quinta-feira, 27 de junho de 2013

Memórias do dossel

por João Marcos Rosa em 25 de junho de 2013

Semana passada, fui convidado pelo professor Sérvio Ribeiro, biólogo da Universidade Federal de Ouro Preto, para apresentar alguns trabalhos em uma reunião do Clube de Ciência, em Belo Horizonte. O projeto reúne pesquisadores da região para falar, em ambiente mais informal, de estudos a respeito do dossel, como é chamado o estrato superior da floresta tropical.

Acalorados em discussões sobre os protestos que acontecem pelo Brasil, lembramos do nosso primeiro encontro no parque estadual Rio Doce, leste de Minas Gerais. Na ocasião, Sérvio organizava um Curso de Pesquisa em Dossel e eu produzia uma reportagem para um jornal. Aproveitei que estava no parque e propus ao editor Ronaldo Ribeiro o que seria a minha primeira reportagem para a revista National Geographic Brasil.

Além das portas abertas para a publicação que sempre admirei, minha fotografia, a partir dessa viagem, teve seus horizontes renovados: o dossel, o topo das florestas.

Apesar do medo de altura que sempre me acompanhou, foi paixão à primeira vista. Literalmente. A partir do dia em que alcancei o topo de uma árvore, foram milhares de horas passadas naquele ambiente, em alturas que ultrapassaram os 50 metros. De lá, pude observar a beleza da floresta e suas espécies de um ponto de vista especial.

Curioso para conhecer um pouco mais sobre o dossel? Confira as imagens abaixo e visite os links com reportagens dos fotógrafos de National Geographic Tim Laman (Aves-do-paraíso: paraíso encontrado) e Michael Nichols (As superárvores), produzidas também no alto das árvores.


Vale o esforço para ter a vista do alto da Floresta Nacional de Carajás, Pará.


O escalador Olivier Jaudoin se aproxima de um ninho de harpia. Carajás, Pará.


O pesquisador Benjamin da Luz relaxa em sua rede na Mata Atlântica baiana.

Nenhum comentário: