segunda-feira, 14 de setembro de 2009

NOVA ESCALADA NO MOROTOTÓ PARA COLETA DE SEMENTES





A ESCALADA ACONTECEU...

... domingo passado (13/09/2009) onde realizei nova coleta de infrutescências para extração de sementes de Morototó (Schefflera morototoni (Aubl.) Maguire, Steyerm. & Frodin) para um projeto da Universidade Federal de Uberlândia. Nessa coleta novamente foram utilizadas técnicas de escalada derivadas da espeleologia (exploração de cavernas). Entretanto, neste dia, optei por uma escalada mais leve utilizando a técnica de progressão simultânea por ser menos fatigante, pois foi necessário escalar mais de uma matriz (árvore). Nesta técnica ao invés de um par de bloquedores de punho utilizei os seguintes equipamentos: CROLL (bloqueador ventral), ASCENCION (bloqueador de punho direito) e o PANTIN (bloqueador de pé).

AS SEMENTES...

... de morototó são comercializadas na forma de artesanato (colares, brincos, cintos, etc) por algumas etnias indígenas do Estado do Amazonas. Em Manaus é comum encontrarmos esses artesanatos coloridos com tintas vegetais e com acabamentos que misturam penas de aves e sementes de outras espécies botânicas. O IBAMA tem orientado os artesãos indígenas a não utilizarem penas de aves na confecção dos colares e também as pessoas para que não adquiram objetos de artesanato que possuam penas como forma de proteção a esses animais. Ainda assim é muito comum encontrar esses artigos no comércio de artesanatos manauara e/ou amazonense. Valeria a pena maiores investimentos na divulgação desse potencial artesanal do Morototó aqui também no Cerrado. Fica a idéia para nossos criativos artesãos e para instituições como o SEBRAE que geralmente apoiam iniciativas dessa natureza!!!


AS FOTOS ...

... novamente são do amigo Rafael Portezan. Fica aqui registrado meu obrigado ao Rafael pela ajuda nos trabalhos de campo e pela documentação fotográfica.

Nenhum comentário: