sábado, 28 de março de 2009

Ecoparque de Una - FONTE: Conservação Internacional - Brasil http://www.conservacao.org

O Ecoparque de Una é um parque turístico localizado no município de Una, 45 km ao sul de Ilhéus. Seu grande atrativo é uma passarela a 30 metros de altura, entre as copas das árvores. O projeto, desenvolvido pela CI-Brasil em parceria com o Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Bahia (IESB), é uma reserva privada do patrimônio natural (RPPN) e preserva um trecho importante de Mata Atlântica, contínuo à Reserva Biológica de Una. Além do ecoturismo, o Ecoparque possui atividades de educação ambiental, pesquisa científica e conservação. A visitação ao parque permite o mínimo de impacto ambiental e o máximo de contato com a natureza. Acompanhados por guias especializados, treinados pelo o IESB, os visitantes podem ver a beleza do local com outra perspectiva e, com um pouco de sorte, ver animais raros como o mico-leão-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) e o macaco-prego-do-peito-amarelo (Cebus apella xanthosternos) em seu hábitat natural.
Localização
O Ecoparque está na principal rota turística do litoral sul da Bahia. O acesso é fácil: de Ilhéus, basta tomar a rodovia BA-001 em direção a Canavieiras. A entrada do parque está sinalizada para os visitantes. O passeio completo até o Ecoparque dura em média 5 horas, saindo de Ilhéus, Una ou Comandatuba.
Ao lado do Ecoparque, fica a Reserva Biológica de Una, uma unidade de conservação federal administrada pelo IBAMA. O objetivo da unidade é a preservação da floresta, por isso não é possível a visitação pública.Na região existem muitas outras atrações para quem gosta de ter contato com a natureza. As belas praias ao longo da estrada-parque Ilhéus/Itacaré são algumas das opções.
A Passarela
Ao visitar o Ecoparque de Una, pode-se admirar a diversidade de plantas e animais em um trecho intocado da Mata Atlântica – uma das mais belas florestas do mundo – de uma perspectiva totalmente inusitada: por entre a copa das árvores. A passarela, de 30 metros de altura, é composta por quatro pontes suspensas com uma extensão de 100 metros.
A tecnologia avançada de que se utiliza oferece total segurança para pessoas de qualquer idade, inclusive crianças. É a única do gênero no Brasil. No mundo, existem somente duas outras passarelas do mesmo tipo – no Parque Nacional de Kakum, em Gana, e no Parque Nacional de Gunung Gede, na Indonésia – ambas construídas pela CI.
A caminhada até a passarela é também muito agradável. No início do passeio, pode-se ter a visão da extração artesanal da borracha em um autêntico seringal. Por toda a trilha, há placas com informações sobre as riquezas da floresta. Ao final da caminhada de 2 km, o visitante ainda conta com a opção de um banho refrescante nas águas do rio Maruim.
A Construção
Como construir 4 passarelas suspensas a 30 metros de altura, em cima de árvores centenárias, sem danificá-las? Esse foi o desafio que os especialistas encontraram para construir a passarela na copa das árvores do Ecoparque de Una.
O primeiro passo foi lançar, com a ajuda de arco e flecha, as cordas para a escalada das árvores que serviriam de apoio para a passarela.Em seguida, iniciou-se uma sucessão de subidas e descidas para inspecionar as árvores selecionadas e instalar os equipamentos.
Ao invés de utilizar a maneira tradicional de escalar árvores, os especialistas usaram técnicas de montanhismo, que não causam dano aos troncos e galhos.
Projetistas então instalaram o sistema de sustentação da passarela, que é todo feito com encaixes, sem a utilização de pregos ou parafusos. As peças de madeira, colocadas ao redor do tronco, protegem as árvores e permitem ajustes que acompanham o seu crescimento natural.Novamente, com o auxílio de arco e flecha, os cabos de aço foram lançados de uma árvore para outra, determinando o percurso da passarela.Os cabos que sustentam a passarela foram ajustados e esticados. Essa operação é realizada a cada 30 dias, mesmo depois da passarela pronta, para garantir a segurança dos visitantes e das árvores. O trabalho é feito por técnicos brasileiros especialmente treinados durante a construção da passarela.
Em seguida, plataformas de madeira foram montadas no solo e elevadas a uma altura média de 30 metros. Essas plataformas dão sustentação ao complexo de 4 pontes e também servem de local de parada para observação da floresta.
Depois das plataformas instaladas, as pontes começaram a ser construídas e fixadas às estruturas de madeira. Com as pontes já fixadas, telas de proteção foram colocadas ao longo da passarela para garantir a segurança dos visitantes.
Na entrada e saída da passarela, foram construídas pequenas cabanas com telhado de fibra de piaçava (Attalea funifera), uma palmeira nativa da Mata Atlântica do Sul da Bahia.
Como Visitar o Ecoparque de Una
Contate o Centro de Reservas e-mail: ecopark@iesb.org.br ou tel (73) 633 1121 ou qualquer agência de viagem, em Ilhéus-BA. Horário de funcionamento: das 8 às 18 horas diariamente incluindo sábados, domingos e feriados.

Nenhum comentário: