quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Minicurso "Técnicas de escalada e rapel na pesquisa científica" na Universidade Federal de Uberlândia

A XXII Semana Científica de Estudos Biológicos está sendo realizada pela coordenação do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia, em parceira com alunos da graduação e grupos como o Diretório Acadêmico Charles Darwin, Associação Atlética da Biologia, PET/Biologia - Programa de Educação Tutorial e Empresa Júnior (MinasBio). O evento conta com 12 minicursos dentro da sua programação. Um desses minicursos é o de "Técnicas de escalada e rapel na pesquisa científica", que será ministrado pelo doutorando Christiano Peres Coelho. A ementa do curso é composta dos seguintes tópicos:
- Noções básicas para pesquisa em locais de difícil acesso;
- Noções básicas dos equipamentos e materiais para escalada e rapel;
- técnicas de segurança e resgate;
- Técnicas de escalada e rapel na pesquisa Científica, ascensão e deslocamento em copas de árvores e descida em cachoeiras e paredões para coleta e observação de animais e vegetais.
Horário e data: 07/10 - 08h às 12h, 13h30 às 17h30; 08/10 - 08h às 12h
Locais: Parque do Sabiá (Arborismo) e Cachoeira de Indianópolis
O número de vagas oferecidas foi 9 e já não há mais oportunidade de inscrições.

COMENTÁRIO DO BLOG: Trata-se de mais uma oportunidade de contato com as técnicas de escalada de árvore na região do Triângulo Mineiro. Estarei fazendo o curso como aluno pois fiquei muito curioso em apreender a parte de rocha e também verificar a possibilidade de conhecer técnicas ou experiências diferentes de "tree climb". Além disso estarei documentando o minicurso para depois postar as fotos aqui no blog. É muito provável que surja parcerias futuras com o Christiano para intensificarmos os cursos de escalada na região. Quanto mais profissionais atuando na área melhor!! Quem ganha é a pesquisa e a atividade de "Tree Climb" em Minas Gerais e no Brasil!! Espero que a partir desse minicurso, possamos organizar grupos aqui na cidade para prática, troca de experiências e quem sabe até produção de artigos científicos na área.

Boa semana, boas escaladas


Alexandre Coletto da Silva

Um comentário:

Daniel M. de A. Lima disse...

Alexandre,
Que bela oportunidade a sua para aprender novas técnicas. Massa. Pena que aqui no Ceará os profissionais não tem ainda essa mentalidade de troca de experiências.
Se possível posta as fotos do evento e se tiver algum vídeo também, será de grande valia.
Parabéns, principalmente pelo exemplo de humildade!