domingo, 30 de maio de 2010

SERRA DO TEPEQUÉM EM RORAIMA OFERECE LAZER E MUITAS CACHOEIRAS

29 de maio de 2010
Fonte: Portal Amazônia com informações da TV Roraima

BOA VISTA - A serra do Tepequém,no extremo norte de Roraima, tem ar puro garantido com muitas cachoeiras e lazer.O estado é o menos populoso do Brasil com 412 mil habitantes. Pouco mais de uma pessoa por quilômetro quadrado. O clima é quente - média de 35 graus em dias de verão. Boa vista é a única capital brasileira totalmente situada no hemisfério norte. E na região com uma das maiores florestas tropicais do mundo, a natureza é a atração principal. A serra do Tepequém é um dos pontos turísticos. São 102 quilômetros de Boa Vista até Amajari, município onde fica a serra.A mil metros de altitude fica a estância ecológica. À disposição dos turistas estão casas para até 20 pessoas.



“A vantagem é o clima que é agradável. Poder respirar ar puro”, confirma Daniel Hypólito, engenheiro.

Lugares a conhecer



Na estância ecológica tem ainda circuito de arborismo. Subindo mais 200 metros no alto da serra fica a Vila do Paiva. Uma comunidade de ex-garimpeiros onde são recebidos turistas vindos de todo o Brasil. O prato típico do local é o tambaqui assado,e custa em média R$ 50.




O artesanato é outro destaque do Tepequém. A pedra sabão, comum pela região se transforma em peças que retratam a cultura indígena.
Tepequém na língua macuxi significa terra do deus do fogo. Uma lenda local conta que um vulcão jorrava lava e destruía a produção agrícola dos indígenas da região. Para resolver o problema, os líderes da tribo ofereceram três jovens em sacrifício. Elas choraram tanto que as lágrimas viraram diamantes.

O sacrifício deu certo. O vulcão acalmou e transformou-se na serra. Tudo não passa de uma lenda. Só que a existência de diamantes na região foi bem real. Milhares de garimpeiros ocupavam a serra nas décadas de 70 e 80.

“Muito diamante mesmo, aí foram surgindo máquinas e mais máquinas”, conta Virgílio Rocha, ex-garimpeiro.

Hoje, apenas alguns garimpeiros trabalham ainda na lavra manual.A cachoeira do funil ficou com essa forma depois de várias explosões de dinamites.

Na cachoeira do barata os caminhos difíceis são recompensados pelo belo visual. O estado mais ao Norte do país começa a ser conhecido agora, mas atrai cada vez mais gente interessada no ecoturismo.



FONTE DAS IMAGENS: Reprodução TV Roraima

Nenhum comentário: