segunda-feira, 21 de maio de 2012

I Jornada de Paisagismo Plantarum - Conservação e sustentabilidade

Neste último sábado (19/05) foi realizada a I Jornada de Paisagismo Plantarum - Conservação e sustentabilidade em Nova Odessa - SP. O evento contou com as seguintes palestras: "Plantas floríferas para jardins tropicais com ênfase na flora nativa: herbáceas, arbustivas e trepadeiras". Eng. agrônomo MsC. Harri Lorenzi; "Paisagens, Jardins e Sustentabilidade: Uma Nova Estética?" Paisagista Rodolfo Geiser; "Aplicação da Ecologia no jardim - diversidade das plantas ornamentais como cura da paisagem, com ênfase aos locais de clima ameno". Paisagista Toni Backes; "O uso de plantas aquáticas no paisagismo e na decoração de interiores". Dr. Eduardo Gomes Gonçalves. Além da programação de palestras foi possível visitar o Jardim Botânico Plantarum e observar a beleza e requinte de um jardim com mais de 4,5 mil espécies predominantemente da flora brasileira e muitas exóticas também. Trata-se de uma opção muito interessante para se conhecer o trabalho e dedicação do Eng. Agr. e botânico Harry Lorenzi. Lorenzi é reconhecido pela sua fantástica contribuição à botânica brasileira. Fiquem com algumas fotos do evento e do Jardim Botânico Plantarum:
Me chamou a atenção a preocupação com a sustentabilidade e com a reciclagem de materiais na área do Jardim Botânico que podem ser evidenciados abaixo:
Uma preocupação importante levantada pelo Harry Lorenzi antes de iniciar sua palestra foi a necessidade da legislação brasileira facilitar a deposição de material botânico oriundo de resgate para inclusão nos Jardins Botânicos. Urge desburocratizar o sistema para que esses espaços possam cumprir sua função, seja para divulgação da ciência, desenvolvimento de atividades educacionais ou mesmo extensão. Conhecendo a nossa flora e fauna seremos mais fortes nas ações de preservação e conservação. Espaços como o Jardim Botânico Plantarum devem ser multiplicados por esse País numa perspectiva de ampliação de espaços e territórios saudáveis em nossas cidades. Parabéns ao Lorenzi e à sua equipe técnica pela iniativa e esperamos que esta Jornada seja a primeira de muitas outras que poderão vir futuramente!! Para quem quiser visitar o Jardim Botânico Plantarum seguem algumas informações: SITE: www.plantarum.org.br; E-mail: plantarum@plantarum.org.br; Telefone: (19) 3466 5587; ENDEREÇO: Jardim Botânico Plantarum (JBP)- Avenida Brasil, 2000 - Nova Odessa – SP; COORDENADAS: 22º 46’ 51,0’’ S; 47º 18’ 48,4’’ W; Empresas rodoviárias em Nova Odessa: Ouro Verde - tel 19 3466 1224; Piracicabana - tel 19 3466 2214; Central de taxi em Nova Odessa: 19 3466-3779; MAPA PARA LOCALIZAÇÃO EM NOVA ODESSA:

Nenhum comentário: