terça-feira, 19 de novembro de 2013

Mais um curso básico de acesso ao dossel em Uberlândia neste último fim de semana (16 e 17 de novembro de 2013)

O último curso básico de acesso vertical ao dossel (escalada de árvores) da temporada 2013 ocorreu esse fim de semana, nos dias 16 e 17 de novembro, aqui em Uberlândia. Tudo ocorreu perfeitamente como planejado e na verdade até superou nossas expectativas, pois estávamos um pouco preocupados com a fase de transição e adaptação a um novo local para ministrar os cursos. Por esse motivo não conduzimos todas as atividades neste novo local e optamos por ministrar o curso em dois lugares diferentes. O primeiro dia foi no Centro de Estudos Terra Brazilis (CETB) e o segundo dia no "Pesque-Pague KM 15". Essa é a novidade dessa edição, a nova parceria com o Pesque-Pague KM 15 onde temos um local agradável, rodeado por dezenas de eucaliptos, facilidade de logística para almoço, etc. A despeito do uso de dois lugares diferentes, não tivemos prejuízo quanto à programação e a carga horária do curso. A justificativa para a nova parceria com o Pesque-Pague é que infelizmente recebemos a notícia que a chácara do CETB está a venda. Para a temporada 2014 utilizaremos somente o espaço do Pesque-Pague KM 15 para os cursos futuros. Nesta edição participaram:
Benjamin George Soame – professor de inglês em Uberlândia mas natural da Inglaterra;
José Elvino do Nascimento Júnior – biólogo, mestrando em Biologia Vegetal pela Universidade de Campinas (UNICAMP);
Ana Cláudia Alencar da Silva Santos – namorada do José, estudante de ciências biológicas na Universidade Federal de Sergipe;

Da esquerda para direita: Francisco Schimdt, José, Ana, Iza (esposa do Benjamin), Benjamim e eu (Alexandre) agachado.

Turma recebendo as primeiras instruções de manuseio dos blocantes de punho, no primeiro dia do curso.

Destacamos que essa é a terceira vez que recebemos alunos estrangeiros e neste caso foi o Benjamin Soame, da Inglaterra. Falando um pouco sobre cada aluno vamos começar pelo casal José e Ana que são biólogos. Quando questionado por que procurou o curso o José nos declarou que ele pretende utilizar as técnicas verticais de acesso ao dossel para estudar espécies da família Clusiaceae na Amazônia, durante o seu mestrado. Em relação à opinião do que achou do curso o José afirmou: “O curso prático foi muito bom! Talvez se houvesse mais um dia, os alunos poderiam se acostumar mais com as técnicas.” Já a Ana nos falou que procurou o curso a princípio pela necessidade de se fazer coletas botânicas e também poder ajudar seu namorado José, nas coletas do seu mestrado. Quando questionada sobre o que achou do curso ela nos declarou: “Achei o curso muito bom, principalmente por ter sido todo prático. O auxílio durante as subidas e descidas pelos instrutores foi fundamental, além de encorajar (pelo menos tentar) seus alunos. Essa segurança que vocês passaram foi muito importante.”

José e Ana em momento de descanço após escalarem no primeiro dia de curso.

O Benjamin me conheceu por meio de anúncios de venda de produtos para camping que costumo fazer via facebook. Fizemos amizade e acabei descobrindo que ele e a esposa, assim como eu, são amantes de assuntos como bushcraft e sobrevivencialismo. Dessa forma acabei fazendo propaganda do curso. Com relação a opinião do Benjamin sobre o curso ele nos disse: “I found the course very informative and exciting, both of the instructors have a wide range of knowledge, also this is taught in a friendly manner.” Ele ainda nos deu uma sugestão de que para agregar mais valor aos treinamentos que oferecêssemos um material impresso para os alunos com fotos dos principais tipos de nós utilizados no curso e também o passo-à-passo das técnicas básicas de escalada em árvores. Particularmente sou um pouco resistente a passar material impresso para que o aluno se concentre em aprender tudo de forma 100% prática e não confiar em manuais e guias, desprezando a importância da interação com os instrutores. Entretanto estaremos avaliando essa sugestão sim, com certeza!

Benjamim durante ascensão em um eucalipto utilizando corda simples (SRT) no segundo dia de curso!

Francisco passando as instruções sobre os diferentes tipos de nós que usamos no curso!

Ana quase chegando no galho do eucalipto no segundo dia de curso. Apesar de todo o medo que demonstrou Ana, nossos sinceros parabéns por você ter conseguido chegar neste ponto da árvore!

Benjamin após executar a técnica de passagem para a rede de dormir, simulando um pernoite na copa. Que cara mais folgado não????

Mais uma vez utilizamos a formatação 3 alunos e 2 instrutores e a exemplo de outros cursos com essa formação o desempenho das atividades seguiu conforme planejado, com bastante eficiência e segurança. Entretanto sempre peço que os alunos escrevam os pontos positivos e negativos sobre o curso para que possamos avaliar suas observações em reuniões de planejamento dos próximos cursos para melhorarmos o nível e a qualidade das atividades nas futuras turmas. Nesse sentido nos chamou a atenção a opinião do José mas que também foi compartilhada pela Ana. Os dois nos colocaram que achariam interessante se o curso fosse mais demorado, o problema é que com os anos de experiência dando cursos dessa natureza, cheguei a conclusão de que 16 a 20 horas de curso é suficiente para uma instrução de nível básico. Outro fator que deve ser levado em consideração é que como nós instrutores somos funcionários públicos e somente dispomos de horários aos fins de semana e feriados para dar esses cursos. Além disso, o principal público de alunos que nos procura, geralmente são os estudantes, que não dispõem de tempo durante a semana para esses cursos!

Francisco Schimdt de olho nos procedimentos do Benjamin na copa do Eucalipto.

Pessoal mais uma vez agradecemos aos alunos pela escolha do nosso curso! Obrigado ao meu parceiro de cursos, instrutor Francisco Carlos Schimdt. Obrigado a bióloga Neiva Beatriz Antunes por ceder mais uma vez sua chácara para que pudéssemos oferecer o primeiro dia de curso e obrigado também a Sra. Adriana (proprietária do Pesque-Pague Km 15) por ceder sua propriedade e hospitalidade para as atividades do segundo dia de curso. Um agradecimento especial à Iza Almeida Soame, esposa do Benjamin, que foi muito prestativa em solo e também deu uma super força como tradutora simultânea em diversos momentos do curso pois meu inglês está um pouco enferrujado. Sem a ajuda de vocês nada disso seria possível. Em tempo, informamos que daremos uma pausa nos cursos neste ano de 2013 para inspeção de equipamentos, planejamentos futuros, inspeção das árvores no novo local (pesque-pague KM 15) entre outras coisas. Muito obrigado a todos que confiaram no nosso trabalho e fizeram o ano de 2013 um ano especial e produtivo. Se você curtiu essa matéria compartilhe com seus amigos, venha nos conhecer e fazer nosso curso também! O agendamento é realizado durante todo o ano, sempre aos fins de semana e/ou feriados e condicionado a disponibilidade de vagas. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas! Boa semana, saudações verticais!! SELVA!

Um comentário:

Ana Alencar disse...

Muito bom o curso e muito legal o post!! =)