sexta-feira, 2 de abril de 2010

Subindo em árvore


Por Karina Miotto
Como prometiiiiido. Aí está, minha gente.

Se você nunca escalou uma árvore a lazer, aconselho que escale. Insisti muito para ter esta experiência em uma redwood tree porque sei o quanto elas são importantes. Além disso, como poderia colocar em palavras o sentimento que a escalada em uma redwood tree provoca se não tentasse escalar?

Como já disse, são da família das sequóias, espécie das maiores árvores do mundo. A escalada neste tipo de árvore não é aconselhada – são muito antigas, merecem ficar intocadas e permanentemente protegidas. As mais velhas são raras (infelizmente a maioria já foi destruída). Passei a reparar melhor nelas depois que comecei a ler o livro “O Legado de Luna”, de Julia Butterfly Hill. Falo dele no meu blog, o Eco-Repórter-Eco.

No meu caso, apenas consegui porque escreveria sobre elas aqui neste blog, com o objetivo de estimular a preservação. Precisei do apoio do instrutor profissional Tim Kovar e minha escalada aconteceu dentro de uma propriedade particular, com a permissão do dono do terreno.

Se você ficou com vontade de escalar árvores, o que tenho a dizer é o seguinte: VÁ EM FRENTE! Se seu destino for os Estados Unidos, por favor, não escale uma redwood tree. Quanto menos escalarmos estas árvores, melhor pra elas – e pra gente também. A não ser que você seja uma Julia Butterfly Hill...

Na árvore

Escalada em árvore por puro amor e lazer, por querer ter um momento de silêncio longe do barulho de carros, por descobrir uma nova forma de meditação, por respirar a brisa geladinha e perfumada que exala das árvores na entrada da primavera, do verão, do outono e até do inverno.

Escala sem pressa. Confie no instrutor, curta a vista que aos poucos você começa a ter. Tudo no solo vai ficando menor, você ouve o vento chegar...árvores e pássaros em volta, luz do sol, céu azul. Voltamos a ser crianças. Redescobrimos nossa ligação com a natureza. Despertamos sentimentos adormecidos, descobrimos novas emoções.

Essa não foi a minha primeira escalada. E o que posso dizer é o seguinte: cada escalada tem uma lição muito importante para te ensinar. Basta abrir o coração e escutar.

Você pode escalar árvores com a ajuda de um profissional em qualquer parte do mundo que estiver. E, cá para nós, praticar tree climbing nos Estados Unidos é uma atividade bem inusitada para quem decide vir para cá. Existem empresas e profissionais prontos para te ajudar, se você também quiser relaxar em algum galho por aí.

Se quiser falar mais sobre essa experiência, é só me escrever. Mais info no site www.treeclimbing.com
Beijocas!

FONTE: http://www.ci.com.br
COMENTÁRIO DO BLOG: Achei interessante a opinião/relato da Karina Miotto, que é repórter, e decidi postar aqui apesar da data da postagem original ser de 25/03/2008.

Nenhum comentário: