quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Fechando 2012 com aula de campo na RPPN do Panga

No último sábado (17/11/2012) realizei aula de campo na RPPN do Panga para os alunos do curso de Especialização em Paisagismo e Plantas Ornamentais da Faculdade Católica de Uberlândia. Apesar da turma ser pequena gostei muito da participação e produtividade dessa turma. É muito bom trabalhar com uma turma interessada e questionadora o que nos levou a boas discussões. Novamente pedi ajuda do Prof. Dr. Edivane Cardoso Silva que trabalhou a parte de identificação dos tipos fitofisionômicos do Cerrado na RPPN do Panga bem como aquelas fitofisionomias que apareciam ao longo da estrada entre Uberlândia e o Panga. Além do Prof. Edivane agradeço também ao Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia pela liberação dessa Unidade de Conservação para fins didáticos. Também foi possível uma aula prática sobre técnicas e equipamentos de acesso vertical ao dossel. A árvore utilizada para escalada foi novamente um "jatobá da mata" (Hymenaea courbaril L.). Fiquem com algumas fotos dessa aula:

Momendo de explicação dos equipamentos utilizados em escala de árvores.

Escalando um jatobá da mata (Hymenaea courbaril L.).

Edivane explicando aos alunos as características de algumas espécies botânicas representativas de cada tipo fitofisionômico do Panga.

Edivane explicando aos alunos os tipos fitofisionômicos do Panga com auxílio de um mapa da RPPN.

OBS - As fotos foram tiradas pelo aluno Carlos Humberto Faleiross Stein Neto.

Em janeiro estou de volta com novos cursos! Obrigado à todos (alunos da Católica, seguidores, amigos, etc) que acompanham nossas atividades pelo blog! Um excelente fim de ano à todos!