quarta-feira, 1 de julho de 2009

Técnicas de escaladas em árvores é tema de curso em Rio Branco - Fonte: Viviane Teixeira - 12 Junho de 2009 (Agência de Notícias do Acre)

Treinamento é uma preparação para o 2º Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvore

Em outubro Rio Branco será sede do XII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana e do 2° Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvore. Como etapa preparativa está sendo realizado o curso com duração de três dias com ênfase nas técnicas de escaladas e treinamento para as equipes. A demonstração é ministrada pelo secretário da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Sydney Brasil.
O treinamento é destinado a pessoas que trabalham com a escalada como técnica de acesso a árvores de grande porte, praticantes de rapel, como apoio a pesquisadores da flora e fauna do dossel e aos coletores de sementes, epífitas, bromélias e orquídeas. Estão sendo abordadas três modalidades do Campeonato: travamento de corda com os pés; resgate aéreo e deslocamento na copa, onde serão usadas técnicas de acesso a árvores de grande porte (15 a 30 metros).
De acordo com o secretário da SBAU, o encontro é uma possibilidade de intercâmbio e de demonstração dos procedimentos de trabalhos técnicos e de segurança realizado na copa das árvores. “As técnicas garantem maior facilidade de deslocamento e segurança”, disse ele.

Nenhum comentário: