segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ESCALANDO JEQUITIBÁS GIGANTES







ESCALANDO JEQUITIBÁS GIGANTES” nasceu da iniciativa de dois montanhistas: Bruno Dias e Fabiano Seabra. O Jequitibá é uma árvore-símbolo dos estados de São Paulo e Espírito Santo. Em tupi-guarani significa gigante da floresta, o que é compreensível.
São árvores nativas da Mata Atlântica brasileira, existentes apenas na região sudeste e em alguns estados vizinhos. Registros atuais anotam jequitibás com 60 metros de altura. Para se ter idéia do que significa 60 metros, basta lembrar que esta é a altura de um prédio equivalente a 20 andares. Em meados de 2001, após me envolver com projetos relacionados ao acesso por cordas em Dossel Florestal, percebi a importância e a necessidade de aprimorar e adquirir conhecimentos técnicos para tal finalidade. Busquei cada vez mais o êxito em escaladas em árvores de grande porte e daí o fascino pelos Jequitibás, e claro, por outras espécies gigantes da flora brasileira. Percebi então, a necessidade de criar um nome, uma marca, no qual, as pessoas teriam referência do meu trabalho. Criei então, “DOSSEL BRASIL”. Um segmento voltado para profissionalizar os acessos por cordas em Dosséis Florestais no Brasil. Quando se fala em escalar árvores, sempre vem em mente um ar de lazer, recreação e diversão. Mas vai muito, além disso, envolve profissionalismo, determinação, conhecimento, responsabilidade, analise de riscos, logística, e claro, objetivo. Escalar Jequitibás Gigantes é o meu objetivo atual, ou seja, convidei um colega chamado Fabiano Seabra, formado em Educação Física, com diversos trabalhos publicados e grande companheiro de montanha. Desenvolvemos juntos, uma serie de padrões e normas para profissionalizar nossos ideais. Depois de organizado a parte burocrática, partimos então, em busca dos maiores Jequitibás do Brasil. Nosso trabalho consiste na Escalada das Árvores, utilizando técnicas e equipamentos vindos da escalada em rocha, alpinismo, espeleologia, canionismo, e outros mais. Desenvolvemos um procedimento técnico, no qual, não agredimos o tronco das árvores, a ascensão é feita utilizando fitas tubulares e cordas, estática e dinâmica. Quando chegamos lá em cima, no “Dossel” topo das árvores, realizamos diversos trabalhos, entre eles a identificação da altura, diâmetro dos galhos, registro fotográfico de fauna, flora e paisagem. Além de abrir portas para infinitas pesquisas no segmento florestal.
Iniciamos os trabalhos na centenária Fazenda Traituba, no município de Cruzília – MG. Encontramos por lá um Jequitibá gigantesco, com os calculados 45 metros de altura, 4,10m de diâmetro e 15,20m de circunferência. O local também pode ser chamado de “Morada dos Jequitibás”, existem por lá, diversos outros Jequitibás Gigantes, realmente um lugar único.
Mas, os trabalhos continuam e pelo levantamento que fizemos, são dezenas os Jequitibás Gigantes espalhados pela região sudeste do Brasil. Em Baependi, minha cidade natal, localizada no Circuito das Águas, no Sul do estado de Minas, também existem Jequitibás Gigantes e diversas outras espécies como: Canela Parda, Jatobá, Ingá, Cedro, Araucárias, entre outros. Estamos em busca de apoios e parcerias, pois nosso projeto é muito amplo, envolve deslocamento, equipamentos diversos, mão de obra e até mesmo, autorizações junto aos órgãos responsáveis pela Flora Brasileira. As universidades da região sudeste, têm mostrado bastante interesse no assunto e até mesmo alguns cursos técnicos já tivemos a oportunidade de ministrar. Um deles, na Universidade Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ.
Em breve estaremos relatando outras descobertas e nosso objetivo agora é escalar o Jequitibá Rosa do Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro – SP. Considerado o maior exemplar vivo da espécie na região sudeste. Vamos lá conferir a veracidade dos dados. Em breve no site: www.dosselbrasil.com.br haverá diversas novidades e informações a respeito de escaladas em árvores pelo Brasil.


FONTE: http://www.extremos.com.br/artigos/BrunoDias/090921.asp
DATA:
Publicado em 21/09/2009 - 14h34 - Bruno Dias
FOTOS: Bruno Dias e Fabiano Seabra

NOTA DO BLOG: Apesar de ter sido publicada em 21/09/2009 resolvi postar essa interessante matéria para divulgar o trabalho desses dois escaladores que ainda não conheço! Acredito que seja importante a integração, troca de idéias e experiências para o crescimento desta atividade - escalada em árvores - no País. Se você trabalha com escalada de árvores ou possui um grupo de escalada em dossel, seja por hobbie, pesquisa, trabalho ou lazer, utilize esse espaço e conte sua experiência!!! Grande abraço e boas escaladas,

Alexandre Coletto da Silva

Nenhum comentário: