sexta-feira, 25 de março de 2011

CURSO PARA ALUNOS DO INSTITUTO PASSO 1 - 19/03/2011

No último dia 19 de março foi realizado no Centro de Estudos Terra Brazilis mais um curso de técnicas verticais de acesso ao dossel para alunos do Instituto Passo 1 de Uberlândia. Diferentemente do publico que já estou acostumado a trabalhar (biólogos, gestores ambientais, geógrafos, prestadores de serviços ambientais, etc) dessa vez recebi uma turma de pós graduação latu sensu (FISIOLOGIA DO ESPORTE, TREINAMENTO E PERFORMANCE E EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA GRUPOS ESPECIAIS)composta em sua maioria por educadores físicos. Havia também psicólogas e fisioterapeutas nessa turma! Dessa vez o curso teve um enfoque mais técnico, ressaltando a função de cada equipamento e os cuidados na manutenção como forma de garantir mais segurança! Fiquei bastante entusiasmado com a receptividade dos alunos e interesse pelo tema (TREE CLIMB), uma novidade mesmo para aqueles com algum nível de conhecimento ou experiência com rapel. A programação da aula foi praticamente toda desenvolvida com demonstrações de escalada na árvore pau d'óleo! Também tivemos a participação do Prof. Marcus Vinícius Patente Alves que finalizou o curso com uma palestra no laboratório do CETB onde o mesmo trabalhou vários assuntos relacionados com os esportes de aventura (histórico da relação homem-natureza-esportes, esportes de ação, esportes de aventura, equipamentos, tipos de nós, etc).

Turma da especialição em FISIOLOGIA DO ESPORTE, TREINAMENTO E PERFORMANCE E EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA GRUPOS ESPECIAIS do Instituto Passo 1 - Uberlândia.

Foi interessante a oportunidade de apreender com um outro colega novas abordagens e podermos ensinar juntos aos alunos as várias possibilidades de se trabalhar com "tree climb" seja como esporte, atividade física, educação ambiental, pesquisa ou prestação de serviços.

Neste fim de semana (26 e 27 de março) mais um curso será realizado! Em breve postarei fotos! Grande abraço e boas escaladas!!!

Nenhum comentário: