domingo, 15 de maio de 2011

MAIS UMA AULA DE CAMPO COM DEMONSTRAÇÃO DE ESCALADA EM ÁRVORES NA RPPN DO PANGA

No dia 14 de maio foi realizada mais uma aula de campo para outra turma de especialização em Gestão Ambiental e também a turma de graduação do Tecnólogo em Gestão Ambiental, ambos cursos da Faculdade Católica de Uberlândia. Assim como no mês passado foram visitadas diferentes formações vegetais do cerrado, especialmente as florestais e savânicas. Mais uma vez foram demonstradas técnicas verticais de acesso ao dossel e a árvore escolhida para demonstração foi a mesma, um jatobá da mata (Hymenaea courbaril). Por meio de um GPS foi possível determinar que a altura do solo até o ponto da forquilha, onde fixei ancoragem de segurança, era de 13metros. Assim, estimo que o jatobá em questão possua aproximadamente 18m. Novamente tivemos a participação também do Prof. Edivane Cardoso da Silva da Universidade Federal de Goiás - Campus de Catalão, que tornou a aula ainda mais rica e proveitosa. Um fato interessante foi o avistamento de uma cascavel próxima a trilha que os alunos utilizaram na mata seca semi-decídua. Por motivos dessa natureza que durante minhas aulas de campo insisto para que os alunos usem protetores de perna (perneira ou polaina)! Gostaria de ressaltar a importante participação dos alunos da graduação e da pós que mesmo cansados com a longa caminhada pela RPPN do Panga, demonstraram grande interesse pelos tópicos abordados durante nossas explanações. Algumas dos registros fotográficos feitos por mim e pelo Prof. Edivane:


Aula sobre equipamentos utilizados na escalada em árvore - Foto: Edivane Cardoso Silva.

Preparando para subida ao jatobá com auxílio do aluno Breno Robertson - Foto: Edivane Cardoso Silva.

No alto do jatobá (H. courbaril), a aproximadamente 13 metros de altura que foram medidos com auxilio de um GPS - Foto: Edivane Cardoso Silva.

Alunos durante a aula do Prof. Edivane sobre os tipos fitofisionômicos do domínio Cerrado - Foto: Alexandre Coletto da Silva.

Uma amiga cascavel (Caudisona sp) encontrada a 3 metros da trilha por onde alunos e professores passaram - Foto: Alexandre Coletto da Silva.

Fica aqui o meu muito obrigado ao Prof. Dr. Edivane Cardoso Silva, que aceitou prontamente o convite para colaborar com essas aulas de campo. Também gostaria de expressar também minha gratidão à todos os meus alunos da graduação (Tecnólogo em Gestão Ambiental) e da especialização (Gestão Ambiental - turmas semanal e de sábado) da Faculdade Católica de Uberlândia, pelo apreendizado que vocês me proporcionaram!! Foi muito legal trabalhar essa aula de campo com vocês e desejo que possamos continuar a amizade para nos encontrarmos em oportunidades futuras! Grande abraço a todos e boas escaladas!!

Nenhum comentário: