segunda-feira, 24 de setembro de 2012

NOVO CURSO MINISTRADO NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA EM UBERLÂNDIA - 22 e 23 de setembro

Olá seguidores e amigos do meu blog! Neste fim de semana (22 e 23 de setembro) realizei mais um curso de ascensão vertical ao dossel no Condomínio Morada do Sol! Neste curso participaram somente 2 alunos - Gilmar Wanderson e Fernando Daniel Pereira - pois o terceiro aluno infelizmente torceu o pé jogando bola no dia anterior e não pôde participar. No segundo dia tive auxílio do monitor e ex aluno Marcelo Figueiredo da Silva. O Gilmar é estudante de graduação em Ciências Biológicas pela UNIPAM (Centro Universitário de Patos de Minas) e o Fernando é policial militar em Uberlândia. O Gilmar apesar de estar no segundo período do curso de ciências biológicas se mostrou bastante interessado pela pesquisa e me falou que já tem até trabalho publicado e projeto na área de arborização urbana, o que não é muito comum para alunos de graduaçaõ nos primeiros períodos. Com relação as impressões sobre o curso o Fernando declarou: "O curso foi ótimo, pois atendeu as minhas expectativas, além de que as orientações do instrutor foram de grande valia. É totalmente diferente para quem ainda não fez. O conhecimento é bem amplo e de extrema importância para quem admira este tipo de atividade." Agradeço suas palavras Fernando e foi um prazer porque pela primeira vez tive um aluno da polícia militar. É interessante porque as forças armadas, o corpo de bombeiros e a própria polícia militar podem e devem utilizar com mais frequencia as árvores para seus treinamentos táticos. O Gilmar também aproveitou bastante o curso e pelo visto pretende se aprofundar mais nessa atividade para quem sabe um dia levar essa prática para sua cidade, Patos de Minas. Ele se interessou em fazer os próximos cursos com nível intermediário de conhecimentos que tenho intenção de montar. Gostaria de destacar também o depoimento do Gilmar:“Comecei o curso principalmente pensando que poderia ser útil para minha carreira como biólogo, mas acabei gostando mais do que o esperado e se tornou muito interessante, fascinante.” Além da técnica principal de SRT (Single Rope Technique) abordada durante o curso também demonstrei 2 outras técnicas, uma em SRT comum na espeliologia e outra em DRT (Double Rope Technique). É muito gratificante despertar o interesse das pessoas para a escalada de árvores. A cada curso que ministro fica uma sensação muito boa de estar dividindo conhecimentos com pessoas que poderão continuar a utilizar e divulgar as técnicas seja na prestação de serviços, hobbie ou mesmo pesquisa.
Se você amigo leitor, também curtiu a experiência do Gilmar e do Fernando entre em contato e agende seu curso! Seguem abaixo algumas fotos do curso:

Segundo dia de curso os alunos montando seus equipamentos para ascensão sob olhar atento do monitor Marcelo Figueiredo.

Fernando Daniel Pereira durante a ascensão!

Gilmar em ascensão próximo ao ponto de passagem do galho principal.

Marcelo ajudando o Gilmar no ínicio da ascensão!

Fernando realizando segurança para descensão do Gilmar.

Fernando sob um galho observando Gilmar descansando após procedimento de ascensão e descensão na rede de dormir instalada na copa.



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE


O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida. Esse dia está relacionado à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore, representante direta de nossa imensa riqueza natural.
No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, etc. Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.
Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária.
Devemos valorizar as árvores e contribuir para a manutenção e propagação delas, principalmente em tempos de aquecimento global.

FONTE: http://educacao.uol.com.br/

Comentário do blog: Comemore essa data hoje, faça algo diferente, plante uma árvore, colete sementes, distribua sementes ou mudas!!!!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Árvores urbanas: É preciso cuidar

Por Graziela Lourensoni - gerente de Marketing e Produtos para a América Latina da Husqvarna.

Há algum tempo temos levantado a questão da importância da preservação e manutenção das áreas verdes nos grandes centros. Este, inclusive, foi o tema do último Relatório Global de Jardinagem divulgado pela Husqvarna, que revelou que espaços verdes valorizam as paisagens urbanas e podem ser determinantes na escolha de ruas, bairros e cidades para se viver ou fazer uma visita turística.

Mais que beleza e bem-estar, as árvores efetivamente possuem um papel fundamental em nossa vida. Atuam no combate à poluição, contribuindo para melhorar a qualidade do ar respirado, reduzem o calor e a incidência direta de raios solares, além de serem importantes para a retenção das águas das chuvas, reduzindo a ocorrência de enchentes.

No entanto, para usufruirmos de todos esses benefícios da melhor maneira e para que a paisagem seja realmente valorizada, as árvores precisam ser bem cuidadas. Durante o XVI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, uma parceria da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) com a International Society of Arboriculture (ISA), realizado em Minas Gerais, a arborização urbana foi o principal tema em discussão por especialistas e profissionais do segmento.

No encontro, foram avaliadas, entre outros fatores, as melhores técnicas de escalada e poda, visando à preservação da vida das árvores e todo o entorno em que estão localizadas, como a fiação de rede elétrica, postes, residências etc, bem como a segurança dos trabalhadores. Em nossa palestra, destacamos a valorização da poda correta e as soluções em equipamentos disponíveis para atividades de manejo de árvores, como poda de galhos mortos e podas de limpeza. Existem podadores, sopradores e motosserras que produzem resultados muito mais efetivos no processo. Elas são compactas, leves e fácil de manusear, e ainda reduzem o uso de combustível.

Avaliações frequentes por especialistas e a manutenção das árvores com equipamentos corretos são extremamente importantes e devem ocorrer não apenas no verão, época de chuvas fortes e quando aumentam os registros de quedas, mas durante o ano todo de maneira preventiva, seja em áreas públicas ou privadas.

Fonte: http://odiariodemogi.inf.br

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

FRASE DO DIA

"Quando um homem planta árvores debaixo das quais sabe muito bem que nunca se sentará, começou a descobrir o significado da vida."
Elton Trueblood

Guia de Campo da Vegetação do Cerrado em versão eletrônica

Guia de Campo da Vegetação do Cerrado – 500 espécies é uma contribuição do Ministério do Meio Ambiente voltada ao esforço de difusão de informações referentes ao bioma Cerrado, que busca sensibilizar e conscientizar o grande público do valor e importância estratégica do bioma Cerrado para a conservação da biodiversidade brasileira. A publicação traz informações básicas sobre 500 espécies de ocorrência no Cerrado, acompanhadas de fotografias. Versão eletrônica disponível em http://goo.gl/W8RFi
Livros divulgados na nossa página de fãs.
FONTE: CanalCiência

terça-feira, 11 de setembro de 2012

SEMINÁRIO ÁRVORES BRASILEIRAS NO JARDIM BOTÂNICO PLANTARUM

Atenção pessoal porque são as últimas vagas disponíveis para esse evento! Aproveitem!!


sábado, 8 de setembro de 2012

O CARTEIRO ESCALADOR DE ÁRVORES

Gostaria de dedicar esse post ao amigo Francisco Carlos Schimit, vulgo Schimit (como ele gosta de ser chamado), funcionário dos Correios em Uberlândia-MG! O Schimit é o mais novo amigo que fiz nesse universo fantástico da escalada de árvores e um cara que a cada dia admiro mais. No V Campeonato Brasileiro de Escalada de Árvores ele ficou em terceiro lugar, foi a grande surpresa desta edição do Campeonato. Nas suas palavras ele não esperava essa colocação, sua meta era apenas cumprir as provas e no máximo ficar próximo ao 5º lugar. O mais interessante é que o Schimit não teve as mesmas oportunidades de treinamento que foram oferecidas aos outros competidores, pois não ficou sabendo da vinda do Sydney Brasil, Eng. Florestal membro da SBAU, certificado pela ISA e responsável pela preparação dos competidores. Foram duas oportunidades de treinamento oferecidas pelo Sidney, a primeira não pude participar, mas na segunda participei para apreender mais sobre as técnicas praticadas e divulgadas pela ISA. Após o término do segundo treinamento do Sydney conheci o Schimit e comentei sobre o campeonato. Para minha surpresa ele me disse que havia se inscrito, mas que não soube dos treinamentos. Dessa forma combinamos nos encontrar no Parque do Sabiá para que eu pudesse passar um pouco de tudo o que havia apreendido com o Sidney e como o Schimit já tinha uma experiência com técnicas verticais, assimilou facilmente. O Sydney no discurso que revelou o nome dos competidores que passaram da fase classificatória para a fase final do campeonato, disse que não havia treinado o Schimit. Permita-me discordar de você amigo Sydney, mas você treinou o Schimit sim, pois se eu não tivesse aprendido com você o mínimo necessário, não teria conseguido passar o que era mais importante para que o Schimit pudesse competir. Assim sendo, fico contente de ter uma parcela bem pequena, muito discreta, de "culpa" nesse terceiro lugar e transfiro TODOS os créditos dessa conquista ao excelente trabalho de treinamento que o Sydney Brasil proporcionou tanto a mim quanto aos competidores. Parabéns a todos os competidores, independente da colocação que ficaram no campeonato, todos são guerreiros porque possuem habilidades e técnicas que só fazem aumentar a qualidade dos serviços prestados pela arboricultura no Brasil. O nível técnico dos competidores foi ressaltado pela comissão de arbitragem e a meta é gradativamente igualar esse nível aos padrões internacionais. Parabéns a Uberlândia e aos Correios por ter o Schimit como terceiro lugar no V Campeonato Brasileiro de Escalada de Árvores. Agora os Correios podem contar com mais um serviço, entrega de correspondências na copa das árvores!! Brincadeiras a parte amigo Schimit meus sinceros parabéns por essa conquista e continue no caminho da simplicidade e fome de conhecimento afinal nessa vida não há ninguém tão bom que não tenha nada pra apreender e ninguém tão ruim que não tenha nada para ensinar! Fiquem agora com algumas fotos do Schimit, o carteiro escalador do campeonato:

Francisco Carlos Schimit no primeiro dia de competição se preparando para a prova do TRAVA PÉS (footlock) sob inspeção do árbitro Sydney Brasil.

Francisco Carlos Schimit no segundo dia de competição se preparando para o DESAFIO DOS MESTRES sob olhares dos árbitros.

Francisco Carlos Schimit no primeiro dia de competição se preparando para a prova TRABALHO NA ÁRVORE.

BALANÇO DO XVI CBAU E DO V CBEA REALIZADOS EM UBERLÂNDIA

Olá pessoal!

Saudações verticais a todos!! Durante essa semana participei como congressista do XVI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU) e como árbitro auxiliar do V Campeonato Brasileiro de Escalada de Árvores (CBEA). Vale ressaltar que a cidade de Uberlândia completou 124 anos no último dia 31 de agosto e receber eventos como esse em nossa cidade é motivo de grande orgulho e um presente sem igual. Foi uma semana muito gratificante tanto no que se refere à aquisição de conhecimentos como também as novas amizades que foram estabelecidas. Fui convidado para trabalhar como auxiliar de arbitragem no campeonato de escalada e foi uma experiência muito interessante. Agradeço a comissão técnica do campeonato, em especial ao Diretor Regional Sudeste da SBAU, Eng. Agrônomo Pedro Mendes Castro e ao Eng. Florestal Sydney Brasil, representante brasileiro do comitê Internacional do Campeonato de Escalada de Árvores, pelo convite para auxiliar os trabalhos durante o campeonato. Em relação ao congresso fiquei satisfeito e contente com o trabalho que a cidade de Uberlândia, especificamente a Prefeitura, realizou apoiando este evento. O nível de organização e qualidade dos serviços prestados foi excelente, bem como as palestras durante o evento. Tanto a SBAU quanto seus patrocinadores e organizadores, assim como todos os que trabalharam no evento estão de parabéns, pois este XVI CBAU teve todos os quesitos para ser considerado um dos melhores congressos já organizados pela SBAU. Além de participar do congresso em si, também foi motivo de muita satisfação fazer o mini curso “Introdução a Arboricultura e Preparatório para o Exame de Certificação da ISA” com a Engenheira Florestal Luana Vargas, instrutora da International Society of Arboriculture (ISA). Parabéns Luana por seu trabalho, parabéns também pelo mini curso, aprendi muito!! Agora fiquem com uma pequena seleção de fotos do evento:

Competidores reunidos no primeiro dia do campeonato, recebendo instruções dos árbitros sobre as provas que seriam executadas ao longo do dia.

Árbitros anotando e trocando informações sobre o desempenho dos competidores!

Competidor na prova de RESGATE AÉREO realizando descensão para acesso e resgate de um boneco que simula uma vitima de acidente, durante trabalhos de arboricultura.


Competidor realizando a prova de TRAVA PÉS onde o objetivo é escalar no menor tempo possível uma distância de aproximadamente 15m utilizando apenas a técnica de "footlock" cuja ascensão ou deslocamento vertical é realizado por meio de travamento da corda nos pés do escalador.

O competidor Gerson Luís Mainardi (Secretaria de Meio Ambiente de Porto Alegre - RS) após resgatar o boneco e coloca-lo no chão, garantindo assim a integridade física da "vítima". Parabéns Gerson pelo 2o lugar no campeonato!!!

Competidor na prova TRABALHO NA ÁRVORE realizando progressão ao longo do circuito objetivando o acesso a pontos específicos, conhecidos como estações, onde deveria ser dado um comando de voz ("livre") e o toque do sino com o mini serrote de trabalho.

Competidor preparando seu equipamento para a prova LANÇAMENTO DE LINHA onde o objetivo é lançar um cordelete de alta resistência preso a um peso de chumbo até pontos específicos (forquilhas da árvore) pré sinalizadas pela arbitragem e posteriormente fazer a substituição desses cordeletes pelas cordas de escalada (montagem de ancoragens).

Colegas e instrutora Luana Vargas, do mini curso: “Introdução a Arboricultura e Preparatório para o Exame de Certificação da ISA”. Embora o tempo tenha sido muito curto foi um prazer conhecer vocês!!!

Momento reservado as perguntas após a apresentação do excelente Painel 5 (Arborização Urbana Frente as Mudanças Climáticas, Saúde Pública e Ilhas de Calor). Este painel foi apresentado por pesquisadores de renome com destaque ao Físico Luiz Carlos Baldicero Molion. O moderador foi o Eng. Agrônomo da CEMIG, Pedro Mendes Castro.

Palestra da pesquisadora Liliane Oliveira, colega também técnica de laboratório representando nosso Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia. Parabéns Lili por sua explanação mostrando a importância das árvores para as aves (e vice versa) no ambiente urbano!!!

Essa foto pedi para o amigo Francisco Carlos Schimit tirar, só assim pra comprovar (rs) que trabalhei como árbitro no campeonato!

O competidor Fernando Neres da Silva, que ficou em 5o lugar no campeonato!! O Fernando é operador de máquinas do Horto Municipal de Uberlândia! Parabéns Fernando pelo desempenho e potencial demonstrados no campeonato e também durante os treinamentos, continue aperfeiçoando!!!

Pra fechar o post não podia deixar de postar a foto do Campeão do V Campeonato Brasileiro de Escalada de Árvores, Alexandre Rodrigues de Queiroz! Parabéns Xará, excelente competição!!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Globo Repórter mostra busca de cientistas por animais africanos

Já imaginou ter uma casa no alto de uma árvore? O cenário dos sonhos de crianças é a base de trabalho dos pesquisadores da vida selvagem. Sexta (7), no Globo Repórter.

É o big brother da floresta! Já imaginou ter uma casa no alto de uma árvore? No Globo Repórter, a aventura de cientistas ingleses em busca dos mais espetaculares animais africanos.
O cenário dos sonhos de milhões de crianças é hoje a base de trabalho dos pesquisadores da vida selvagem.
Seis semanas numa cabana a seis metros de altura. E eles puderam ver de perto, pela primeira vez, um dos mais inteligentes animais do planeta - o "mangabei de topete vermelho".
Gorilas, elefantes e hipopótamos. Por que os gigantes da floresta estão ameaçados?
Câmeras especiais revolucionam os estudos sobre os grandes mamíferos.
Sexta (7), no Globo Repórter.

Fonte: www.http://g1.globo.com