sábado, 8 de setembro de 2012

BALANÇO DO XVI CBAU E DO V CBEA REALIZADOS EM UBERLÂNDIA

Olá pessoal!

Saudações verticais a todos!! Durante essa semana participei como congressista do XVI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU) e como árbitro auxiliar do V Campeonato Brasileiro de Escalada de Árvores (CBEA). Vale ressaltar que a cidade de Uberlândia completou 124 anos no último dia 31 de agosto e receber eventos como esse em nossa cidade é motivo de grande orgulho e um presente sem igual. Foi uma semana muito gratificante tanto no que se refere à aquisição de conhecimentos como também as novas amizades que foram estabelecidas. Fui convidado para trabalhar como auxiliar de arbitragem no campeonato de escalada e foi uma experiência muito interessante. Agradeço a comissão técnica do campeonato, em especial ao Diretor Regional Sudeste da SBAU, Eng. Agrônomo Pedro Mendes Castro e ao Eng. Florestal Sydney Brasil, representante brasileiro do comitê Internacional do Campeonato de Escalada de Árvores, pelo convite para auxiliar os trabalhos durante o campeonato. Em relação ao congresso fiquei satisfeito e contente com o trabalho que a cidade de Uberlândia, especificamente a Prefeitura, realizou apoiando este evento. O nível de organização e qualidade dos serviços prestados foi excelente, bem como as palestras durante o evento. Tanto a SBAU quanto seus patrocinadores e organizadores, assim como todos os que trabalharam no evento estão de parabéns, pois este XVI CBAU teve todos os quesitos para ser considerado um dos melhores congressos já organizados pela SBAU. Além de participar do congresso em si, também foi motivo de muita satisfação fazer o mini curso “Introdução a Arboricultura e Preparatório para o Exame de Certificação da ISA” com a Engenheira Florestal Luana Vargas, instrutora da International Society of Arboriculture (ISA). Parabéns Luana por seu trabalho, parabéns também pelo mini curso, aprendi muito!! Agora fiquem com uma pequena seleção de fotos do evento:

Competidores reunidos no primeiro dia do campeonato, recebendo instruções dos árbitros sobre as provas que seriam executadas ao longo do dia.

Árbitros anotando e trocando informações sobre o desempenho dos competidores!

Competidor na prova de RESGATE AÉREO realizando descensão para acesso e resgate de um boneco que simula uma vitima de acidente, durante trabalhos de arboricultura.


Competidor realizando a prova de TRAVA PÉS onde o objetivo é escalar no menor tempo possível uma distância de aproximadamente 15m utilizando apenas a técnica de "footlock" cuja ascensão ou deslocamento vertical é realizado por meio de travamento da corda nos pés do escalador.

O competidor Gerson Luís Mainardi (Secretaria de Meio Ambiente de Porto Alegre - RS) após resgatar o boneco e coloca-lo no chão, garantindo assim a integridade física da "vítima". Parabéns Gerson pelo 2o lugar no campeonato!!!

Competidor na prova TRABALHO NA ÁRVORE realizando progressão ao longo do circuito objetivando o acesso a pontos específicos, conhecidos como estações, onde deveria ser dado um comando de voz ("livre") e o toque do sino com o mini serrote de trabalho.

Competidor preparando seu equipamento para a prova LANÇAMENTO DE LINHA onde o objetivo é lançar um cordelete de alta resistência preso a um peso de chumbo até pontos específicos (forquilhas da árvore) pré sinalizadas pela arbitragem e posteriormente fazer a substituição desses cordeletes pelas cordas de escalada (montagem de ancoragens).

Colegas e instrutora Luana Vargas, do mini curso: “Introdução a Arboricultura e Preparatório para o Exame de Certificação da ISA”. Embora o tempo tenha sido muito curto foi um prazer conhecer vocês!!!

Momento reservado as perguntas após a apresentação do excelente Painel 5 (Arborização Urbana Frente as Mudanças Climáticas, Saúde Pública e Ilhas de Calor). Este painel foi apresentado por pesquisadores de renome com destaque ao Físico Luiz Carlos Baldicero Molion. O moderador foi o Eng. Agrônomo da CEMIG, Pedro Mendes Castro.

Palestra da pesquisadora Liliane Oliveira, colega também técnica de laboratório representando nosso Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia. Parabéns Lili por sua explanação mostrando a importância das árvores para as aves (e vice versa) no ambiente urbano!!!

Essa foto pedi para o amigo Francisco Carlos Schimit tirar, só assim pra comprovar (rs) que trabalhei como árbitro no campeonato!

O competidor Fernando Neres da Silva, que ficou em 5o lugar no campeonato!! O Fernando é operador de máquinas do Horto Municipal de Uberlândia! Parabéns Fernando pelo desempenho e potencial demonstrados no campeonato e também durante os treinamentos, continue aperfeiçoando!!!

Pra fechar o post não podia deixar de postar a foto do Campeão do V Campeonato Brasileiro de Escalada de Árvores, Alexandre Rodrigues de Queiroz! Parabéns Xará, excelente competição!!

Nenhum comentário: