sábado, 7 de junho de 2008

1o CAMPEONATO BRASILEIRO DE ESCALADA EM ÁRVORES

O evento destina-se à participação de arboristas, coletores de sementes e demais pessoas que habitualmente usam a escalada como técnica de acesso a árvores de grande porte. A intenção é divulgar as boas práticas de manejo da arborização urbana e promover a confraternização entre profissionais. Assim, serão valorizadas as normas e os equipamentos de segurança para os trabalhos em altura, bem como o respeito pela integridade das árvores.
Por uma questão de igualdade entre os concorrentes não será permitido, durante as provas, a utilização de equipamentos que o Júri considere vantagem competitiva. No entanto, sendo um dos objetivos deste encontro a troca de informações técnicas, estimulam-se aos participantes divulgar, extra-campeonato, e a divulgação extra campeonato de eventuais novos equipamentos ou técnicas inovadoras que possam contribuir para a evolução da profissão.

1. O Campeonato é constituído por duas fases de provas:
a SELETIVA, com 03 provas (footlock, resgate em altura e deslocamento na copa), realizadas no 1º dia do Campeonato.
a FINAL, onde os 3 ou 5 competidores com menores tempos na primeira fase realizam uma prova final de deslocamento na copa, realizada no 2º dia do Campeonato.
1.1. Prova de FOOTLOCK - O objetivo desta prova é testar a capacidade do concorrente em escalar verticalmente a árvore numa corda dobrada (dupla), utilizando o método conhecido por Footlock, o qual combina a utilização de um nó autoblocante (Prusik, por exemplo) com um travão feito com os pés.
O concorrente deverá subir a corda previamente instalada pelo método descrito.
Será cronometrado o tempo entre o momento em que deixar o chão e o momento em que fizer soar uma sineta colocada no topo da subida. Os competidores serão ordenados por ordem crescente de tempo.
Não são permitidos dispositivos mecânicos, tipo ascensor
1.2. Prova de RESGATE EM ALTURA – O objetivo desta prova é testar a capacidade do concorrente nas técnicas de salvamento e resgate aplicados num manequim instalado com a sua corda de escalada situada a grande altura numa árvore.
1.3. Prova de DESLOCAMENTO – O objetivo desta prova é testar a capacidade do concorrente em deslocar-se rapidamente e em segurança na copa da árvore e a sua aptidão para realizar tarefas em altura.
O concorrente deverá, ainda no solo, selecionar mentalmente a bifurcação onde se vai instalar, de forma que possa deslocar-se aos pontos da copa pré-determinados pela organização.
Sobe através de escada os primeiros galhos da árvore e, a partir daí, escala ao ponto de ancoragem por si escolhido para instalar a fita de ancoragem.
Em ramos terminais dos galhos da árvore, estarão colocadas 3 sinetas sinalizadas com fitas de cor.
Para completar a prova, o concorrente terá de tocar todas as sinetas, deslocando-se na copa o mais rapidamente possível, mas sempre preso à árvore pelo seu equipamento de segurança.
Será cronometrado o tempo total da prova (que começa quando o concorrente sai do solo para a escada e termina quando volta a tocar no solo). Os competidores serão ordenados por ordem crescente de tempo.

Maiores informações: http://www.cbau.com.br/camp_escala.asp

Nenhum comentário: