quinta-feira, 23 de junho de 2011

Secretaria de Pequenos Negócios promove curso para aproveitamento de matéria-prima regional

Flaviano Schneider (Cruzeiro do Sul)22-Jun-2011
Agricultores aprendem a técnica de coleta de oleaginosas por escalada e produção de fitocosméticos
A Secretaria de Estado de Pequenos Negócios encerrou dois cursos voltados para geração de renda, com utilização de matéria-prima da região, em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Com duração de três dias, o curso Boas Técnicas de Coleta de Oleaginosas habilitou os participantes a colherem a matéria-prima em árvores da floresta, de maneira segura. O condutor do curso é Edilson Consuelo de Oliveira, mateiro, identificador botânico, com 15 anos de experiência em escalada com rapel e com uso de espora.
Já o curso demonstrativo de produção de fitocosméticos e extração de óleo de buriti durou um dia, sob direção da farmacêutica Silvia Luciane Basso, coordenadora do Laboratório de Produtos Naturais, da Funtac, com participação de Manoel Bezerra, tradicional fabricante artesanal de produtos cosméticos. Ele ensinou a fazer produtos básicos com utilização de matéria-prima regional. Assim, os participantes aprenderam a fabricar sabão, sabonete, xampu, repelente utilizando açaí, patauá e buriti e ainda o óleo trifásico de buriti, que é um produto hidratante. Também foi ensinada a técnica de fazer sabão com sebo de animal e óleo reciclado.

A Secretaria de Estado de Pequenos Negócios encerrou dois cursos voltados para geração de renda, com utilização de matéria-prima da região, em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima (Foto: Flaviano Schneider)

Comunidades se animam com atenção do governo

Os 11 participantes de Mâncio Lima pertencem à Cooperfrutos. Os 23 participantes de Cruzeiro do Sul são de comunidades espalhadas ao longo do Ramal 3 do Projeto Santa Luzia: Sociedade Agrícola do Igarapé Branco, Associação União dos Ramais, Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade São José e Associação do Ramal União, da Gleba Jamil.
O presidente da Sociedade Agrícola do Igarapé Branco, Darci dos Santos, ficou entusiasmado com o apoio vindo do governo. “Trazer esse curso para a comunidade foi a coisa mais importante que o governo poderia fazer pela gente. Vai mudar a vida da comunidade, a começar da união na confecção do sabão, na extração de óleo e na escalada para colher a matéria-prima para fazer o trabalho. Todas as quatro comunidades envolvidas estão agradecidas de terem recebido esse apoio. A continuidade agora depende da gente. O governo está dando e a gente não pode deixar cair no chão”, expressou.
A novidade no curso de escalada é que não apenas os homens se habilitaram, mas também mulheres. As agricultoras Maria Luzilene da Silva e Maria Railda Lopes Ramos não se intimidaram e fizeram o curso. Acostumadas à vida junto à floresta, elas aprenderam a subir em árvores com uso da espora. “Com os equipamentos temos segurança, o que nos deixa confiantes”, disse Maria Luzilene.

Ação a muitas mãos

A secretária adjunta da Sepen, Silvia Monteiro, conta que no momento a secretaria está fomentando e potencializando uma atividade com o qual as pessoas da região já convivem. Segundo ela, muitos já trabalham artesanalmente com os produtos das palheiras da região e já faz parte de seu dia-a-dia a coleta de açaí, buriti e patauá. Na continuidade, a Sepen está providenciando, através de um projeto, equipamentos que vão estruturar as comunidades.

Silvia informou ainda que a ação da Sepen contou com a parceria da Secretaria da Floresta (Sefe), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Instituto Dom Moacyr (IDM), Secretaria de Agricultura e Pecuária (SEAP) e Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). Ela destaca também a participação do promotor Leonardo dos Santos que manteve contato com a Sepen e solicicitou os cursos para o Ramal 3.

“A meta do governador Tião Viana e do secretário José Carlos Reis [Pequenos Negócios] é de que a gente esteja presente nas comunidades mais distantes e que oportunizemos meios de geração de renda”, disse Silvia.
Atualizado em ( 22-Jun-2011)

FONTE: http://www.agencia.ac.gov.br

quarta-feira, 22 de junho de 2011

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA - RECALL DO GRIGRI 2

Este blog se pauta pela seriedade para com o assunto "tree climb" e nessa linha de trabalho decidi divulgar uma notícia muito importante pra quem trabalha não só com escalada de árvores mas com técnicas verticais de modo geral. Trata-se do RECALL DO GRIGRI 2. Veja a notícia reproduzida abaixo pelo distribuidor dos produtos PETZL no Brasil:



Para o procedimento de troca do equipamento é necessário que o número de série do seu grigri 2 esteja entre 10326 e 11136. Para isso é necessário entrar em contato com a Spelaion pelo telefone (19) 34340535 ou por e-mail spelaionbrasil@gmail.com colocando no campo de assunto a frase RECALL GRIGRI 2. Parabéns à PETZL e a SPELAION pela seriedade e compromisso na divulgação desse recall.

Galera, segurança é tudo!!! Boas escaladas!!!

FONTE: SPELAION (Distribuidor brasileiro dos produtos Petzl - http://www.spelaion.com/portal/)

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Os vulcões e as florestas plantadas

No ano passado, na Islândia, estimou-se que o vulcão Eyjafjallajökull, emitiu 150 mil toneladas de CO2 por dia na atmosfera. E agora, no Chile?
A emissão de CO2 em uma erupção vulcânica é algo quase que imensurável. É um fenômeno natural, e por isso, considerado ciclo da vida, da natureza.
No ano passado, na Islândia, estimou-se que o vulcão Eyjafjallajökull, emitiu 150 mil toneladas de CO2 por dia na atmosfera. E agora, no Chile?
Acontece que o CO2 que a natureza "devolve" para o ar é compensado pela própria natureza. O que precisamos neutralizar, é o que a humanidade produz em excesso.
E é nesse sentido que as florestas plantadas são grandes aliadas do planeta. Além de poluir menos, preservar e recuperar áreas desmatadas, é preciso plantar árvores.
Em florestas bem conduzidas, é possível ter até 1.500 árvores em um hectare. Ou seja, só em Mato Grosso do Sul, por exemplo, teríamos hoje, aproximadamente 600 milhões de árvores plantadas, neutralizando 64 milhões de CO2 a cada ano.*
As indústrias de base florestal são muito eficientes na condução de florestas sustentáveis. Ao longo de sete anos, essas árvores reciclam os nutrientes do solo, fazem a fotossíntese absorvendo o carbono e, no final, quando são colhidas, outras são plantadas.
Mas, se você quiser fazer a sua parte, e ajudar de alguma forma, entre no site Plante Árvore e receba suas mudas grátis!
*MS possui aproximadamente 400 mil hectares de florestas plantadas de acordo com a Reflore/MS
Fonte: Robson Trevisan, Painel Florestal (http://www.painelflorestal.com.br)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Curso de podagem da prefeitura tem participação de mais de 40 inscritos

O chefe do Departamento de Manejo e Proteção Ambiental, da Sema, Denis de Souza Oliveira, explicou que a capacitação é importante para o conhecimento dos procedimentos corretos no que diz respeito à podagem, principalmente na área urbana.

Mais de 40 pessoas participam do “Minicurso de Poda de Árvores” que a Prefeitura de Porto Velho realiza no Parque Ecológico durante todo o dia, como parte da programação dos “Oito Dias de Ativismo Verde” e da Semana do Meio Ambiente. A capacitação é ministrada pelo engenheiro florestal Sidney Brasil, presidente do Comitê do Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores e Secretário Regional Norte da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU).

O minicurso orienta a execução correta da poda de árvores nas ruas da capital de forma a não ter impactos no meio ambiente. O treinamento também vai possibilitar a padronização na forma como os órgãos públicos que trabalham nessa área realizam o corte de árvores. A “poda racional” (ou poda correta), de acordo com de Sidney Brasil, só apresenta vantagens, pois aumenta a longevidade da planta; maximiza o uso do dinheiro público; libera mão de obra para outras funções, ao aumentar o rendimento do trabalho; reduz o uso de equipamentos pesados e, por conseqüência, os transtornos à vida urbana.

O chefe do Departamento de Manejo e Proteção Ambiental, da Sema, Denis de Souza Oliveira, explicou que a capacitação é importante para o conhecimento dos procedimentos corretos no que diz respeito à podagem, principalmente na área urbana.

São vários aspectos que precisam ser levados em consideração como, área de contenção para diminuir o risco de segurança, cuidado com a fiação elétrica e também a poda que é realizada nas mudas. Com isso será possível estabelecer um padrão de qualidade com relação a podagem em Porto Velho.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) também fará um inventário das espécies que foram usadas para arborizar a cidade por meio de um sistema de georreferenciamento. A partir dessas informações geográficas, a prefeitura terá como criar um banco de dados com a identificação das árvores existentes em Porto Velho.

FONTE: http://www.rondoniadinamica.com
Publicada em 09/06/2011 - 11h35min/Autor: Joel Elias

quinta-feira, 2 de junho de 2011

JORNAL "CORREIO DE UBERLÂNDIA" APRESENTA MATÉRIA SOBRE O PARQUE DO PAU FURADO

O jornal Correio de Uberlândia marcou presença ontem nas atividades da IV Semana do Meio Ambiente e traz na sua edição de número 22.331 de quinta-feira (2/6/2011) uma matéria sobre o Parque Estadual do Pau Furado. Essa é a terceira reportagem da série que o jornal publicará até domingo sobre os desafios de se preservar o meio ambiente no município de Uberlândia. Pra nossa alegria reproduzo a foto do fotógrafo Valter de Paula que flagrou o momento do mini curso "Fitofisionomias do Cerrado" com demonstração das técnicas verticais de acesso ao dossel!



Obrigado ao Correio de Uberlândia por mais uma oportunidade de divulgar a escalada de árvores no Triângulo Mineiro.

DEMONSTRAÇÃO DE ESCALADA DE ÁRVORES NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Ontem (1/06/2011) tive o prazer de realizar demonstrações sobre escalada de árvores no Parque Estadual do Pau Furado, em Uberlândia-MG por ocasião da IV Semana do Meio Ambiente (realizada no período de 31 de maio à 5 de junho de 2011). A IV Semana do Meio Ambiente é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Câmara Municipal de Uberlândia. As demonstrações de escalada ocorreram dentro da programação de um mini curso intitulado "Fitofisionomias do Cerrado" onde cerca de 70 alunos também puderam ter acesso a informações sobre características da vegetação de cerrado do Parque do Pau Furado, uma importante Unidade de Conservação do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) da região do Triângulo Mineiro. Gostaria de agradecer algumas instituições e pessoas pelo convite para participar desse evento:

Secretaria do Meio Ambiente - Raquel Mendes Carvalho (Secretária de Meio Ambiente), Sandra Borges Pereira (Diretora de Desenvolvimento Ambiental) e Lucas de Moraes Sampaio (Coordenador do Núcleo de Regularização do Patrimônio Ambiental);
Instituto Estadual de Florestas - Erick Almeida Silva (Gerente do Parque Estadual do Pau Furado) e Bruno Alves (Monitor Ambiental);
Prof. Dr. Edivane Cardoso Silva - Professor co-responsável pelo mini curso "Fitofisionomias do Cerrado".

Ressalto que para essa demonstração, por questão de segurança, somente 2 alunos puderam escalar, uma vez que os mesmos receberam treinamento prévio, no ultimo fim de semana, para essa finalidade! Esses alunos foram Lucas de Moraes Sampaio (Prefeitura Municipal de Uberlândia) e Bruno Alves (IEF). Abaixo compartilho algumas fotos dos momentos agradáveis que passei ontem:

Parte dos alunos que participaram do mini curso "Fitofisionomias do Cerrado" por ocasião da IV Semana do Meio Ambiente.

Demonstração da possibilidade de ascensão de uma aluna voluntária à copa, sem que a mesma tivesse qualquer conhecimento sobre escalada de árvores.

A mesma aluna realizando uma simulação de coleta botânica.

Da esquerda para a direita: Prof. Edivane Cardoso Silva (UFG); Leonardo, Bruno Alves e Erick Almeida Silva (IEF) e Alexandre Coletto da Silva (UFU).

Nosso amigo Quati aqui foi o visitante mais ilustre, que infelizmente passou pelo estresse de ficar no alto da árvore até o fim do curso, quando todo mundo foi embora. À você amigo nossas sinceras desculpas pelos transtornos causados por nossa presença. Tadinho, teve que assistir demonstração de coisas que ele sabe fazer melhor do que ninguém!!!


NOTA DO BLOG: ontem completei mais um ano de vida nesse Planeta e foi motivo de muita alegria comemorar de uma forma diferente, falando de um assunto importante (escalada de árvores) e suas aplicações para o meio ambiente. Portanto após o vazamento dessa informação (meu aniversário), só me resta expressar o meu muito obrigado a todos os alunos que carinhosamente se manifestaram com um "PARABÉNS PRA VOCÊ" debaixo das árvores! Isso não tem preço...