quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

MENSAGEM DE FIM DE ANO

Mais um ano está chegando ao fim!!! A despeito dos avanços ou retrocessos experimentados nos encontros internacionais que discutiram assuntos relacionados ao meio ambiente e as mudanças climáticas, creio que este foi um ano muito importante para este incrível Planeta. Diversas ações ao redor do mundo ocorreram em nome do "Ano Internacional da Biodiversidade" e é importante ressaltar que em 2011 teremos o "Ano Internacional das Florestas". Cada mudança de atitude, cada gesto de gentileza para com a natureza se transformará em um investimento no futuro. A sabedoria popular nos ensina algo simples: "a união faz a força"!!! Juntos podemos muito e os seres humanos precisam mudar de comportamento e sintonizar com o momento de mudança pela qual passa a Terra. Mais do que desejar um especial NATAL e um FELIZ ANO NOVO gostaria de finalizar esta mensagem de fim de ano com o exemplo de um garoto alemão chamado Felix Finkbeiner, que com 13 anos tem se dedicado a divulgar uma campanha chamada "Pare de Falar, Comece a Plantar"*. Este estudante a quatro anos planta árvores em diversas partes do mundo. Segundo o que a imprensa registrou a ideia teria surgido quando ele apresentou um trabalho no colégio e ao escolher como tema a crise climática, defendeu a idéia de que as crianças poderiam plantar 1 milhão de árvores em cada país para compensar as emissões de carbono. Seu professor solicitou para ele repetir sua apresentação em outras salas e escolas da região, que rapeidamente aderiram a campanha. A meta já foi atingida na Alemanha e a iniciativa chegou a 90 países.
Neste sentido, desejo a todos os visitantes, parceiros ou amigos do meu blog um ano novo cheio de esperança e realizações. Que possamos deixar de lado o egoísmo, o consumismo desenfreado, a luxuria e as questões efêmeras e que passemos a nos preocupar e cuidar um pouco mais do nosso Planeta. Parafraseando a campanha de Felix Finkbeiner, sigamos com menos palavras e mais árvores em 2011! Grande abraço a todos!

Alexandre Coletto da Silva

* Para saber mais sobre a campanha de Felix Finkbeiner visite o site: http://plant-for-the-planet.org/country/germany ou os vídeos no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=pmAbvu-VODE e http://www.youtube.com/watch?v=sCc-KTXMxiE&feature=player_embedded.

Nenhum comentário: