sexta-feira, 10 de junho de 2011

Os vulcões e as florestas plantadas

No ano passado, na Islândia, estimou-se que o vulcão Eyjafjallajökull, emitiu 150 mil toneladas de CO2 por dia na atmosfera. E agora, no Chile?
A emissão de CO2 em uma erupção vulcânica é algo quase que imensurável. É um fenômeno natural, e por isso, considerado ciclo da vida, da natureza.
No ano passado, na Islândia, estimou-se que o vulcão Eyjafjallajökull, emitiu 150 mil toneladas de CO2 por dia na atmosfera. E agora, no Chile?
Acontece que o CO2 que a natureza "devolve" para o ar é compensado pela própria natureza. O que precisamos neutralizar, é o que a humanidade produz em excesso.
E é nesse sentido que as florestas plantadas são grandes aliadas do planeta. Além de poluir menos, preservar e recuperar áreas desmatadas, é preciso plantar árvores.
Em florestas bem conduzidas, é possível ter até 1.500 árvores em um hectare. Ou seja, só em Mato Grosso do Sul, por exemplo, teríamos hoje, aproximadamente 600 milhões de árvores plantadas, neutralizando 64 milhões de CO2 a cada ano.*
As indústrias de base florestal são muito eficientes na condução de florestas sustentáveis. Ao longo de sete anos, essas árvores reciclam os nutrientes do solo, fazem a fotossíntese absorvendo o carbono e, no final, quando são colhidas, outras são plantadas.
Mas, se você quiser fazer a sua parte, e ajudar de alguma forma, entre no site Plante Árvore e receba suas mudas grátis!
*MS possui aproximadamente 400 mil hectares de florestas plantadas de acordo com a Reflore/MS
Fonte: Robson Trevisan, Painel Florestal (http://www.painelflorestal.com.br)

Nenhum comentário: