domingo, 19 de setembro de 2010

Em Uberlândia Dia da árvore será comemorado com plantio de mudas às margens do Córrego Mogi

Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação fará o plantio de mais de 200 mudas de espécies típicas do Cerrado na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Mogi, no bairro Jardim Karaíba. A ação será realizada das 9h às 11h30, às margens do córrego, entre as Avenidas Tomaz Antônio Gonzaga, Antônio Francisco Lisboa e as alamedas Marília de Dirceu e Cláudio Manoel da Costa (confira o mapa).



A área faz parte dos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente para a recomposição da vegetação nativa e recuperação das áreas de cursos d’água. “Vamos concluir a revitalização deste trecho. Serão plantadas mudas de ipês rosa e amarelo, ingá, jacarandá mimoso, embaúba e amora, todas produzidas no Horto Municipal. Além de garantir o reflorestamento, as espécies frutíferas vão atrair animais”, disse a coordenadora da Diretoria de Desenvolvimento Ambiental, Sandra Borges Pereira.

Um grupo de 30 alunos do sétimo ano da Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves do bairro Planalto farão o plantio das mudas. Para a diretora da escola, Consuelo Cortes dos Santos, o convite para participar das atividades veio em boa hora. “Sempre procuramos trabalhar essa mentalidade nos alunos. Temos projetos interdisciplinares de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. As atividades do dia da árvore vão complementar o que já desenvolvemos na sala de aula”, contou.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Raquel Mendes, além de proporcionar sombra, frutos e embelezar jardins, as árvores também cumprem um papel importante na preservação de córregos e nascentes. “As raízes das árvores ajudam a aerar o solo e permitem que a água da chuva seja absorvida com mais facilidade, isto evita erosão. Além disso, a copa da árvore serve de abrigo para os animais, preservando o ecossistema”, ressaltou.

Durante o evento também serão distribuídos 500 kits com sementes de Ipê Amarelo e material educativo. “Queremos que as pessoas plantem mais árvores, que fazem parte da vida da cidade, humanizam os espaços, dão sombra e melhoram o clima”, disse Raquel Mendes.

PMU distribui mudas o ano todo

O Horto Municipal disponibiliza durante todo o ano milhares de mudas de árvores para quem deseja fazer o plantio em calçadas. Os interessados devem procurar o Horto, que fica na Rua Benjamim Magalhães, s/n no bairro Tibery e apresentar um documento pessoal para receber a planta. Para cada dez metros de calçada, a pessoa tem direito a uma muda. Para o plantio em calçadas com fiação elétrica e de telefone, são disponibilizadas árvores de pequeno porte, como flamboyant mirim, ipê mirim, ibisco e callistemon.

Segundo Luiz Carlos Carvalho, assessor do Horto Municipal, o oiti é uma das mudas mais procuradas, por causa da sombra e do crescimento rápido que ocorre no prazo médio de quatro anos. “Também é uma árvore com pouca queda de folhas”, disse o assessor.

Dia da Árvore

Data: 21 de setembro (terça-feira)
Local: Margens do Córrego Mogi entre as avenidas Tomaz Antônio Gonzaga, Antônio Francisco Lisboa e as alamedas Marília de Dirceu e Cláudio Manoel da Costa
Horário: das 9h às 11h30

FONTE: http://www3.uberlandia.mg.gov.br/

Nenhum comentário: