A turma empolgou-se nas práticas de escalada propostas pelo professor Fernando Pierozan
Aprofundar conhecimentos e praticar técnicas para facilitar estudos em regiões íngremes. Com esta proposta, a Universidade Paranaense – Unipar iniciou as aulas do curso de pós-graduação em ‘Ecologia, Manejo e Conservação da Biodiversidade’. O primeiro módulo versou sobre utilização de técnicas verticais para estudo em campo, com o professor Fernando Duarte Pierozan, de Cascavel.
Além dos conteúdos teóricos, os alunos praticaram escalada e rapel. De acordo com o professor, estas técnicas são muito utilizadas pelos profissionais que estudam seres que vivem em cânions, costões rochosos, cachoeiras, paredões de pedra, árvores altas, entre outros, quando são necessárias observações e coletas.
“As próximas disciplinas darão embasamento aos futuros biólogos da conservação, para um dos principais desafios que o planeta enfrenta: a conservação da biodiversidade”, adianta o coordenador da especialização, professor Fernando Rodrigo Treco.
Em campo, o professor Fernando Pierozan ministrou aula inaugural
Ele disse que várias atividades práticas serão desenvolvidas paralelamente às aulas teóricas; no planejamento já estão incluídas visitas técnicas ao Parque Nacional do Iguaçu e a regiões litorâneas.
FONTE: http://www.unipar.br
NOTA DO BLOG: Ainda na linha de divulgação das técnicas verticais de acesso ao dossel postei essa matéria aqui no blog e aproveito para dar os parabéns aos Professores Fernando Rodrigo Treco e Fernando Duarte Pierozan pela iniciativa em abordar esse tema num curso de ecologia.
Um comentário:
\gosto da natureza e queria escalar fazer caminatas nos cerros como posso participar? nazarenadiez@gmail.com
Postar um comentário