quinta-feira, 7 de maio de 2009

VÍDEOS DE TREINAMENTOS EM MANAUS

Postei alguns vídeos relacionados a treinamentos de escalada em árvores no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia no dia 26/11/2006. Durante a execução desses treinamentos participaram além de mim os pesquisadores Mário Terra e Marc Gayot.
Os assuntos que esses vídeos trabalham são:

Ancoragem:
http://www.youtube.com/watch?v=K-hJ212H3vQ&feature=channel_page

Lançamento de cordim para passagem da corda de rapel:
http://www.youtube.com/watch?v=i804uu1AZLY&feature=channel_page

http://www.youtube.com/watch?v=XemaxNN6nDw&feature=channel_page

Escalada por meio de técnicas de espeleologia com uso de bloqueadores de mão e pé:
http://www.youtube.com/watch?v=brgeIlaG2XI&feature=channel_page

É importante ressaltar que não existe apenas uma forma para se escalar árvores! Há várias técnicas, equipamentos variados, tipos de nós e o que determinará o uso de alguma técnica em especial ou a combinação de várias técnicas e equipamentos dependerá do objetivo que se quer alcançar e qual o tamanho do investimento que se quer fazer. Assistir vídeos pela internet não habilita ninguém a escalar com segurança. Somente com muito treinamento, busca de informações com pessoal capacitado/habilitado e uso de equipamentos certificados é que podemos escalar com segurança evitando acidentes. Nunca escale sozinho!! Lembre-se SEGURANÇA é fundamental, sua vida está literalmente presa "POR UM FIO".
Dedico esses vídeos aos amigos acima mencionados, e a tantos outros biólogos e/ou pesquisadores que fazem do trabalho nas alturas seu vício, sua paixão... Dedico também ao Engenheiro Agrônomo Ricardo Leme Ferreira que foi um dos mestres que me iniciou na escalada de árvores e principal parceiro de escaladas na Amazônia. Sem profissionais assim a pesquisa básica não teria condições para explorar as novas fronteiras da ciência, na copa das árvores!!

Grande abraço,

Boas escaladas!!

Alexandre

3 comentários:

Sâm por Sâm disse...

/Oi Alexandre queria me informar mais a respeito,pode me passer o end de e mail,estou em manaus...

Alexandre Coletto da Silva disse...

Por favor escreva para alexbelha@hotmail.com

RAYANNE CANTO disse...

Olá sou funcionária de empresa multinacional em Manaus, estou programndo um treinamento ao ar livre para os colaboradores.Gostaria que vc me enviasse para o e-mail rayanne_canto@yahoo.com.br o trabalho de vcs de como é a proposta de vcs para treinamentos ao ar livre.

No aguardo

Rayanne Canto