quarta-feira, 21 de julho de 2010

Cientistas mapeiam altura de florestas a partir de dados de satélites da Nasa

Da redação do UOL

Com ajuda de dados de satélites da Nasa (agência espacial americana), cientistas produziram o primeiro mapa do mundo que mostra as árvores de acordo com a sua altura. Apesar de existirem mapas regionais desse tipo, este é o primeiro que faz uma mensuração de todas as florestas do globo a partir de um único método.

O trabalho foi feito a partir de informações dos satélites ICESat, Terra e Aqua. Com ele, será possível aos cientistas desenvolver um inventário de emissão de carbono pelas florestas e medir os ciclos de carbono com mais precisão.

O mapa foi descrito por equipe coordenada por Michael Lefsky, da Universidade do Colorado, na revista "Geophysical Research Letters".

O estudo indica que as florestas mais altas do mundo estão agrupadas no noroeste do Pacífico, da América do Norte e no sudeste da Ásia, enquanto as mais baixas são encontradas ao longo do Canadá e da Eurásia. O mapa mostra a altura média de grupos de pelo menos cinco quilômetros quadrados, e não a altura máxima de um grupo pequeno de árvores.

Estima-se que os homens emitam cerca de 7 bilhões de toneladas de carbono anualmente. Desse total, 3 bilhões de toneladas vão parar na atmosfera e 2 bilhões, no oceano. Os cientistas não sabem, ao certo, o que acontece com os 2 bilhões de toneladas restantes, mas desconfiam que boa parte desse volume seja absorvido pelas florestas.



As áreas em verde mais escuro mostram florestas mais altas, com até 70 metros;


FONTE: http://www.uol.com.br/

Nenhum comentário: