Neste fim de semana (23 e 24 de junho) realizei mais um curso de ascensão vertical ao dossel no Condomínio Morada do Sol! Neste curso participaram: Rafael de Oliveira Franca, Natália Andrade Nunes e Giuliano Buzá Jacobucci. O Rafael e a Natália são estudantes da graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Giulino é professor do Instituto de Biociências da UFU. O Rafael atua na área de botânica e afirmou que tem interesse em utilizar as técnicas para trabalhar com dossel futuramente ou quem sabe até no projeto de mestrado. Segundo Rafael as técnicas de escalada de árvores "... aumentam o campo de atuação, pois não ficamos restritos a uma escada e um podão." A Natália trabalha com ornitologia e pretende utilizar as técnicas para coletar dados durante sua monografia no bacharelado. Em sua pesquisa a Natália investiga ninhos de psitacídeos e segundo ela, as técnicas de escalada em árvores constituem algo muito interessante para o profissional da área de ciências naturais. Já o Prof. Giuliano embora não tenha um objetivo imediato para aplicação das técnicas abordadas durante o curso afirmou que "... as possibilidades de uso para estudos de ambientes aquáticos de fitotelmata e tree holes são muito promissoras!" Por serem escassos os estudos de dossel no País Giuliano afirmou que pretende investir nesse “nicho” futuramente! É interessante destacar que esses fitotelmatas, mencionados pelo Prof. Giuliano, constituem microecossistemas aquáticos mantidos por estruturas vegetais terrestres, sendo as bromélias um dos melhores exemplos. Entretanto a informação científica sobre esses ecossistemas em ambiente de dossel no cerrado é baixíssima ou quase inexistente quando comparada com outros biomas como a Amazônia ou Mata Atlântica. Isso é explicado pois o número de pesquisadores que acessam a copa das árvores nesses dois últimos biomas é maior. Agradeço aos alunos de mais essa turma pela escolha e confiança no meu curso! Gostaria de destacar a colaboração voluntária no primeiro dia de curso do ex aluno Mansueto Alves Sousa Júnior como monitor!
Seguem abaixo algumas fotos do curso:
Da esquerda para direita eu, Natalia, Giuliano e Rafael.
Rafael, Giuliano e Mansueto no primeiro dia do curso durante a ascensão dando uma paradinha para a foto.
Natalia realizando ascensão.
Rafael e Giuliano treinando a troca de equipamento de ascensão para descensão com uso do freio em 8.
Natália no início da ascensão, utilizando 2 bloqueadores (ascensores) sendo um de punho e um na cintura (preso a cadeirinha).
Então se você também gostou da experiência que o Rafael, a Natália e o Giuliano tiveram faça contato e agende um curso também! Faça um investimento e acrescente mais essa habilidade em seu currículo, pois como educador ambiental, pesquisador ou prestador de serviço, certamente você será um profissional diferenciado nesse mercado tão competitivo. Ofereço o curso básico de escalada em árvores durante todo o ano, preferencialmente aos finais de semana. Além desses cursos também oferecemos outros não convencionais para estudantes, professores e profissionais da área ambiental! Confira outras opções em http://ceterrabrazilis.blogspot.com/. Grande abraço a todos e boas escaladas!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário