quarta-feira, 28 de julho de 2010

JORNAL GAZETA DE UBERLÂNDIA REALIZA MATÉRIA SOBRE CURSO DE ESCALADA EM ÁRVORES

POR MELINDA SOUZA

Biólogos e especialistas passam por treinamento no CETB Uberlândia

O curso Aspectos da Vegetação do Cerrado, orientações e técnicas científicas de campo, realizado pelo Centro de Estudos Terra Brazilis (CETB) foi considerado pelos participantes como importante e um sucesso.
Edivane Cardoso da Silva fez orientações específicas de como se orientar no campo, através de mapas topográficos, bússola e GPS. Além da teoria fornecida, os participantes foram a campo testar as técnicas. Todos os dados coletados durante a prática foram registrados em um software específico para GPS, o que torna a interpretação dos dados mais prática e fácil.
Alexandre Coletto realizou uma aula teórica sobre as técnicas de escaladas utilizadas no Brasil e no mundo, bem como uma parte prática, na qual cada participante "sentiu na pele" como subir em árvore de forma segura e simples. Atualmente essa técnica está sendo utilizada em diversos locais do mundo, não somente por pesquisadores para o estudo do dossel das árvores (topo das árvores), mas também para o Ecoturismo e a Educação Ambiental.
A última parte do curso foi ministrada pelo Biólogo Endrik Enner e pela mestra Neiva Beatriz Antunes, que abordaram sobre "coleta e herborização de material botânico". Os participantes tiveram contato com técnicas de campo em como coletar plantas para a confecção de um herbário, os materiais utilizados, como armazenar, além das técnicas em como identificar esse material a nível taxonômico,
através de bibliografia especializada.

O CETB fica na zona rural e oferece aos participantes alojamento e área Biólogos e especialistas passam por treinamento no CETB Uberlândia de camping, excelente alimentação, o contato com a natureza e uma simpatia cativante de todos os profissionais do local. O CETB oferece cursos em diversas áreas do conhecimento, tanto para profissionais como para estudantes como teóricos e extremamente práticos de capacitação para universitários, professores e alunos de escolas municipais e estaduais, realizam vistas técnicas a diversos locais do país, recebem alunos para estágios e monitorias dentre tantas outras atividades.

Contatos: www.ceterrabrasilis.blogspot.com ou fone 34 9672-0221 / 9162-7400




FONTE: http://www.gazetadeuberlandia.com.br

Nenhum comentário: