domingo, 10 de janeiro de 2010

CURSO ENSINA TÉCNICAS DE ESCALADA AOS COLETORES DE SEMENTES

Escrito por Fernanda Carreira
Ter, 01 de Dezembro de 2009 18:58


O objetivo do curso é contribuir com o trabalho das famílias associadas, garantindo sua segurança

Com o objetivo de potencializar o trabalho dos agricultores familiares, cadastrados no Projeto Sementes do Trabalho e aperfeiçoar as técnicas de coleta de sementes, o IBFLORESTAS juntamente com o biólogo Alexandre Coletto da Silva, realizará nos dias 12 e 13 de dezembro, em Uberlândia, o curso de escalada para os coletores de sementes nativas da Mata Atlântica.
Alexandre Coletto é um dos poucos instrutores do Brasil que utiliza a técnica de ascensão vertical ao dossel para a coleta de sementes na copa das árvores. Segundo o biólogo, na região Norte do País, há um maior número de praticantes seja por hobbie ou pesquisa. "Eu gostaria que este curso e as atividades que desenvolvo aumentassem o número de adeptos da escalada em árvore", diz.
De acordo com o biólogo, as técnicas de ascensão vertical que serão ministradas no curso, além de facilitar a colheita de sementes, abrem inúmeras possibilidades de prestação de serviços, na área ambiental, para os agricultores. Os serviços prestados por esses profissionais incluem o resgate de fauna, coleta de sementes ou material botânico fértil, estudos de comportamento, monitoramento de ninhos de animais, estudo e monitoramento da artropodofauna associada a espécies arbóreas, etc.
O instrutor explica que o curso irá contribuir muito para uma nova visão dos coletores que não mais ficarão restritos as coletas de solo. “Agora, eles poderão ter acesso a lugares em que só poderiam realizar seu trabalho com auxílio de instrumentos como o podão botânico, uma haste de alumínio com uma guilhotina na extremidade, que é manuseada do solo por meio de uma pequena corda pelo coletor”, detalha Coletto.
Para o biólogo, atualmente há uma demanda crescente por profissionais ligados a área ambiental capacitados para desempenhar trabalhos relacionados à copa das árvores. Com esse curso, a coleta se torna mais segura, pois, além dos equipamentos serem derivados da escalada em cavernas, eles possuem padrões de certificação que seguem normas rigorosas, tudo isso com o objetivo de garantir aos trabalhadores que estarão na copa das árvores, a máxima segurança com risco controlado.
Se você tem interesse em ser mais um parceiro do IBFLORESTAS, sendo um financiador do Projeto Sementes do Trabalho ou doando produtos, entre em contato conosco. Caso, você queira ser um associado do programa ou um produtor de mudas, cadastre-se aqui.

Termos mais procurados: mudas nativas; sementes nativas; parcerias socioambientais; Projeto Sementes do Trabalho; mudas da Mata Atlântica

FONTE: http://www.ibflorestas.org.br/pt/ultimas-noticias/25-noticias/215-curso-ensina-tecnicas-de-escalada-aos-coletores-de-sementes.html

NOTA DO BLOG: Apesar dessa matéria ter sido publicada no ano passado achei importante postar no blog para que outras associações e/ou instituições conheçam um pouco mais sobre o Projeto Sementes do Trabalho e sigam o exemplo no sentido da profissionalização e capacitação de seus coletores. Caso você faça parte de alguma associação ou instituição que presta serviços na área ambiental e queira maiores informações sobre cursos de escalada em árvores entre em contato por meio do telefone ou e-mail disponíveis nesse blog. Um Feliz Ano Novo a todos,

Alexandre Coletto da Silva

Nenhum comentário: