Olá seguidores, amigos ou visitantes do blog! Mais uma turma realizou esse fim de semana (7 e 8 de abril) o curso de Técnicas de Ascensão Vertical ao Dossel (Escalada em Árvores) em Uberlândia. Mais uma vez realizamos o curso no Condomínio Morada do Sol e dessa vez os alunos foram o veterinário Marcelo Figueiredo (concluindo a segunda etapa do curso) e os biólogos Gudryan J. Barônio e Jonas Maravalhas. O Gudryan e o Jonas são alunos do mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia e procuraram o curso por indicação de um ex aluno do curso, o Oscar (Colômbiano), também estudante do mestrado que atualmente está usando as técnicas de escalada para coletar dados para sua dissertação. Dessa vez optei por incluir uma atividade diferente onde me posicionei longe da árvore utilizada no curso para escalada e passei diversas instruções/comandos por rádio. Todas as atividades executadas por auxilio do rádio foram monitoradas por binóculo, ou seja, mesmo afastado foi possível observar cada movimento dos dois alunos escaladores (Jonas e Marcelo) e também do Gudryan que ficou como auxiliar de solo, garantindo segurança ou fornecendo materiais à equipe de dossel. Outra atividade diferente foi que pela primeira vez coloquei um aluno (no caso o Jonas) para fixar uma bromélia na árvore. Pretendo continuar fazendo isso, especialmente com espécies de epífetas nativas. Estou certo de que os alunos aproveitaram bastante o curso bem como puderam perceber o diferencial para o profissional que trabalha com meio ambiente e possui habilidades na área de técnicas verticais para acesso ao dossel. Mais uma vez obrigado aos alunos pela confiança e escolha do nosso curso! Novamente chamo a atenção que atuar nessa área exige responsabilidade, concentração, treinamento e cuidado (pessoal e/ou com equipamentos) e escalar sozinho nunca deve ser uma opção. A prioridade deve ser sempre a segurança! Fiquem agora com alguns momentos do curso do Marcelo, Gudrian e Jonas:
A turma do curso. Da esquerda para a direita, eu (Alexandre), Marcelo, Jonas e Gudryan.
Gudryan (no centro) e Marcelo (no canto superior direito) preparando e checando os equipamentos para ascensão.
Jonas realizando fixação de uma bromélia.
Gudryan praticando a forma correta de se enrolar a corda após atividade.
Os alunos em procedimento de descensão com freio em 8.
O Gudryan deixou registrado a seguinte opinião sobre o curso: “Durante o curso vi dezenas de possibilidades de utilização das técnicas, tanto na vida profissional como pessoal. Com certeza recomendadíssimo!” E aí!? Gostou da experiência que o Marcelo, Jonas e o Gudryan tiveram? Então faça contato e agende um curso também! Faça um investimento e acrescente mais essa habilidade em seu currículo pois como educador ambiental, pesquisador ou prestador de serviço certamente você será um profissional diferenciado nesse mercado tão competitivo. Ofereço o curso básico de escalada em árvores durante todo o ano, preferencialmente aos finais de semana. Além desses cursos também oferecemos outros não convencionais para estudantes, professores e profissionais da área ambiental! Confira outras opções em http://ceterrabrazilis.blogspot.com/. Grande abraço a todos e boas escaladas!!
2 comentários:
Que tipo de corda vcs usam? Estática ou dinâmica?
O ideal é usar uma corda estática amigo para evitar o efeito yoyo ao se jumariar (utilizar o blocante de punho, jumar ou ascender) mas uma semi estática também serve!
Postar um comentário