segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

PRIMEIRO CURSO DO ANO 2013 - 19 E 20 DE JANEIRO

É com satisfação que registro o primeiro curso de ascensão vertical ao dossel (escalada de árvores) neste ano de 2013. Novamente o curso ocorreu no Condomínio e Clube Morada do Sol em Uberlândia - MG. Para este curso a turma foi composta pelos seguintes alunos:
João Ferreira Neto - aluno de graduação em Sistemas de Informação no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
Eudes Leandro da Silva – técnico em mecânica de veículos automotivos.
Anderson Esteves Fonseca – técnico em segurança do trabalho e empresário na área de serviços verticais (limpeza e manutenção predial).
André Luiz Mendes Barcelos – aluno de graduação em Engenharia Ambiental pela UNIUBE.
Os alunos João, Eudes e André são prestadores de serviço na área de esportes verticais e turismo de aventura da empresa Curupira Turismo, cujo proprietário é o nosso amigo Wesley Anastácio e que está sediada aqui na cidade mesmo. Eles procuraram o curso basicamente para ampliarem seus conhecimentos sobre técnicas de acesso vertical como alternativa para explorarem novas formas de hobbie/laser, desenvolverem habilidades na execução de seus trabalhos ou até mesmo como forma de partirem para um camping diferente e alternativo com acampamento na copa das árvores. Cumpre-me lembrar que os serviços ligados ao ecoturismo constituem um campo muito promissor para prestadores de serviços verticais e na Amazônia por exemplo, há empresas especializadas em levar turistas para as copas das árvores por meio de técnicas de escalada, para que esses turistas possam realizar atividades como: safári fotográfico ou pernoite na floresta. O Anderson possui uma experiência com trabalhos verticais em Angola pela Construtora Oderbrecht e procurou o curso como uma nova oportunidade para desenvolver habilidades que serão aplicadas nas atividades verticais de sua futura empresa. Desde já, desejamos sucesso em seus empreendimentos Anderson.
A novidade desse primeiro curso do ano foi o aumento de mais um aluno e mais um instrutor, ou seja a turma ficou composta por quatro alunos e dois instrutores. O objetivo dessas alterações foi promover uma melhor interação entre os alunos estimulando seu trabalho em dupla (escalador – segurança em terra) e o aumento da segurança com a orientação/fiscalização das atividades por dois instrutores. Ainda em fase de adaptação essa nova formatação, para que seja definitivamente implantada, dependerá de reuniões de avaliação e treinamento dos instrutores, compatibilidade das nossas agendas e também da disponibilidade de 4 alunos para composição das futuras turmas. Agradecemos, eu e o Francisco Schimit, aos 4 alunos da turma “janeiro de 2013” pela confiança e escolha do nosso curso. Vocês proporcionaram nosso crescimento e esperamos que fique a amizade e a possibilidade de encontros futuros, para desfrutarmos desse empolgante mundo que a escalada de árvores nos proporciona. Obrigado Schimit pela colaboração no curso e pelas válidas instruções que somarão e enriqueceram o curso. Espero que possamos continuar oferecendo essa nova formatação de curso! Fiquem com algumas fotos do curso:

Da esquerda para direita: João, Anderson, Eudes, Alexandre, Schimit e André.

Na esquerda André e na direita Eudes realizando ambos ascensão. Opnião do André: "Achei o curso muito proveitoso e muito organizado!"

A direita Eudes e João ajustando o peso na corda para o início de ascensão do André e a direita Schimit dando as últimas instruções e checando equipamentos para ascensão do Anderson.

Eudes começando ascensão! O depoimento de Eudes sobre o curso: "Muito bom o curso, muita prática, demonstração de muitos equipamentos e organização!"

João sobre a roda de madeira iniciando o procedimento de descensão com freio em oito. O depoimento do João sobre o curso: "Gostei muito da presença dos dois instrutores, pois dividem a atenção entre os alunos. Aprendi muita coisa com equipamentos interessantes!"

Anderson em ascensão! "Sobre o curso o mesmo foi bastante produtivo e proveitoso, ambos instrutores aptos e pacientes. Gostei do curso e de sua organização."

Eudes na rede instalada na copa da árvore curtindo a paisagem e aproveitando para dar uma descansadinha após a escalada!

Se você curtiu esse curso compartilhe com seus amigos, venha nos conhecer e fazer nosso curso! O agendamento é feito durante todo o ano, sempre aos fins de semana e/ou feriados e condicionado a disponibilidade de vagas. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas! Boa semana, saudações verticais!!