quarta-feira, 1 de julho de 2009

II Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores - FONTE: http://www.cbau2009.com.br

Organizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e a International Society of Arboryculture (ISA), o II Campeonato acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro, no Horto Florestal, antecedendo o 13º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU), que acontecerá nos dias 18 a 21 de outubro, promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco junto a SBAU.
Requisitos
O evento é destinado à arboristas, coletores de sementes, epífitas e bromélias e orquídeas, praticantes de rapel assim como pesquisadores da flora e fauna do dossel e pessoas que trabalham com a escalada como técnica de acesso a árvores de grande porte.
Os participantes também devem possuir os seguintes equipamentos de segurança: capacete, óculos de proteção, corda de segurança, mosquetões de no mínimo duas seguranças, sistema autoblocante e cinto específico de arborista.
Os interessados em participar do campeonato devem realizar sua inscrição pelo site. O valor da taxa é de R$ 75,00 e será de igual valor para qualquer participante, sejam sócios, não-sócios ou estudantes.
Campeonato
O Campeonato será realizado em duas etapas:
A primeira fase, seletiva, acontece no dia 17. Nela os participantes irão realizar três modalidades: o Footlock, técnica de escalada que utiliza corda e travamento de pés para a ascensão; o Resgate em Altura, que mostra a habilidade do competidor em resgatar um trabalhador de árvore ferido, utilizando todas as técnicas de segurança; e o Deslocamento em Copa, onde é feita a locomoção e caminhada pelos galhos das árvores.
Serão selecionados para a etapa final os competidores que realizarem as modalidades de acordo com as normas corretas de escalada, sem danos à árvore, no menor tempo.
Na segunda fase, dia 18, os finalistas irão executar apenas o deslocamento na copa de árvore, seguindo os mesmos critérios de avaliação.

Um comentário:

Ericritico disse...

Nossa Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores.
Nunca passou pela minha cabeça que dinha um campeonato desse tipo!
Mas achei bem legal parabéns!!