quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Associado ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura ) participa de promoção de cursos de escalada em árvores

Começa este mês em Presidente Figueiredo (AM) a série de cursos promovidos por meio de uma parceria entre a empresa Tropical Tree Climbing, associada ABETA, e as organizações norte-americanas Tree Climbers Internacional (TCI) e Tree Climbing Northwest (TCNW). Serão três cursos de escalada em árvore realizados no Centro de Treinamento de Escalada em Árvores para Áreas Tropicais, em um sítio localizado dentro de grande área verde de 270 hectares. Também acontecem duas grandes expedições no Arquipélago de Anavilhanas, com a presença de reconhecidos escaladores de Estados Unidos e Japão.

É o segundo ano consecutivo em que a parceria é promovida no Brasil. Os objetivos são promover o uso de uma técnica segura e eficiente de escalada em árvores, e criar alternativas ecoturísticas para a região.

Curso – As aulas são voltadas para pesquisadores, escaladores, turistas, fotógrafos, estudantes e amantes da natureza. O enviado especial da TCI para ministrar os cursos é Tim Kovar, instrutor profissional que já esteve no Brasil outras vezes dando aulas de escalada em árvore.

O que difere as escaladas já existentes no país da que é ensinada por Kovar é que os alunos aprendem as técnicas desenvolvidas pela TCI - um método seguro e que minimiza os impactos ambientais.

No curso básico, os alunos aprendem duas técnicas diferentes: Doubled Rope Technique (DRT) - que em português pode ser traduzido como “técnica de corda dupla” - normalmente utilizada por quem prefere escalar árvores de pequeno a médio porte. Single Rope Technique (SRT), ou “técnica de corda única”, desenvolvida para escalar árvores mais altas.

No módulo avançado, aprendem a se movimentar melhor pelos galhos para amarrar “tree boats”, espécie de rede que permite deitar e até dormir nas árvores com conforto e segurança.

No curso para Facilitadores, estudam técnicas com a finalidade de ensinar escalada a outras pessoas.

As aulas incluem a hospedagem no alojamento do Centro de Treinamento de Escalada em Árvores para Áreas Tropicais.

Serviço:

Curso básico de escalada de árvores tropicais
Data: 28/12 a 03/01
Turma: máximo 3 pessoas

Curso avançado de escalada de árvores tropicais
Data: 05 a 07/01
Turma: máximo 3 pessoas.
Pré-requisito: Curso básico

Facilitador do programa de escalada em árvores tropicais
Data: 9/01 a 13/01
Turma: máximo 4 pessoas.
Pré-requisito: Curso básico, Avançado e Certificado em Resgate e Primeiros Socorros

Mais informações acesse http://www.tropicaltreeclimbing.com


FONTE: http://www.abeta.com.br 13/12/2010

Nenhum comentário: