quinta-feira, 2 de junho de 2011

DEMONSTRAÇÃO DE ESCALADA DE ÁRVORES NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Ontem (1/06/2011) tive o prazer de realizar demonstrações sobre escalada de árvores no Parque Estadual do Pau Furado, em Uberlândia-MG por ocasião da IV Semana do Meio Ambiente (realizada no período de 31 de maio à 5 de junho de 2011). A IV Semana do Meio Ambiente é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Câmara Municipal de Uberlândia. As demonstrações de escalada ocorreram dentro da programação de um mini curso intitulado "Fitofisionomias do Cerrado" onde cerca de 70 alunos também puderam ter acesso a informações sobre características da vegetação de cerrado do Parque do Pau Furado, uma importante Unidade de Conservação do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) da região do Triângulo Mineiro. Gostaria de agradecer algumas instituições e pessoas pelo convite para participar desse evento:

Secretaria do Meio Ambiente - Raquel Mendes Carvalho (Secretária de Meio Ambiente), Sandra Borges Pereira (Diretora de Desenvolvimento Ambiental) e Lucas de Moraes Sampaio (Coordenador do Núcleo de Regularização do Patrimônio Ambiental);
Instituto Estadual de Florestas - Erick Almeida Silva (Gerente do Parque Estadual do Pau Furado) e Bruno Alves (Monitor Ambiental);
Prof. Dr. Edivane Cardoso Silva - Professor co-responsável pelo mini curso "Fitofisionomias do Cerrado".

Ressalto que para essa demonstração, por questão de segurança, somente 2 alunos puderam escalar, uma vez que os mesmos receberam treinamento prévio, no ultimo fim de semana, para essa finalidade! Esses alunos foram Lucas de Moraes Sampaio (Prefeitura Municipal de Uberlândia) e Bruno Alves (IEF). Abaixo compartilho algumas fotos dos momentos agradáveis que passei ontem:

Parte dos alunos que participaram do mini curso "Fitofisionomias do Cerrado" por ocasião da IV Semana do Meio Ambiente.

Demonstração da possibilidade de ascensão de uma aluna voluntária à copa, sem que a mesma tivesse qualquer conhecimento sobre escalada de árvores.

A mesma aluna realizando uma simulação de coleta botânica.

Da esquerda para a direita: Prof. Edivane Cardoso Silva (UFG); Leonardo, Bruno Alves e Erick Almeida Silva (IEF) e Alexandre Coletto da Silva (UFU).

Nosso amigo Quati aqui foi o visitante mais ilustre, que infelizmente passou pelo estresse de ficar no alto da árvore até o fim do curso, quando todo mundo foi embora. À você amigo nossas sinceras desculpas pelos transtornos causados por nossa presença. Tadinho, teve que assistir demonstração de coisas que ele sabe fazer melhor do que ninguém!!!


NOTA DO BLOG: ontem completei mais um ano de vida nesse Planeta e foi motivo de muita alegria comemorar de uma forma diferente, falando de um assunto importante (escalada de árvores) e suas aplicações para o meio ambiente. Portanto após o vazamento dessa informação (meu aniversário), só me resta expressar o meu muito obrigado a todos os alunos que carinhosamente se manifestaram com um "PARABÉNS PRA VOCÊ" debaixo das árvores! Isso não tem preço...

Um comentário:

Daniel M. de A. Lima disse...

Grande Alexandre, Parabéns por mais esse trabalho e por mais um ano de vida.
Sua contribuição para a divulgação da escalada em árvores no Brasil é ímpar.
valeu