sexta-feira, 14 de maio de 2010

Esportes radicais invadem Mato Grosso

Por Viviane Petroli – Redação Jornal Circuito Mato Grosso
13/05/2010 08:01

Uma das modalidades que vem ganhando muitos adeptos em Mato Grosso é a dos esportes radicais, principalmente o paintball, o rapel e o arborismo. Os esportes radicais têm caído no gosto especialmente daqueles que são adeptos da natureza e gostam de curti-la.

Durante a realização de alguns desses esportes, como o rapel e o arborismo, quem curte tem a oportunidade de realizar passeios em meio à mata, ver belíssimas paisagens, enfim, passar um dia ao ar livre longe do fuzuê da cidade grande.

A prática de esportes radicais possui um custo que varia de R$ 65 a R$ 80, dependendo da localidade onde se irá praticar.

Atividade vertical, o rapel é praticado com o uso de cordas e equipamentos adequados para descidas de paredões, cachoeiras, vãos livres ou edificações. As técnicas utilizadas para as descidas foram criadas a partir das do alpinismo. Para praticar o rapel é preciso saber o básico e ter o acompanhamento de especialistas.

O arborismo, por sua vez, consiste na travessia de plataformas montadas no alto das árvores. São diversos tipos de obstáculos pelos quais o praticante deve passar, como pontes suspensas, tirolesas, entre outras. O arborismo é muito utilizado no chamado turismo de aventura, tanto para lazer e recreação, quanto para estudos da fauna e flora das partes mais altas das florestas.

Formado por duas ou mais equipes, que competem entre si, o paintball é um esporte radical que utiliza bolas que soltam tintas ao atingir o adversário. A brincadeira tem como objetivo capturar a bandeira do grupo adversário.

Para quem pratica paintball são aconselháveis trajes como calça jeans e jaquetas velhas, tênis velho ou papete. Para o rapel é indicado, para os homens, bermudas de nylon ou qualquer outro material de fácil secagem e camiseta. Já para as mulheres praticantes do rapel, calça de academia ou tipo legging e camiseta. As mesmas roupas do rapel valem também para o arborismo.

Mais informações sobre a prática do arborismo, rapel e paintball em Mato Grosso no site www.chapadaaventura.com.br.

FONTE: http://www.circuitomt.com.br

Nenhum comentário: