domingo, 10 de outubro de 2010

Sucesso total no minicurso "Técnicas de escalada e rapel na pesquisa científica"

É com grande satisfação que estou postando o resultado de 2 dias (16 horas) de minicurso da XXII Semana Científica de Estudos Biológicos (SCEB). Conforme havia imaginado o instrutor do curso (Christiano Peres Coelho) utiliza uma técnica diferente de ascensão ao dossel daquelas que utilizo em meus cursos. Valeu muito a pena essa interação e troca de informações. Acredito que em breve, muito em breve, teremos novidades muito interessantes para os adeptos da escalada de árvores. Gostaria de agradecer ao pessoal da comissão de organização da XXII SCEB por oferecer a oportunidade da minha inscrição. É sabido o quanto é trabalhoso organizar uma atividade como essa, mas tudo correu de forma eficiente e o resultado foi um curso de extrema qualidade. Por isso gostaria de ressaltar o empenho dessa moçada, sem o qual o evento não teria ocorrido com o sucesso observado. Gostaria de agradecer também ao Christiano Peres Coelho que deixou de ser um amigo virtual e que provavelmente se tornará um grande parceiro de cursos. Obrigado Christiano pelos ensinamentos, especialmente nas técnicas de ancoragem e equalização para estudos de cachoeiras. Fiquei feliz porque mesmo que tenhamos sido cria de instrutores e escolas de treinamento diferentes, compartilhamos de estilos muito parecidos na condução dos cursos. Conforme havia falado no fechamento do minicurso, espero que este evento signifique uma semente para que possamos formar escaladores de árvores que possam atuar nos diferentes seguimentos que essa atividade proporciona(prestação de serviços ambientais, pesquisa, educação ambiental, etc). Por fim gostaria de testemunhar a beleza da Cachoeira do Britador e de sua flora e fauna associada. Infelizmente apesar de seus atributos naturais esta cachoeira é mais uma vítima da falta de educação de pessoas que utilizam o local para seu lazer aos finais de semana e depositam vários resíduos sólidos por todo lado (garrafas pet, garrafas de vidro, latinhas de cerveja). A turma do minicurso fez sua parte coletando alguns desses resíduos que foram descartados na cidade. Foi muito pouco em relação a grande quantidade de resíduos que ainda existe no local. Então a sugestão que damos aos freqüentadores do local é que deixem por lá apenas pegadas, tirem de lá apenas fotografias e levem de lá boas recordações, a natureza certamente irá agradecer imensamente. Para o proprietário das terras da cachoeira em questão, que cobra pela entrada do pessoal durante os finais de semana, nossa sugestão é que coloque cestos de lixo e placas de “EDUCAÇÃO AMBIENTAL”, o que fará muita diferença!!! Então é isso pessoal, fiquem com as imagens do minicurso:

Primeiro dia de curso (manhã) - parte teórica no laboratório com apresentação de slides, explicações dos diferentes equipamentos utilizados em escalada e demonstração de diferentes tipos de nós e suas aplicações.

Primeiro dia de curso (tarde) - alunos e instrutor no Parque do Sabiá em Uberlândia.

Primeiro dia de curso (tarde) - parte prática de escalada em árvore.

Primeiro dia de curso (tarde) - Aluno Bruno realizando a segurança da escalada dos outros alunos por meio de nó dinâmico em uma corda extra ancorada por fita tubular em outra árvore, próxima aquela escolhida para escalada.


Primeiro dia de curso - demonstração de ancoragem na árvore com fita tubular.

Segundo dia de curso (manhã/tarde) - parte prática de descensão em cachoeira com aluna Aline Carneiro Veloso.

Segundo dia de curso (manhã/tarde) - proteção da corda com mangueira de bombeiro e preparação da aluna Ariadne de Almeida Branco Oliveira para descida em corda dupla com sistema equalizado.


OBSERVAÇÃO: É necessário destacar a autorização para realização de parte do minicurso no Parque do Sabiá por parte da Administração do Zoológico (Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Uberlândia) e também por parte da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (FUTEL). Esperamos continuar com essa abertura e apoio em atividades futuras que só vem confirmar o empenho, o comprometimento e a responsabilidade da administração municipal no uso adequado dos espaços públicos. Isso certamente está em sintonia com o movimento "Cidades Saudáveis" proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

CURIOSIDADE 1: Não poderia deixar de mencionar um fato interessante. Convidei o Christiano para fazer a via contrária, ou seja, escalarmos o paredão da cachoeira com o uso das técnicas de escalada em árvores. Ele utilizou a sua técnica (1 bloqueador de punho com estribo simples + grigri) e eu utilizei uma das técnicas que ensino durante meus cursos (1 par de bloqueadores de punho + 1 estribo duplo). Compartilhamos da mesma dificuldade de ascensão devido ao excesso de lodo presente na rocha o que exigiu muita força e nos obrigou a parar próximo a metade da altura total da cachoeira. Infelizmente as atividades não puderam ser fotografadas na base da cachoeira, porque havia muita umidade no local provocada pelo spray que se forma durante a queda d'água na cachoeira. Independente disso, acho interessante mencionar essa possibilidade para aqueles que pretendem desenvolver atividades de coleta científica em ambientes assim.

CURIOSIDADE 2: O Córrego Lajeado é o curso d'água que forma a cachoeira do Britador. Trata-se de uma das centenas de cachoeiras presentes na região do Triângulo Mineiro. Para ter acesso a esta cachoeira é necessário seguir pela BR 365, no sentido Uberlândia-Patrocínio. Após atravessar a ponte sobre o córrego Lageado basta pegar uma pequena estrada de terra à direita e seguir sempre a direita. A proximidade desta cachoeira a um britador, justifica o nome dado a mesma.

PESSOAL FIQUEM COM DEUS, BOAS ESCALADAS, CUIDADO COM O EQUIPAMENTO E COM AS ANCORAGENS E BOAS ESCALADAS!!!! SELVA, SEMPRE!!!!!!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Dois dias de grande aprendizado tanto profissional como pessoal. E é sempre bom conhecer pessoas novas. Precisamos mesmo manter os laços.
Grande abraço a todos.
Ariadne de Almeida Branco Oliveira
Graduanda em Ciências Biológicas - UFU