quinta-feira, 28 de julho de 2011

Site Inventário Florestal do Estado de Minas Gerais

O Inventário Florestal do Estado de Minas Gerais é um conjunto de informações relacionadas aos recursos florestais que complementarão, de forma essencial, o conjunto de dados fundamentais para o planejamento da gestão ambiental em Minas Gerais. Com esse instrumento, será possível identificar e determinar os principais atores e as principais causas que levam à alteração do uso do solo mineiro e ao empobrecimento de sua diversidade biológica. A partir daí, pode se interferir de forma decisiva nos processos produtivos, a fim de buscar um permanente e verdadeiro desenvolvimento sustentável. O Inventário Florestal do Estado de Minas Gerais é uma ação do Governo Mineiro, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentá vel (SEMAD) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Já existe um site sobre o projeto. Acesse: http://inventarioflorestal.meioambiente.mg.gov.br .

FONTE: Informativo Eletrônico do Conselho Regional de Biologia - 4a Região

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental

De 14 a 16 de setembro de 2011, irá acontecer Guarapari (ES) o Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental. O objetivo é o de ampliar e aprofundar o debate entre os diferentes segmentos ligados ao assunto sobre os principais problemas e alternativas de soluções para o desenvolvimento do setor. O congresso também irá discutir as inovações tecnológicas do setor e as novas estratégias na implantação e conservação de florestas ambientais. Terão descontos as inscrições feitas até 1º de agosto. Mais informações: http://cedagro.org.br/cbra/.

FONTE: Informativo Eletrônico do Conselho Regional de Biologia - 4a Região (comunicacao@crbio04.gov.br)

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Francisco Beltrão: Rapel marca início da pós em Ecologia

A turma empolgou-se nas práticas de escalada propostas pelo professor Fernando Pierozan

Aprofundar conhecimentos e praticar técnicas para facilitar estudos em regiões íngremes. Com esta proposta, a Universidade Paranaense – Unipar iniciou as aulas do curso de pós-graduação em ‘Ecologia, Manejo e Conservação da Biodiversidade’. O primeiro módulo versou sobre utilização de técnicas verticais para estudo em campo, com o professor Fernando Duarte Pierozan, de Cascavel.

Além dos conteúdos teóricos, os alunos praticaram escalada e rapel. De acordo com o professor, estas técnicas são muito utilizadas pelos profissionais que estudam seres que vivem em cânions, costões rochosos, cachoeiras, paredões de pedra, árvores altas, entre outros, quando são necessárias observações e coletas.

“As próximas disciplinas darão embasamento aos futuros biólogos da conservação, para um dos principais desafios que o planeta enfrenta: a conservação da biodiversidade”, adianta o coordenador da especialização, professor Fernando Rodrigo Treco.


Em campo, o professor Fernando Pierozan ministrou aula inaugural

Ele disse que várias atividades práticas serão desenvolvidas paralelamente às aulas teóricas; no planejamento já estão incluídas visitas técnicas ao Parque Nacional do Iguaçu e a regiões litorâneas.


FONTE
: http://www.unipar.br

NOTA DO BLOG: Ainda na linha de divulgação das técnicas verticais de acesso ao dossel postei essa matéria aqui no blog e aproveito para dar os parabéns aos Professores Fernando Rodrigo Treco e Fernando Duarte Pierozan pela iniciativa em abordar esse tema num curso de ecologia.

sábado, 2 de julho de 2011

Robô chinês monitora desmatamento na floresta

Inspirado em pequenas lagartas, o Treebot pode ser a nova solução da China para a preservação ambiental. O robô escala árvores com suas pernas aracnídeas e é equipado com uma câmera para localizar qualquer perigo para a floresta entre as folhas. Seu corpo segmentado permite que ele passe por galhos complexos e faça curvas.

Xu Yangsheng, professor da Universidade Chinesa de Hong Kong, afirmou que a natureza deu a ele a ideia para a criação. "Eu costumava observar como as lagartas escalam árvores e gosto muito dessa ideia", disse. "Acho que devemos desenvolver um robô para monitorar a situação na floresta, especialmente agora que há muitos incêndios e desastres ambientais acontecendo em áreas florestais", afirmou.

A câmera do Treebot transmite imagens em tempo real e pode ser ligada a uma célula de energia solar, de modo que não precisaria interromper seu trabalho para recarregar. E embora ele pese apenas 600 gramas, pode carregar três vezes o seu peso.

"Ele pode escalar diferentes tipos de árvores: superfícies lisas, ásperas e seguir diferentes direções, grandes ou pequenas. Além disso, ele pode, automaticamente, se agarrar a galhos, então sua mobilidade é boa", disse Xu.

O robô ainda precisa de algum refinamento - a câmera não funciona bem sob luz fraca e ele tende a escorregar quando as árvores estão molhadas - mas Xu disse que o potencial é óbvio e ele espera que, em breve, o robô esteja escalando árvores ao redor do mundo.

FONTE: Disponível em: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5216290-EI12879,00-Robo+chines+monitora+desmatamento+na+floresta.html Acesso em: 2/06/2011


NOTA DO BLOG: A alguns dias tenho visto notícias sobre esse robô! Achei genial a ideia que poderá constituir-se uma importante ferramenta para cientistas escaladores de árvores que poderão monitorar os melhores galhos para uma determinada ancoragem, garantindo dessa forma tanto maior segurança quanto menores danos ao caule das árvores. A família de lagartas que inspirou o desenho desse robô é Geometridae, que pertence a ordem de insetos Lepidoptera e os movimentos realizados por essas lagartas (fase imatura das mariposas) são conhecido pelo senso comum como "movimento de mede palmos". Já imaginou um robô desses coletando informações sobre comportamento de uma determinada ave para um cientista escalador operando a engenhoca de uma árvore vizinha??!! Isso é notável, a tecnologia a serviço da ciência... Parabéns ao Professor Xu Yangsheng pela invenção e espero que ela seja útil a causa da preservação de nossas florestas ao redor do mundo. A foto abaixo mostra o robô da matéria em questão e o vídeo dele escalando as arvores pode ser acessado no link disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zmqDePXM89Y Acesso em 2/06/2011.