Sucesso total em mais um curso básico de acesso vertical ao dossel em Uberlândia neste fim de semana (28 e 29 de setembro)! Essa edição do curso ocorreu no Centro de Estudos Terra Brazilis. A turma ficou composta por:
Sandro Renato Ferreira – Engenheiro agrônomo
Emanuelle de Toledo Alcazas - esposa do Sandro
Diana Salles Sampaio – bióloga, professora da Universidade Federal de Uberlândia;
O destaque neste curso ficou para o Sandro Ferreira e sua esposa Emanuelle que são empresários na área de produção de borracha (cultivando Hevea brasiliensis L.) e também para a presença, pela primeira vez, de uma professora da Universidade Federal de Uberlândia como aluna, a Profa. Diana Salles.
Em pé da esquerda para direita: Francisco Schimdt, Diana Salles, Sandro Ferreira, Emanuelle e Alexandre Coletto(agachado).
O Sandro nos relatou que encontrou informações sobre o curso na internet quando procurava uma alternativa para explorar o turismo rural. A procura de nosso curso com esse objetivo nos enche de alegria pois constantemente estamos divulgando por meio de palestras em diferentes ocasiões e instituições o uso do "treeclimb" para a exploração do turismo alternativo, ou turismo não convencional. Com o aumento do turismo no Brasil em função dos grandes eventos esportivos, a escalada de árvores poderá se tornar uma alternativa muito interessante para um público mais seleto e interessado em um contato mais radical com a natureza. Em relação ao curso o Sandro nos disse: “O curso atendeu as expectativas, não deixando nada a desejar”. A Emanuelle nos relatou que resolveu fazer o curso para acompanhar seu esposo e também ficou contente com o que aprendeu durante a execução das atividades.
Sandro Ferreira em procedimento de ascensão!
Emanuelle na rede, se preparando para descer com segurança garantida por Alexandre Coletto.
Sandro na rede, clipado no sistema SRT.
A professora Diana afirmou: “Meu interesse em realizar o curso visou analisar possibilidades em utilizar a escalada no trabalho botânico que envolve coleta de sementes, polinizações experimentais e observação de visitantes florais, dentre outros.” Realmente são diversas as possibilidades de se utilizar as técnicas de escalada para a pesquisa. Neste blog já abordamos esse tema de forma exaustiva e nos traz muito alegria quando alunos procuram o curso com o objetivo de utilizar esse conhecimento como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento da ciência. A Diana já se mostrou interessada em desenvolver pesquisas na área de dossel em cooperação conosco, espero que realmente isso possa se concretizar e que a Universidade Federal de Uberlândia possa se tornar um centro de difusão de conhecimento da área de dossel no Triângulo Mineiro.
Diana Salles em procedimento de ascensão!
Diana se preparando para passar para a rede.
Francisco Schimdt ensinando os tipos de nós básicos utilizados neste curso.
Momento de descontração: primeiro plano Francisco Schimdt, Emanuelle em ascensão e Sandro na rede.
Novamente agradecemos aos alunos pela escolha do nosso curso! Obrigado a bióloga Profa. Neiva Beatriz Antunes por emprestar mais uma vez sua chácara para que esse curso pudesse ocorrer. Sem a sua ajuda nada disso seria possível. Obrigado ao parceiro de atividades verticais Francisco Schimdt pela ajuda em mais um curso. Se você curtiu essa matéria compartilhe com seus amigos, venha nos conhecer e fazer nosso curso também! O agendamento é realizado durante todo o ano, sempre aos fins de semana e/ou feriados e condicionado a disponibilidade de vagas. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas! Boa semana, saudações verticais!! SELVA!