quarta-feira, 12 de maio de 2010

Estudo do Inpa vai auxiliar manejo da casca-preciosa


Utilizada na produção de cosméticos, perfumaria e em estudos para uso medicinal, a casca-preciosa foi objeto de estudo de uma dissertação de mestrado que verificou a utilização dos galhos e folhas da espécie na produção de óleo essencial

Por Josiane Santos

Atualmente o processo de extração do óleo essencial da casca-preciosa (Aniba canelilla) é feito, em pequena escala, através de galhos e folhas da árvore, principalmente, por ser uma espécie rara. Mas uma dissertação de mestrado feita pela estudante Adriana Pellegrini Manhães, do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), vai auxiliar no processo de manejo dessa espécie.

Formada em engenharia florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Manhães desenvolveu o estudo durante dois anos na empresa Madeira Mil, município de Itacoatiara (distante 170 quilômetros de Manaus), sob a orientação do pesquisador do Inpa Paulo de Tarso Barbosa Sampaio.

O objetivo principal da pesquisa foi desenvolver a produção de óleos essenciais por meio da poda de galhos finos e folhas da casca-preciosa. A medida evita a derrubada das árvores, a exemplo do que ocorria na produção de óleo feito do pau-rosa.

A exemplo do pau-rosa, de onde se extrai a base para o famoso Channel No 5, o óleo essencial da casca-preciosa (Aniba canelilla) também é utilizado na produção de cosméticos, perfumaria e em estudos para uso medicinal. Mas, por sorte, isso é feito em pequena escala, sem comprometer a manutenção da espécie.

E antes que a casca-preciosa virasse árvore em risco de extinção (como acontece ao pau-rosa), a dissertação de mestrado da estudante Adriana Pellegrini Manhães, do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), veio para ajudar no processo de manejo desta espécie. Por dois anos ela desenvolveu uma pesquisa para a produção de óleos essenciais, só que por meio da poda de galhos finos e folhas da casca-preciosa. Ou seja, sem a derrubada das árvores.

“A pesquisa pode amparar o manejo da espécie. A produção de óleo essencial através de galhos e folhas é uma coisa nova. O processo de produção (escalar, coletar e destilação do produto) é difícil. Quando você derruba o tronco, a produção é maior devido à maior biomassa, mas necessita derrubar as árvores. Já a produção por galhos e folhas é menor, porém mantém as árvores em pé e pode ser coletado novamente”, explica.

Não é só isso. O estudo verificou também que a casca-preciosa se desenvolve melhor em ambientes de maior altitude, sem declive. Ou seja, sem inclinações que formem uma espécie de ladeira. Manhães destaca que a pesquisa é um começo para modificar a ideia de que cortar a árvore para produção de óleo essencial seja a única saída. Ela verificou que há também a necessidade de plantio específico para produção do óleo desta árvore.“A pesquisa pode amparar o manejo da espécie. A produção de óleo essencial através de galhos e folhas é uma coisa nova. O processo de produção (escalar, coletar e destilação do produto é difícil. Quando você derruba o tronco, a produção é maior devido à maior biomassa, mas necessita derrubar as árvores. Já a produção por galhos e folhas é menor, porém mantém as árvores em pé e pode ser coletado novamente”, explica.

O estudo verificou também que a distribuição espacial da casca-preciosa se desenvolve melhor em ambientes de maior altitude, sem declive, ou seja, sem inclinações que formem uma espécie de ladeira.

Manhães destaca que a pesquisa é um começo para modificar a ideia de cortar a árvore para produção de óleo essencial, como também a necessidade de plantio específico para produção de óleo da casca-preciosa.

A apresentação do trabalho ocorre na segunda-feira (17), a partir das 15h, no campus III do Inpa, localizado na Avenida Efigênio Salles, 2239, conjunto Morada do Sol.

FONTE: www.inpa.gov.br
Foto: Adriana Manhães

Um comentário:

artenisa disse...

parabens é hora de ajudar para que essa preciosidade não fique em extinção agora quero saber se posso encontrar outros materiais com respeito a aniba canelilla pois quero fazer minha monografia baseada nisso !!!