domingo, 15 de novembro de 2009

IDÉIA BOA QUE PODE SER SEGUIDA POR OUTRAS PREFEITURAS NESSE PAÍS

Sexta feira passada (13/11/09) o Globo Repórter na TV Globo apresentou uma matéria sobre o cerrado brasileiro. Num dado momento do programa me chamou a atenção uma iniciativa da prefeitura de Campo Mourão, cidade a Centro-oeste do Estado do Paraná. Esta cidade incentiva seus moradores a plantarem árvores com diminuição de impostos. Veja um trecho extraído do site do Globo Repórter:

"O esforço para preservação também conta com incentivo oficial. Em Campo Mourão, moradores que mantêm espécies de cerrado no quintal e que se cadastraram na prefeitura até 2003 têm direito a desconto no IPTU.

Para cada árvore de pé, 5% menos de imposto. Mas só valem espécies tombadas, como angico, pequi e barbatimão. O desconto máximo é de 30% no valor do tributo. Com quatro angicos no quintal, o montador industrial José Carlos Oliveira está economizando cerca de R$ 50 no IPTU. Mas esse nem é o maior benefício da preservação. "Não precisamos de passarinhos na gaiola para ouvir o canto deles. É só preservar a árvore que vamos ter passarinhos sempre por perto", diz."

Essa é uma excelente iniciativa e que deve ser modelo para outras prefeituras, como a própria Prefeitura Municipal de Uberlândia! Fica aí a sugestão!!

FONTE: http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1378831-16619,00-PARANA+PRESERVA+CERRADO+DO+TAMANHO+DE+UM+CAMPO+DE+FUTEBOL.html
ACESSO: 15/11/09

Um comentário:

Unknown disse...

Iniciativa muito louvável. Deveria ser divulgada para todo o Brasil e que mais pessoas copiassem essa idéia.