sexta-feira, 18 de novembro de 2011

GLOBO REPÓRTER NOS CÉUS DO BRASIL

Parabéns a TV Globo especialmente a equipe do programa GLOBO REPÓRTER que na edição de hoje nos brindou com uma matéria muito interessante sobre a biodiversidade na Mata Atlântica! O que nos deixa mais contente é constatar que o Brasil tem demonstrado crescimento nos estudos de dossel e o programa mostrou várias opções de se registrar essa última fronteira do conhecimento. Foi possível verificar o uso de diferentes estratégias para se alcançar o dossel como o balonismo, escalada de árvores, grua com aproximadamente 30m e também o uso de torres para coleta de dados!


Pesquisador Christopher Blum escalando a copa de uma árvore em meio a um jardim de epífitas.


Balão utilizado pelo programa Globo Repórter para documentar a movimentação por diferentes unidades de conservação dentro do bioma Mata Atlântica.


Torre utilizada pelos pesquisadores para coleta de dados sobre a floresta! Um verdadeiro laboratório a serviço da ciência nas alturas.

O Programa terminou chamando a atenção para o grande desafio da atualidade que é a compatibilização de crescimento urbano e expansão das fronteiras agrícolas com a preservação/conservação de nossas florestas! Resta saber até quando teremos a chance de poder pensar em assumir esse desafio antes que seja tarde... Ao ritmo e estilo do homem moderno não é difícil descobrir novas espécies e já adicioná-las a listas de "espécies em risco de extinção". 2011 é o ano Internacional das Florestas, passou tão rápido, tão tímido, uma pena...

Saudações à todos!! Salvem as nossas florestas!!!

Nenhum comentário: