terça-feira, 5 de maio de 2009

Por que as árvores urbanas caem em São Paulo? Fonte: http://arvoresdesaopaulo.wordpress.com

Todo verão é a mesma história: árvores caídas nas manchetes dos jornais como causadoras de prejuízos na cidade de São Paulo. A primeira culpada, logicamente, é a árvore, apontam muitos. Mas a verdade não é muito bem essa.
O ser humano tem mais culpa quando se fala em árvores urbanas no chão. É fácil ver cenas como essa acima nas calçadas da Cidade - o tronco todo cimentado em volta, sem nada de solo exposto - isso impede a aeração do solo e das raízes consequentemente, prejudicando a saúde da planta e a deixando vulnerável. Podas destrutivas que desequilibram a árvore devido algum interesse particular, como letreiros de uma loja, também colaboram. Corte de raízes que estavam “quebrando a calçada” (aliás as raízes quebram o piso na tentativa de conseguir a areação de solo ) tiram a sustentação e basta uma tempestade para ventar e amolecer a terra, derrubando a árvore.
Isso sem falar na escolha errada de espécies, muitas exóticas ou nativas em locais errados dentro da malha urbana. Existe a árvore certa para o local adequado, e nativa de preferência, já que temos mais de 200 espécies de árvores de todos os tipos na mata original da Cidade.
As quedas naturais ocorrem, seja pela idade avançada, cupins e até a inevitável poluição do meio urbano. Mas muitas poderiam ser evitadas se as pessoas e as concessionárias elétricas tivessem um pouco mais de cuidado com essas prestadoras de serviços ambientais urbanos, principalmente aqueles que tem árvores na porta de casa.
Ricardo Henrique Cardim

2 comentários:

bb disse...

OiiiiiiAlexandre ,se todo mundo realmete se preocupasse com nossa flora seria muito bom mesmo, principalmente a arborização urbana.......
sou estudante de Biologia aqui em Patrocínio e pretendo fazer minha Monografia sobre a arborização urbana.Pretendo conscientizar a população de minha cidade com os benefícios que trazem para nós ....
um abraço ....

Alexandre Coletto da Silva disse...

É verdade "bb" !! Sucesso em seus projetos e não desista deles! Precisando de algo estamos aí!

Alexandre