quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

CURSO ENSINA ESCALADA EM ÁRVORES NA AMAZÔNIA

13/01/2010 - 12h01
Por Karina Miotto*
Uma parceria entre as organizações norte-americanas Tree Climbers International (TCI) e Tree Climbing Northwest e a brasileira Naturalia Amazon Expeditions, com sede em Manaus (AM), acaba de promover três cursos de escalada em árvores em Presidente Figueiredo (AM) no Naturalia Amazon Ecolodge, um hotel localizado dentro de uma grande área verde de 270 hectares. É a primeira vez que uma parceria como esta acontece no Brasil. Os objetivos são promover o uso de uma técnica segura e eficiente de escalada em árvores para fins científicos e de lazer, além de criar alternativas ecoturísticas para a região.

Tree climbing - que em português significa “escalada em árvore” -, é uma atividade nova no país, mas que já faz sucesso na Europa, nos Estados Unidos e no Japão. A técnica de escalada desenvolvida pela TCI (instituição internacional pioneira em escaladas recreativas) é extremamente recomendada para quem quer chegar ao topo das árvores causando o mínimo de impacto ambiental e com total segurança - em mais de 20 anos de atividade, nunca houve registro de acidente.

As aulas duram de três dias a uma semana, custam de 850 a 1700 dólares com direito a hospedagem no Naturalia Amazon Ecolodge, são ministradas em inglês e voltadas a pesquisadores e turistas. Quem tem dado cursos pela TCI no Brasil é o instrutor Tim Kovar. Em 16 anos de profissão, ele já ensinou mais de cinco mil pessoas.

O que difere cursos de escaladas em árvores já existentes no país do que é ensinado por Kovar é que os alunos aprenderão as técnicas diretamente de um instrutor oficial da TCI – uma associação internacionalmente reconhecida entre escaladores de todo o mundo.

No curso básico, são ensinados dois métodos diferentes: o chamado Doubled Rope Technique (DRT) que, em português, pode ser traduzido como “técnica de corda dupla”, normalmente utilizado por quem prefere escalar árvores de pequeno a médio porte (de 4 a 5 metros e de 5 a 8, respectivamente). E o Single Rope Technique (SRT), ou “técnica de corda única”, desenvolvido para escalar árvores mais altas.

No avançado, depois de passar pelo básico, os alunos aprendem a se movimentar melhor pelos galhos para amarrar “tree boats”, espécie de “rede” que permite deitar e até dormir nas árvores com conforto e segurança. No terceiro, são preparados para ensinar escalada a outras pessoas – para ser aceito nesta aula, é preciso cumprir uma série de pré-requisitos. Afinal, praticar tree climbing é muito bom e não é um bicho de sete cabeças, mas requer prática e habilidade, ainda mais se a intenção for ensinar a técnica a outras pessoas.

Mais informações:
Tree Climbers International (http://www.treeclimbing.com/)
Naturalia Amazon Expeditions (http://www.tropicaltreeclimbing.com)

* Karina Miotto é jornalista ambiental, palestrante sobre a Amazônia e autora do blog Eco-Repórter-Eco (http://www.ecoreportereco.blogspot.com)

FONTE: http://envolverde.ig.com.br

Nenhum comentário: