quinta-feira, 10 de maio de 2012

Demonstração de escalada em árvores no Parque Estadual do Pau Furado em Uberlândia - MG (08/05/2012)

No último dia 8 de maio foi realizada uma demonstração de técnicas verticais de acesso ao dossel no Parque do Pau Furado em Uberlândia - MG. A aula demonstração ocorreu como parte da programação do curso "Ecologia do Cerrado" oferecido como disciplina optativa ao curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia cujo responsável é o Prof. Dr. Ivan Schiavini. Trata-se de mais uma oportunidade de divulgação da escalada de árvores para o circuito acadêmico regional. Também vale ressaltar que no dia 24 de abril os alunos dessa disciplina participaram da palestra: "Vida no Topo das Árvores: Uma Nova Era de Exploração Científica nos Dosséis das Florestas do Mundo", conduzida por mim. Esse tipo de espaço de discussão e divulgação da escalada de árvores é muito enriquecedor pois os alunos tem contato com informações que eles não estão acostumados em relação a exploração dessa fronteira de pesquisa, o dossel. Abaixo o registro do grupo que partipou da demonstração no Parque do Pau Furado. Gostaria de agradecer a permissão do Prof. Ivan Schiavini para que fosse possível a divulgação dessas atividades em sua disciplina e ao biólogo Erick Almeida Silva (gerente do Parque Estadual do Pau Furado - Escritório Regional do Instituto Estadual de Florestas) por sua atenção e parceria nas atividades de escalada no Parque. Grande abraço a todos e boas escaladas!!
Alunos da disciplina Ecologia do Cerrado, funcionários do Parque Estadual do Pau Furado, Prof. Dr. Ivan Schiavini, eu e o gerente do Parque Erick Almeida Silva na área onde ocorreu a demonstração de escalada de árvores.
Aluna recebendo instruções antes de ser içada para coletar amostras de folhas com uso de colheitadeira aérea. Foto: Gudryan J. Barônio
Aluna com a colheitadeira aérea em punho. Foto: Gudryan J. Barônio

Nenhum comentário: