segunda-feira, 25 de junho de 2012

NOVO CURSO MINISTRADO NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA EM UBERLÂNDIA

Neste fim de semana (23 e 24 de junho) realizei mais um curso de ascensão vertical ao dossel no Condomínio Morada do Sol! Neste curso participaram: Rafael de Oliveira Franca, Natália Andrade Nunes e Giuliano Buzá Jacobucci. O Rafael e a Natália são estudantes da graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Giulino é professor do Instituto de Biociências da UFU. O Rafael atua na área de botânica e afirmou que tem interesse em utilizar as técnicas para trabalhar com dossel futuramente ou quem sabe até no projeto de mestrado. Segundo Rafael as técnicas de escalada de árvores "... aumentam o campo de atuação, pois não ficamos restritos a uma escada e um podão." A Natália trabalha com ornitologia e pretende utilizar as técnicas para coletar dados durante sua monografia no bacharelado. Em sua pesquisa a Natália investiga ninhos de psitacídeos e segundo ela, as técnicas de escalada em árvores constituem algo muito interessante para o profissional da área de ciências naturais. Já o Prof. Giuliano embora não tenha um objetivo imediato para aplicação das técnicas abordadas durante o curso afirmou que "... as possibilidades de uso para estudos de ambientes aquáticos de fitotelmata e tree holes são muito promissoras!" Por serem escassos os estudos de dossel no País Giuliano afirmou que pretende investir nesse “nicho” futuramente! É interessante destacar que esses fitotelmatas, mencionados pelo Prof. Giuliano, constituem microecossistemas aquáticos mantidos por estruturas vegetais terrestres, sendo as bromélias um dos melhores exemplos. Entretanto a informação científica sobre esses ecossistemas em ambiente de dossel no cerrado é baixíssima ou quase inexistente quando comparada com outros biomas como a Amazônia ou Mata Atlântica. Isso é explicado pois o número de pesquisadores que acessam a copa das árvores nesses dois últimos biomas é maior. Agradeço aos alunos de mais essa turma pela escolha e confiança no meu curso! Gostaria de destacar a colaboração voluntária no primeiro dia de curso do ex aluno Mansueto Alves Sousa Júnior como monitor!

Seguem abaixo algumas fotos do curso:


Da esquerda para direita eu, Natalia, Giuliano e Rafael.


Rafael, Giuliano e Mansueto no primeiro dia do curso durante a ascensão dando uma paradinha para a foto.


Natalia realizando ascensão.


Rafael e Giuliano treinando a troca de equipamento de ascensão para descensão com uso do freio em 8.


Natália no início da ascensão, utilizando 2 bloqueadores (ascensores) sendo um de punho e um na cintura (preso a cadeirinha).

Então se você também gostou da experiência que o Rafael, a Natália e o Giuliano tiveram faça contato e agende um curso também! Faça um investimento e acrescente mais essa habilidade em seu currículo, pois como educador ambiental, pesquisador ou prestador de serviço, certamente você será um profissional diferenciado nesse mercado tão competitivo. Ofereço o curso básico de escalada em árvores durante todo o ano, preferencialmente aos finais de semana. Além desses cursos também oferecemos outros não convencionais para estudantes, professores e profissionais da área ambiental! Confira outras opções em http://ceterrabrazilis.blogspot.com/. Grande abraço a todos e boas escaladas!!

Uberlândia vai sediar evento sobre arborização urbana

Por Marcelo Calfat Repórter Quinze pessoas participaram, no fim de semana, de um treinamento de escalada em árvores no Parque do Sabiá. A prática serviu de preparação para a 5ª edição do campeonato brasileiro da categoria, que vai acontecer nos dias 1º e 2 de setembro em Uberlândia. O evento é parte do 16º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU). O congresso vai discutir práticas de manejo de árvores urbanas e divulgar a importância da arborização nas cidades que proporciona, entre outros fatores, a redução das ilhas de calor, diminuição da incidência direta de raios provocando a redução do uso da refrigeração artificial, retenção da água das chuvas diminuindo a ocorrência de enchentes. No sábado e no domingo, os praticantes treinaram técnicas que serão aplicadas no torneio, orientados pelo engenheiro ambiental e presidente do Comitê Brasileiro de Escalada em Árvores, Sydney Brasil, que veio de Campinas, onde mora, para ministrar o curso. O último treinamento deste porte tinha sido realizado na cidade no ano passado. O próximo será em agosto. Os participantes do curso eram trabalhadores que habitualmente usam a escalada como técnica de acesso a árvores de grande porte, como arboristas, trabalhadores de concessionária de energia, coletores de sementes, praticantes de rapel e pesquisadores da flora e fauna. “O competidor tem que conhecer as técnicas. Dominando isso, ele tem condições de ter um bom desempenho”, disse Brasil. Segundo o orientador, o treino foi positivo. “Participaram pessoas que já tinham treinado comigo, isso foi bom para aprimorar a forma de escalada”, afirmou. Segundo ele, o esporte pode ser útil para pesquisadores e até para resgates dentro da mata. Foto: Valter de Paula No fim de semana os praticantes treinaram técnicas que serão aplicadas no campeonato brasileiro a ser realizado em setembro FONTE: http://www.correiodeuberlandia.com.br