No último sábado (20/04/2013) realizei uma aula de campo no Parque Estadual do Pau Furado (PEPF), uma unidade de conservação do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) situada no município de Uberlândia - MG. Trata-se de uma unidade de conservação de proteção integral com algumas importantes fitofisionomias representativas do cerrado! O parque possui uma área total de 2.186,85 hectares e abrange também o município de Araguari. Participaram desta aula de campo alunos da Faculdade Católica (especialização em Paisagismo e Plantas Ornamentais) e da UNIUBE (Engenharia Ambiental). Gostaria de agradecer a atenção e as explanações realizadas pelo gerente do parque, geógrafo Bruno Rosa Alves e também pelos monitores Guilherme de Oliveira Bueno (geógrafo) e Renata Leandra de Almeida Castro (bióloga), todos funcionários do IEF (Instituto Estadual de Florestas). Também gostaria de registrar e agradecer a participação dos professores Edivane Cardoso da Silva e Flávia Alice. A aula de campo foi muito proveitosa porque foi possível visitarmos diferentes áreas dentro do parque que estão sendo alvo de projetos de recuperação. Nessas áreas, embora com características (relevo, solo, etc) e estágios de recuperação diferentes, notamos que há o predomínio das técnicas de plantio direto. Entretanto foi possível constatar no bate papo entre alunos, professores e monitores do parque que há a necessidade de se estudar e testar com mais ênfase, as técnicas de nucleação. O PEPF tem um potencial incrível para a pesquisa e ecoturismo e o Bruno Rosa Alves nos afirmou que a unidade está a disposição para receber projetos de pesquisa, especialmente aqueles que utilizem ferramentas com vistas a preservação e manutenção da fauna e flora local. É importante que a população de Uberlândia e da região conheça nossas unidades de conservação e entenda a importância da preservação de áreas como essa. Já participei de alguns eventos no parque demonstrando as técnicas básicas de escalada em árvores e eventualmente participo de coletas de sementes como voluntário do parque e vou confessar, trata-se de um espaço incrível para laser e para pesquisa. Recomendo à todos que conheçam o PEPF, que inclusive oferece periodicamente cursos muito interessantes (brigadista de incêndio, primeiros socorros, etc) e para obter maiores informações sobre as atividades desenvolvidas lá, o internauta pode acessar o blog oficial do PEPF, muito bacana por sinal, pelo link: http://paufurado.blogspot.com.br/. Fiquem com o registro dessa aula nas fotos abaixo:
domingo, 21 de abril de 2013
terça-feira, 16 de abril de 2013
Encontros com harpia gigante da Venezuela - BBC
Embora o vídeo seja antigo, filmado provavelmente em 2009 e veiculado na TV em 2010, vale a pena conferir o trabalho de uma equipe de filmagem da BBC que documentou a vida íntima de uma das maiores e mais poderosas águias do mundo, a harpia da América Central e América do Sul. Durante os trabalhos de filmagem desse documentário, a equipe de produção sofreu um ataque de sobrevoo da harpia. A matéria original no site da BBC pode ser conferida no link http://news.bbc.co.uk/earth/hi/earth_news/newsid_8774000/8774926.stm e o vídeo documentário também pode ser encontrado em http://www.youtube.com/watch?v=R8ce1TvnXIo.
Recomendo que observem os equipamentos do cineasta de vida selvagem Fergus Beeley, considerado por alguns como o substituto do renomado naturalista David Attenborough.
Espero que gostem dessa dica de documentário e reportagem da BBC. Grande abraço e boas escaladas!
Alexandre Coletto da Silva
Recomendo que observem os equipamentos do cineasta de vida selvagem Fergus Beeley, considerado por alguns como o substituto do renomado naturalista David Attenborough.
Espero que gostem dessa dica de documentário e reportagem da BBC. Grande abraço e boas escaladas!
Alexandre Coletto da Silva
Assinar:
Postagens (Atom)