domingo, 27 de maio de 2012

TREINAMENTO COM COLETA DE SEMENTES NO PARQUE ESTADUAL DO PAU FURADO - UBERLÂNDIA - MG

Hoje fiz um treinamento de coleta de sementes de Garapa - Apuleia leiocarpa (Vogel) J.F. Macbr. - no Parque Estadual do Pau Furado, em Uberlândia - MG. Participaram dessa atividade os ex-alunos do curso de escalada em árvores, Breno Robertson e Mansueto Alves Sousa Júnior e 2 funcionários do Instituto Estadual de Florestas, o geógrafo e monitor do Parque, Guilherme de Oliveira Bueno e o engenheiro florestal coordenador de pesquisas do escritório regional do IEF no Triangulo Mineiro, Marcio Marquez Queiroz. Inicialmente as coletas foram realizadas do chão mesmo com auxílio de uma tesoura de alta poda (podão) e posteriormente realizamos a escalada da árvore e coleta com auxílio do podão agora posicionado na copa. As sementes serão conduzidas aos viveiros do IEF para produção de mudas. Trata-se de um pequeno trabalho voluntário como forma de contribuirmos para que novas árvores sejam plantadas em áreas que necessitam de recomposição, recuperação ou restauração. Abaixo algumas fotos dessa atividade:
Fig. 1 - Início da manhã com um pouco de neblina iniciamos as coletas com podão!
Fig. 2 - Início de processamento dos frutos para redução do volume a ser transportado. Posteriormente os frutos serão secados e enviados para o viveiro para processamento das sementes e produção das mudas.
Fig. 3 - Momento de subida do equipamento (partes que compõem o podão) para que fosse possível sua montagem e coleta de frutos a partir da copa da árvore. O crédito pelas fotos das figs. 1 e 3 é do escalador Breno Robertson. Gostaria de agradecer aos funcionários do IEF todo o apoio (transporte, acompanhamento, etc) oferecido durante as atividades e também aos 2 ex-alunos escaladores que apoiaram toda a atividade como equipe de solo! Essa é uma das atividades que mais me dá prazer e orgulho pois representa uma forma de resistència na contra mão do sistema que alimenta e patrocina a devastação das nossas florestas!!! Valeu galera, tomara que possamos fazer mais atividades dessa natureza!! Bom domingo, boas escaladas!!

Nenhum comentário: