sábado, 21 de abril de 2012

Em Goiás, ONG vira especialista na preservação de árvores nativas

A preservação do meio ambiente ganha cada vez mais espaço. Muita gente está interessada em recuperar áreas degradadas. A paisagem do Planalto Central brasileiro é um convite para quem gosta de turismo de aventura. São cachoeiras, serras e árvores, muitas árvores para escalar, uma tendência que ganhou força de uns tempos pra cá. Fabiano Dorta, fazendeiro e agrônomo que explora o turismo, desta vez não se prepara para nenhuma aventura. A missão dele vai ser escalar buritis na fazenda em Cocalzinho, região central de Goiás, para coletar algo precioso nesta época do ano: os cachos de coco de buriti para a produção de sementes. O trabalho exige cuidado e muita técnica na hora de fazer a escalada. Pelas imagens feitas do alto, dá para ter noção da dificuldade para fazer a coleta. O facão vai amarrado na corda e depois de alguns golpes certeiros o cacho lotado de cocos é cortado e desce pendurado pela corda até o chão. Aí entra em cena o pessoal do serviço pesado, que tem a missão de levar a carga até o trator. O buriti é um indicador de água, onde tem a palmeira é sinal de que tem algum riacho por perto. Antonio Fernandes é do Clube da Semente, uma ONG que garimpa genética de árvores nativas em todo o Brasil. Ele analisa os cocos de buriti e diz que estão no ponto ideal de colheita. Depois da coleta, a semente ainda percorre um logo caminho antes de ficar pronta para o plantio. A sede do Clube da Semente em Alexânia, município próximo de Brasília, é um lugar cercado de plantas do mais diferentes ecossistemas brasileiro. Maritacas matam a fome comendo frutos nas árvores. O clube foi fundado há 21 anos e faz o beneficiamento do material coletado na floresta. Cada variedade recebe um tratamento diferenciado. Depois de beneficiada e passar por uma seleção, as sementes são armazenadas em um depósito. As formas, tamanhos e cores dão uma noção de como é rica a nossa flora. Além da venda o que ajuda a manter o clube são os associados e empresas que usam o material para fazer campanhas. Árvores de todos os cantos do Brasil são catalogadas e têm o desempenho acompanhado. O paricá da Amazônia é uma das espécies indicadas pelo clube para o plantio comercial. Com oito anos já atinge 40 centímetros de diâmetro e 15 metros de altura. O trabalho do clube já dá frutos. Itamar Peixoto começou a usar sementes e mudas de árvores desde a fundação da ONG e hoje a reserva de mata ocupa 40% dos 180 hectares que tem em um hotel fazenda. Para conhecer mais o trabalho do Clube da Semente acesse o site: www.clubedasemente.org.br FONTE: Globo Rural

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Manaus sediará 1º treinamento em diagnóstico e risco de queda de árvores nesta segunda (16)

O treinamento será realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), órgão especializado em pesquisas que envolvem tecnologias nas áreas de física, matemática, geologia, engenharia, entre outras

Funcionários da Secretaria Municipal de meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) receberão nesta segunda (16), o I Treinamento em Diagnóstico e Análise de Risco de Queda de Árvores.

O treinamento será realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), órgão especializado em pesquisas que envolvem tecnologias nas áreas de física, matemática, geologia, engenharia, entre outras.

Além de promover o intercâmbio entre instituições, o curso tem como finalidade qualificar a mão de obra de técnicos que trabalham com arborização urbana de órgãos da Prefeitura como de outras instituições, a exemplo do Corpo de Bombeiros, Amazonas Energia e terceirizadas que lidam com a questão da arborização urbana.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, explica que a realização do curso faz parte de uma das metas do Programa Manaus Mais Verde, que é a de formação técnica da equipe de trabalho da arborização da cidade. Outra capacitação foi realizada pela Semmas em 2011, no I Encontro da Regional Norte da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, onde foram abordados temas como técnicas de escalada e manutenção de árvores, produção de mudas para arborização e transplante de árvores.

O secretário ressalta que desta vez o treinamento visa capacitar os técnicos na tomada de decisão em relação às condições da árvore, o seu estado de biodeterioração e quais os riscos reais dela vir ou não a cair.

O curso vai durar cinco dias, desta segunda (16) até sexta-feira (20), no auditório do Parque Municipal do Mindu, com carga horária total de 40 horas. O número de participantes é limitado a 40 pessoas, por conta das aulas práticas. As aulas serão ministradas pelo pesquisadores do IPT Sérgio Brasolin e Vinicius Pacheco.

Foram convidadas também a participar do treinamento com representantes as instituições públicas que trabalham com a questões afetas ao manejo da arborização na cidade, a exemplo do Ministério Púbico Estadual (MPE), Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e Ministério Público Federal (MPF). O curso terá início às 8h30.

Fonte: www.acritica.com

segunda-feira, 9 de abril de 2012

NOVO CURSO NO FIM DE SEMANA (7 E 8 DE ABRIL)

Olá seguidores, amigos ou visitantes do blog! Mais uma turma realizou esse fim de semana (7 e 8 de abril) o curso de Técnicas de Ascensão Vertical ao Dossel (Escalada em Árvores) em Uberlândia. Mais uma vez realizamos o curso no Condomínio Morada do Sol e dessa vez os alunos foram o veterinário Marcelo Figueiredo (concluindo a segunda etapa do curso) e os biólogos Gudryan J. Barônio e Jonas Maravalhas. O Gudryan e o Jonas são alunos do mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia e procuraram o curso por indicação de um ex aluno do curso, o Oscar (Colômbiano), também estudante do mestrado que atualmente está usando as técnicas de escalada para coletar dados para sua dissertação. Dessa vez optei por incluir uma atividade diferente onde me posicionei longe da árvore utilizada no curso para escalada e passei diversas instruções/comandos por rádio. Todas as atividades executadas por auxilio do rádio foram monitoradas por binóculo, ou seja, mesmo afastado foi possível observar cada movimento dos dois alunos escaladores (Jonas e Marcelo) e também do Gudryan que ficou como auxiliar de solo, garantindo segurança ou fornecendo materiais à equipe de dossel. Outra atividade diferente foi que pela primeira vez coloquei um aluno (no caso o Jonas) para fixar uma bromélia na árvore. Pretendo continuar fazendo isso, especialmente com espécies de epífetas nativas. Estou certo de que os alunos aproveitaram bastante o curso bem como puderam perceber o diferencial para o profissional que trabalha com meio ambiente e possui habilidades na área de técnicas verticais para acesso ao dossel. Mais uma vez obrigado aos alunos pela confiança e escolha do nosso curso! Novamente chamo a atenção que atuar nessa área exige responsabilidade, concentração, treinamento e cuidado (pessoal e/ou com equipamentos) e escalar sozinho nunca deve ser uma opção. A prioridade deve ser sempre a segurança! Fiquem agora com alguns momentos do curso do Marcelo, Gudrian e Jonas:

A turma do curso. Da esquerda para a direita, eu (Alexandre), Marcelo, Jonas e Gudryan.

Gudryan (no centro) e Marcelo (no canto superior direito) preparando e checando os equipamentos para ascensão.

Jonas realizando fixação de uma bromélia.

Gudryan praticando a forma correta de se enrolar a corda após atividade.

Os alunos em procedimento de descensão com freio em 8.

O Gudryan deixou registrado a seguinte opinião sobre o curso: “Durante o curso vi dezenas de possibilidades de utilização das técnicas, tanto na vida profissional como pessoal. Com certeza recomendadíssimo!” E aí!? Gostou da experiência que o Marcelo, Jonas e o Gudryan tiveram? Então faça contato e agende um curso também! Faça um investimento e acrescente mais essa habilidade em seu currículo pois como educador ambiental, pesquisador ou prestador de serviço certamente você será um profissional diferenciado nesse mercado tão competitivo. Ofereço o curso básico de escalada em árvores durante todo o ano, preferencialmente aos finais de semana. Além desses cursos também oferecemos outros não convencionais para estudantes, professores e profissionais da área ambiental! Confira outras opções em http://ceterrabrazilis.blogspot.com/. Grande abraço a todos e boas escaladas!!