundo Luiz Carlos Carvalho, assessor do Horto Municipal, o oiti é uma das mudas mais procuradas, por causa da sombra e do crescimento rápido que ocorre no prazo médio de quatro anos. “Também é uma árvore com pouca queda de folhas”, disse o assessor.

Dia da Árvore

Data: 21 de setembro (terça-feira)
Local: Margens do Córrego Mogi entre as avenidas Tomaz Antônio Gonzaga, Antônio Francisco Lisboa e as alamedas Marília de Dirceu e Cláudio Manoel da Costa
Horário: das 9h às 11h30

FONTE: http://www3.uberlandia.mg.gov.br/

Programme to popularise coconut tree climbing

By G.Srinivasan

TIRUVARUR: A demonstrative cum interactive session on the Tamil Nadu Agriculture University Coconut Tree Climbers (TNAU Coconut Tree Climbers) for nearly 30 agriculture extension officers, was arranged at Krishi Vigyan Kendra (KVK) at Needamangalam in the district recently. The aim of the session was to popularise coconut climbing among farmers who face problems of non-availability of professional coconut climbers.

In the session, coconut tree climbing was demonstrated using the TNAU coconut tree climber, designed and produced by the Univerity. The climber has two frames one upper and lower and is connected by a belt while the climber is on the tree.

According to Dr.T.Senguttuvan, Professor and Head of KVK, Needamangalam and Dr.M.Ramasubramanian, Subject Matter Specialist, Agriculture extension of the KVK, climbing up of coconut trees is a cumbersome process that can be performed only by professionals . A climber can climb only up 40 to 50 trees per day as the task consumes a lot of their energy. . In the delta region, farmers face problems such as non-availability of professional climbers and rate for climbing up a single tree ranges from Rs. 20 to Rs. 60 . “In such a situation, popularising TNAU coconut climbers may be of much use to coconut farmers. It will help small farmers as well as people who own 15 to 20 coconut trees in the backyard of their houses”, Mr.Senguttuvan said. The TNAU coconut tree climber helps the climbers to climb up easily.

Agriculture extension officers including Joint director, Deputy directors and assistant directors, who participated in the session, assured to popularise the device among farmers. “Farm mechanisation is inevitable in view of labour shortage. Government is also giving thrust to farm mechanisation. KVK, Needamangalam, has already popularised mechanisation in paddy and sugarcane,” Mr. Senguttuvan said.


learning the ropes: A demonstrator climbing up the coconut tree at the Tamil Nadu Agriculture University's Krishi Vigyan Kendra at Needamangalam in Tiruvarur.


FONTE: The Hindu - Online edition of India's National Newspaper
Sunday, Sep 19, 2010
http://hindu.com/

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

MINI CURSO SOBRE ESCALADA DE ÁRVORES NA XXIV JORNADA DE BIOLOGIA DA PUC MINAS

Entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro de 2010 será realizada a XXIV Jornada de Biologia na PUC Minas, campus Coração Eucarístico. O tema este ano é "Biodiversidade: Visões e Futuro". O Informativo eletrônico do Conselho de Biologia da 4a Região destacou que: "O evento é um importante fórum de discussão, atualização e divulgação dos conhecimentos, especialmente àqueles que tangem as áreas das Ciências Biológicas, dando enfoque, assim, à atuação do Profissional Biólogo nos diversos níveis de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços. A Jornada contará com cursos, palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, atividades culturais, mostras de fotografia e de ilustração científica." Dentre os mini cursos oferecidos pela Jornada está o Ascensão vertical em dossel: técnica de rapel aplicada que será ministrado por mim. Será uma excelente experiência poder falar de escalada de árvores na pesquisa e prestação de serviços ambientais para os alunos da PUC. Após o curso postarei aqui fotos obtidas durante o evento. Maiores informações podem ser obtidas no link: http://24jb.weebly.com.


Grande abraço e boas escaladas!!!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Em PORTUGAL Workshop escalada de árvores - Técnicas básicas de ascensão e auto-segurança

Este blog divulga qualquer iniciativa relacionada a escalada de árvores seja no Brasil ou no exterior. Hoje é a vez de Francisco Caetano, engenheiro florestal português e escalador de árvores em Ceira - Portugal - que estará oferecendo um workshop gratuito sobre essa atividade no próximo sábado (11 de setembro). Confira o recado original postado em seu blog:

A pedido de várias famílias vou realizar dia 11 um pequeno workshop sobre os princípios básicos da escalada de árvores, para formandos, ex-formandos e quem mais aparecer.
Este encontro será informal, e não é necessária inscrição... basta aparecer.
Vamos abordar temas como o equipamento, tipos de nós e amarrações, ancoragens, auto-segurança e modalidades de ascensão.
Este workshop tem como objectivo principal ser um primeiro contacto com a actividade, e levar a que cada participante avalie ele próprio se tem ou não aptidões para a realização da mesma, quer a nível lúdico ou eventualmente profissional.
Quem estiver interessado apareça no próximo Sábado (dia 11) nos portões da Quinta do Carmo em Ceira por volta das 9.00h com roupa confortável, vontade e disposição.
Conto que a actividade dure o dia todo e podem trazer farnel ou almoçar no restaurante que existe ali perto.
Para qualquer esclarecimento: silvicultura.blog@gmail.com ou 918432582

FONTE: http://silvi-cultura.blogspot.com

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Singapore Tree Climbing Championship

Written by SAS

CUGE will be hosting the Singapore Tree Climbing Championship (STCC) 2010 in conjunction with the Green Thumbs to be held at Carpark D, Pasir Ris Park. The Singapore Arboriculture Society (SAS) is glad to be playing an active role in the 2010 STCC. Our Society will be assisting in the setting-up of the tree climbing equipment and judging.
The SAS will also be participating in the tree climbing competition.

Details for the upcoming Singapore Tree Climbing Championship 2010:
1. 5 Preliminary events:
Work Climb, Aerial Rescue, Throwline, Belayed Speed Climb and Secured Footlock.
2. A Master's event.
Venue : Pasir Ris Park (Carpark D)
Date : 31 Aug 2010 to 2 Sep 2010 (Preliminaries)
& 4 Sep 2010 (Masters)
Time : 8am to 6pm (Tentative)

So come on down guys and give us your support!!!